Novidades

latest

Os vencedores da Eurovisão: “Dors, Mon Amour” de André Claveau (1958)


”Dorme,  Meu Amor” por André Claveau...


   
Em 1958, ocorreu a terceira edição do Eurovision Song Contest. O país que acolheu este espectáculo foi a Holanda (também conhecida como Países Baixos), mais precisamente na cidade de Hilversum, a 12 de Março. A Holanda acolheu este evento, nesta bela cidade de Hilversum que é rodeada de lagos, pântanos e florestas. Uma bela paisagem e um sítio perfeito para um espectáculo daquela dimensão. Este festival contou com a estreia a concurso da Suécia que, até aos dias de hoje, tem sido um dos países mais bem conseguidos em termos de classificações. O país vencedor do ESC de 1958 foi a França, representado por André Claveau, com o tema “Dors, Mon Amour” (Dorme, Meu Amor”).



 
Descrição do intérprete:

      
André Claveau, nasceu em Paris, a 17 de Dezembro de 1911 (Já faleceu a 14 de Julho de 2003). André foi muito conhecido no seu país, sobretudo nas décadas 50 e 60. Este músico e actor participou em diversos filmes, dois deles como cantor - “Lacombe Lucien” e “Les héros son fatigués”. Também participou em algumas séries de televisão, no seu país natal, a França.



Música:

     
A música que venceu o Eurovision Song Contest de 1958 foi “Dors, Mon Amour” (Dorme, Meu  Amor”). Esta melodia foi composta por Pierre Delanoe (Falecido a 17 Dezembro de 2006) e escrita por Hubert Giraud. Pierre Delanoe foi um conhecidíssimo compositor francês que, no seu palmarés, apresenta uma lista infindável de músicas, algumas delas escritas e compostas para artistas de renome na França e mundialmente como Édith Piaf, Michel Sardou, Nicole Rieu e Charles Aznavour, só para citar alguns exemplos. Hubert Giraud, nasceu em 1920. A sua carreira teve muitas peripécias. Viajou pelo Mundo, tocando harmónica (era um mestre nesse instrumento) e também tocou guitarra numa famosa banda, Ventura Big Band, na américa latina. Participou em séries de comédia, entre muitos outros projectos. A letra da música fala dum amor perfeito, carinho mútuo, sedução e afeição. Uma letra muito simples, sobre um prisma de sentimento, que já não existe nos dias de hoje. 



Apresentação:

        
O intérprete apresenta-se com um ar sedutor, imprimindo muito bem a letra e a música em questão ao público, o que poucos artistas conseguem fazer. “Dors, Mon Amour” (Dorme, Meu  Amor”), é cantada de forma perfeita e duma maneira bastante interactiva para com quem está a assistir. Sozinho, com uma pose de charmoso, está muito bem alinhado com a orquestra. Para compor o espectáculo, o cantor utiliza um fato, camisa e um tramelo ao pescoço, ficando com um ar de puro sedutor.



André Claveau – “Dors, Mon Amour” – Final Eurovision Song Contest em Hilversum:
( Hide )
  1. na minha opinião esta foi pra mim uma das piores musicas que ganhou a eurovisao, nesse ano achei a Itália e a Suécia muito melhores mas sim a actuação do cantor foi unica

    ResponderEliminar
  2. Daniel:
    Os anos de ouro do Eurofestival,onde artistas consagrados pisavam o palco da Eurovisão,esta canção por acaso não foi de todo a minha preferida,mas tinha a chancela de ser Francesa!!!
    Espero ansiosamente pelos anos seguintes,pois têm vencedores realmente misticos!!!

    ResponderEliminar
  3. Daniel:
    Os anos de ouro do Eurofestival,onde artistas consagrados pisavam o palco da Eurovisão,esta canção por acaso não foi de todo a minha preferida,mas tinha a chancela de ser Francesa!!!
    Espero ansiosamente pelo pelos anos seguintes,pois têm vencedores realmente misticos!!!

    ResponderEliminar
  4. Eu também concordo com o anónimo, mas a vida do eurovisão, é assim, muitas das vezes ganham músicas, que não merecem, ou não têm grande qualidade.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelos coments, para mim, sem duvida que existem musicas com maior qualidade que esta, mas eu tenho de fazer crónicas sobre todos os vencedores e apesar de tudo, estas músicas têm a sua qualidade, conforme o tempo e a altura em que são vistas.

    Penso que uma música destas, com outro tipo de arranjos e com algumas modificações, até poderia fazer um figurão no ESC. Nunca se sabe o que esperar, nestes festivais, tudo pode acontecer, e todos os anos temos musicas boas, mal classificadas e musicas sem qualidade, nos primeiros lugares, acontece.

    Um bem haja a todos e voem nas asas da melodia!!!

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved