Crónica sobre os vencedores da Eurovisão: “Making Your Mind Up” de Bucks Fizz.
O festival de 1981: Uma viagem no tempo…
A vigésima sexta edição do Festival Eurovisão da Canção realizou-se a 4 de Abril de 1981 no Pavilhão Simmonscourt em Dublin após a vitória da Irlanda no ano anterior com a canção “What’s Another Year”, interpretada por Johnny Logan.
Apresentada por Doirean Ní Bhriain, esta edição do festival ficou assinalada por vários regressos de artistas já conhecidos de edições anteriores, fazendo deste um festival marcado pela repetição constante de artistas dos mesmos países, como o caso de Peter, Sue and Marc que participaram pela quarta vez no concurso e ainda assim conseguiram um fantástico quarto lugar o que tornou a banda num verdadeiro ícone eurovisivo.
Para além de Peter, Sue and Marc também regressaram artistas como Marty Brem (Austria); Tommy Seebach (Dinamarca); Björn Skifs (Suécia) e Sheeba (Membro da banda Maxi, da Irlanda).
A novidade desta edição foi claramente atribuída à entrada no Chipre no festival, com uma prestação bem sucedida que terminou no sexto lugar.
Nesta edição registaram-se duas desistências e dois regressos, desistências por parte da Itália e de Marrocos, que após a primeira (e única prestação) decide não voltar a participar no concurso. Os regressos foram por parte da Jugoslávia, que não participava há cinco anos e de Israel, que decidiu não participar em 1980 após ter ganho o festival dois anos seguidos.
A edição de 1981 foi também uma das mais cómicas da década de 80 devido aos vários incidentes não propositados.
O primeiro momento foi protagonizado por um dos jurados do concurso, que atribuiu as pontuações dos países aleatoriamente, não seguindo a ordem da pontuação normal. Após a votação o contador dos votos teve que solicitar ao jurado para atribuir a pontuação ordenadamente.
O segundo momento ocorreu durante a votação da Jugoslávia onde após o porta-voz ter sido contactado, afirmou não ter os votos para dar, causando o riso na plateia do recinto.
E por último, um momento que também causou o riso na plateia, onde após o Luxemburgo ter atribuído 10 pontos à Irlanda, país anfitrião, este subiu 310 pontos no quadro, (bastante conveniente para o país) contudo o erro foi corrigido momentos após a falha no quadro de pontuações.
Nesta edição a medalha de bronze foi para a França, com a canção “Humanahum” interpretada por Jean Gabilou. A medalha de prata foi para a Alemanha com a canção “Johnny Blue” interpretada por Lena Valaitis. O grande vencedor foi o Reino Unido com a canção “Making Your Mind Up” da banda Bucks Fizz com 136 pontos, apenas quatro pontos de diferença da canção Alemã – Um record histórico.
Os Buck Fizz são uma banda dentro do género pop e dança dos anos 80. A banda foi criada propositadamente para o concurso, assim como um inúmero leque de bandas que participaram no Festival Eurovisão da Canção.
Seguem o “modelo ABBA” – compostos por dos homens e duas mulheres: Bobby G, Cheryl Baker, Mike Nolan e Jay Aston.
Após o sucesso no festival, com 15 milhões de vendas em todo o mundo decidiram continuar e estão activos até aos dias de hoje após várias mudanças na formação do grupo.
No fim de 1980 decidem unir-se e compor uma música para a eliminatória nacional que tem como objectivo escolher o representante do Reino Unido para o Festival Eurovisão da Canção, o “A Song for Europe”. Após a vitória na eliminatória ganharam também o Festival Eurovisão da Canção, com uma performance inovadora e animada bem ao estilo eurovisivo.
Após a participação no festival lançaram um álbum que obteve grande sucesso em todo o mundo, e liderando os tops do Reino Unido.
O grande foco de popularidade da banda ocorreu entre 1981 e 1984, onde a banda teve oportunidade de lançar quatro álbuns que se popularizaram pelo Reino Unido e por vários países e nível mundial.
O declínio da banda inicia-se após um acidente rodoviário com o autocarro onde seguiam os membros da banda, ferindo gravemente Mike Nolan. Em 1985 Jay Aston sai da banda e é substituído por Shelley Preston.
Desde então as saídas e entradas de membros são constantes, levando à decadência total do grupo que fez sucesso durante vários anos.
Em 2007 aconteceu a inesperada reconciliação dos membros iniciais da banda, após uma luta judicial sobre os direitos de utilização do nome da banda. A banda reuniu-se numa acção de caridade para a instituição Comic Relief.
“Making Your Mind Up” dentro e fora do palco da Eurovisão…
Quem viveu nos anos 80 com certeza que se lembra desta memorável performance, que contagiou toda a plateia do festival e conquistou os jurados do concurso.
A performance de “Making Your Mind Up” revelou-se animada e divertida, bem dentro do género pop que a melodia confere.
Os membros dos Bucks Fizz apresentaram-se em palco com roupas simples, ao estilo dos anos 80. Protagonizaram um dos momentos que viria a ser dos mais populares no Festival Eurovisão da Canção – A meio da performance as saias das cantoras da banda foram arrancadas ficando apenas com um vestido extremamente curto. Esta acção causou bastante impacto, assim como a performance no geral, cheia de dança e movimentos ritmados.
Em contraste com a dança e exuberância da performance está a letra da música, que se revela simples e repetitiva. Ainda assim “Making Your Mind Up” foi considerada um ideal eurovisivo devido à sua melodia atraente e contagiante.
Na performance ao vivo, as vozes complementam-se, ainda que nenhuma delas seja espectacular.
No festival foi a 14ª canção a ser interpretada, anteriormente à canção portuguesa “Playback” de Carlos Paião.
“Making Your Mind Up” insere-se dentro do género de música pop e de dança dos anos 80, composta por John Danter e com letra de Andy Hill.
Em bom português a canção chamar-se-ia “Decide-te” e apelaria a alguém para se decidir em tornar uma relação num assunto sério.
Com uma letra tipicamente adolescente, talvez tenha sido a chave de ouro para o sucesso do single, que saiu no dia 12 de Março de 1981 e chegou à primeira posição dos tops no Reino Unido e também em vários países como a Irlanda, a Áustria, a Holanda e a Espanha.
P.S. - Não se esqueça de continuar a votar na melhor canção vencedora de sempre.
Crónica redigida por Patrícia Gargaté
29/08/2011
29/08/2011
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.