Novidades

latest

Biografias: ERIC SAADE



Eric Khaled Saade é um cantor e apresentador de televisão que nasceu a 29 de Outubro de 1990 em Kattarp, na Suécia. Filho de pai libanês e de mãe sueca, desde muito novo revelou talento artístico, tendo-se destacado publicamente com 13 anos de idade, época em que começou a escrever músicas.

Atingiu, no entanto, notoriedade após ter vencido um programa de talentos "Joker" (actualmente chamado "Popkorn"). Foi membro da boysband "What's Up" muito popular junto das frenéticas adolescentes suecas, mas em 2009 abandonou a banda e dedicou-se à sua carreira a solo. 

Lançou ainda em 2009 o seu primeiro single, "Sleepless", que estoirou nos “charts” suecos, atingindo a 44ª posição. Participou no Melodifestivalen (selecção nacional sueca para o ESC) de 2010 com uma performance explosiva e carismática carregada de truques cativantes, uma marca aliás que gosta de imprimir nas suas actuações. "Manboy", a música com que concorreu, atingiu a terceiro lugar. Contudo, tornou-se rapidamente no “sucesso da altura” conquistando o primeiro lugar das paradas suecas durante várias semanas. 

"Manboy" abriu-lhe as portas do seu sonho, tendo conseguido gravar o seu primeiro álbum a solo intitulado de "Masquerade" com vários produtores e compositores conhecidos como Frederick Kempe, Bostrom Pedro, Kronlund Alexander, Stassos Dimitri, Ginni e Malmberg Anton Duro af Segerstad. Este álbum conta com sucessos como "Break Of Dawn" e "Masquerede". 

Durante o verão de 2009 foi apresentador do programa “My Camp Rock” (adaptação sueca do filme musical “Camp Rock”) do canal “Disney” fazendo entrevistas a personalidades famosas como Zac Efron, Vanessa Hudgens e Jonas Brothers. 

Participou duas vezes no Melodifestivalen (2010 e 2011) mas só na segunda, conseguiu o triunfo de representar a Suécia no ESC. Foi membro e porta-voz do júri sueco no ESC de 2010 agitando as massas e deixando as fãs ao rubro, causando mesmo, comentários lascivos na rede social Twitter. 

Eric Saade competiu na terceira semi-final em Cloetta Center, Linköping, no Melodifestivalen de 2011. A sua música, "Popular", escrita por Fredrik Kempe e composta por Peter Boström, foi a mais votada da sua semi-final. Na final sueca que decorreu em 12 Março de 2011, classificou-se em primeiro lugar, tendo arrecadado a pontuação máxima da maior parte dos júris. 

Desde logo, surgiu como um dos grandes favoritos à vitória, não só pelo seu encanto, mas também, pelo seu talento e particularidade das suas performances. A força de "Popular" não esteve na voz de Eric Saade, mas na sua coreografia e no espectáculo surpresa absolutamente aprazível com que nos presenteou. Esteve na segunda posição até se conhecerem os pontos do último país a votar, a Letónia, que atribuiu 12 pontos à Itália, fazendo com que conseguisse apenas um honroso terceiro lugar com 177 pontos, convertendo-se na melhor participação do seu país desde 1999. 

Apesar ainda da sua curta carreira, já foi nomeado e galardoado com numerosos prémios entre os quais se destacam: Scandipop Awards (2010) - "Brightest New Hope"; Marcel Bezençon Awards (2010) - "Artistic Award"; Scandipop Awards (2011) - "Best Male"; Scandipop Awards (2011) - "Best album from a New Artist"; Marcel Bezençon Awards (2011) - "Press Award"; ESC Radio Awards (2011) - "Best Male Artist" e ESC Radio Awards (2011) - "Best Song" com Popular.

Após a sua participação no ESC, Eric lançou o seu segundo álbum - "Saade Vol.1". Neste momento encontra-se na sua tournée, mas já está a trabalhar para o seu próximo álbum, intitulado "Saade Vol.2.", previsto para Novembro. Mesmo assim, lançou recentemente o seu novo single "Hearts In The Air", que tem estado a vender muito, principalmente na Suécia onde já alcançou o 2# nos charts.

A par de tudo isto, a sua ousadia e rebeldia tem feito correr rios de tinta na imprensa nacional e internacional, os casos mediáticos com Danny Saucedo e Alexey Vorobyov são exemplo disso mesmo. 

Alexey Vorobyov (representante russo no ESC de 2011) confrontou a Suécia com a coreografia de “Popular” afirmando “os suecos não podiam ter criado a sua própria coreografia? É uma imitação barata de algo que já fiz". Eric Saade respondeu prontamente numa entrevista ao jornal sueco Aftonbladet “vou derrotá-lo, diz que sou um imitador, quero vê-lo dançar ao meu lado, veremos quem ganha". Durante o certame as Delegações Sueca e Russa viveram num clima de “guerra fria” com provocações simultâneas que geraram grandes especulações.


O caso de Danny Saucedo é mais engraçado e peculiar. Este cantor sueco era a par de Eric Saade um dos grandes favoritos a vencer o Melodifestivalen de 2011, tendo-se classificado em segundo lugar. Eric e Danny são amigos de longa data, e fazendo jus aos rumores que já circulavam nos média suecos que Eric e Danny seriam gays, deram um beijo na boca, aquando da vitória nacional de Eric Saade. A verdade é que Eric Saade tem uma namorada, a também cantora Molly Sandén, que representou, em 2006, a Suécia, no Junior Eurovision Song Contest. 

Crónica redigida por Francisco Gonçalves, 13/08/2011
( Hide )
  1. Está partilhadíssimo no nosso blog...simplesmente fantástica, PARABÉNS! :D http://portugalovericsaade.blogspot.com/2011/08/cronica-sobre-o-eric.html

    ResponderEliminar
  2. Partilhado com os devidos créditos! (:
    http://ericsaadefasportugal.blogspot.com/2011/08/artistas-com-sucesso-eric-saade.html

    Obrigado por se terem lembrado do nosso Eric! :D :D

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved