Novidades

latest

Os vencedores da Eurovisão: "Een beetje" de Teddy Scholten (1959)

 ”Um pequeno pedaço” de Teddy Scholten


        
O Festival da Eurovisão de 1959 realizou-se em França, no dia 11 de Março, na bela cidade de Cannes. Esta cidade francesa, banhada pelo Mar Mediterrâneo, é muito conhecida a nível Mundial, devido ao facto de lá se realizar, anualmente, o grandioso Festival de Cannes, que contempla a entrega de prémios, a todo o Mundo do cinema. Algumas das curiosidades deste festival de 1959 prende-se na música vencedora, "Een beetje" (Um pequeno pedaço). É uma música escrita por Willy van Hemert, o mesmo letrista da canção vencedora de 1957. Outra particularidade, neste evento, foi a estreia do estado do Mónaco na Eurovisão. Este pequeno estado, que é conhecido pela excelente zona turistica que contém, estreou-se com a cantora Jacques Pils, ficando em décimo primeiro na classificação final. Em 1959, a vencedora foi Teddy Scholten, representando a Holanda, com o tema "Een beetje" (Um pequeno pedaço), composta por Dick Schallies e letra de Willy van Hemert, como já tinha referido.


 


Descrição da Intérprete:
        
Teddy Scholten é uma cantora holandesa, nasceu na cidade de Rijswijk, no sul da Holanda. Esta intérprete veio ao Mundo no dia 11 de Maio, de 1926 (Já faleceu no dia 8 de Abril de 2010). Existe uma particularidade nesta cantora: grande parte dos seus álbuns continham músicas para as crianças, desse modo foi muito recordada pelos jovens, na década de 60, particularmente. Teddy também participou em vários programas de TV e esteve inserida em vários filmes holandeses.



Música: 
       
"Een beetje" (Um pequeno pedaço) é o nome da música vencedora de 1959. Esta doce melodia foi feita pelo compositor Dick Schallies, que foi muito conhecido na sua terra natal pelas participações em séries televisivas. Já o escritor da letra foi Willy van Hemert, este famoso letrista holandês já venceu duas vezes a Eurovisão (já que em 1957 tinha vencido o evento com “Net als toen”, interpretado pela sua filha Corry Brokken). Esta música tem também uma novidade em relação aos anos anteriores, a melodia é feita, direccionada, mais para o homem. Ao contrário dos três primeiros anos, onde a mulher era a evidência... Certos excertos da música falam da lealdade e das juras de amor, que são feitas ao seu amor. Só para dar alguns exemplos: “Às vezes esqueceS rapidamente a tua jura de amor”, “eu estou feliz, porque o meu coração não está fechado, e tu nunca sabes o que eu tenho no interior”.




Apresentação: 


A cantora apresenta-se com um lindo vestido rodado, que lhe assenta na perfeição. Teddy aparece numa plataforma rotativa, que tem como plano de fundo, a imagem mítica do moinho holandês. Bem acompanhada pela orquestra, Teddy, sempre com um sorriso cativante e com uma actuação muito simples (adoro músicas cantadas com descontração, parecendo que estão a cantar somente para si) levando o som da sua voz, ao ouvido de todos. Com um timbre bastante delicado, deve ter ajudado e muito à sua vitória nesse ano.
 


 
Escrito por Vítor Dias, 13/06/2011


P.S.: Esta iniciativa tem como intuito clarificar a ideia dos fãs de qual a melhor canção vencedora do ESC. Pode ler os artigos semanais e votar na nossa sondagem!
( Hide )
  1. A 2ª vitória da Holanda!!!quanto a mim esta canção é inferior à de 1957,neste ano haviam canções com mais potencial para conquistar a vitória e lembro-me por exemplo da França e da Itália,que se veio a tornar num hit!!!
    Não tenho muito a dizer sobre este canção...banal,simpática e penso que a interprete ajudou muito à vitória...a Holanda no seu auge!!!

    ResponderEliminar
  2. A cantora Teddy mostrou carisma, muitos cantores no Eurovisão, não o mostram.
    Muito boa a crónica, parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Nos tempos antigos, existiram várias musicas com qualidade, mas lá está, nem sempre ganham as melhores... como costumo dizer, é mais do mesmo, obrigado pelos comentários, Daniel e Hélder...

    ResponderEliminar
  4. Francisco Gonçalves17 de junho de 2011 às 11:39

    Muito boa, a crónica, gostei bastante. Parabéns Vítor!

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved