Novidades

latest

[Crónica] Portugal na Eurovisão: "O Vento Mudou" de Eduardo Nascimento (1967)


Mais um ano, mais um Festival Eurovisão da Canção. O evento realizou-se a 8 de Abril de 1967 em Viena, Áustria. Esta edição ficou marcada pela retirada da Dinamarca do Festival, caindo assim, para 17 o número total de participantes.

O Festival RTP da Canção foi ganho por Eduardo Nascimento, que cantou "O Vento Mudou" (letra de João Magalhães Pereira e música de Nuno Nazareth Fernandes), conseguindo assim o direito de representar o país em Viena. Também se tornou o primeiro cantor negro a pisar os palcos da Eurovisão.

Eduardo levou o típico fato que se utilizava na altura. Portugal continuou a repetir à fórmula dos anos anteriores, levando uma letra que, mais uma vez, fala de amor. É de notar que nas participações que teve, nós levamos letras cujo tema principal foi sempre o mesmo, tornando-se assim coisas repetitivas e sem inovação. Novamente (assim como em 1964), é um homem que se dirige à mulher e conta a sua vida. Esta mulher desapareceu, deixando no ar a promessa de que voltaria “se o vento mudar”. A partir daqui, o cantor suplica às nuvens e ao vento que a encontrem e que a traguem de volta para si. Tal não acontece, pedindo então, às nuvens que cubram a dor dele, já que vai morrer sem a voltar a ter ela em seus braços. A música, no que toca ao instrumental, sofreu alguma evolução em relação aos anos anteriores, tornando-se mais animada que as suas antecessoras. Neste ano, Portugal levou um cantor competente que interpretou a canção na perfeição. A voz rouca e quente do cantor, soa muito bem ao ouvido de quem a escuta.

Neste ano, Portugal qualificou-se em 12º lugar com 3 pontos, sendo também o melhor resultado alcançado pelo nosso país nas suas 4 participações. A vitória da 12ª edição do Festival Eurovisão da Canção pertenceu ao Reino Unido, que levou até à capital austríaca a canção “Puppet on a String”, interpretada por Sandie Shaw, conseguindo um total de 47 pontos (25 pontos a mais que a segunda classificada – Irlanda). Esta foi a 1ª vez que o Reino Unido levou o troféu para terras de Sua Majestade. 

            Por Armando Sousa 04/05/2011

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved