Novidades

latest

ESC 2011: opinião sobre o quarto dia de ensaios


Neste 4º dia de ensaios passaram pelo palco 10 países. Houve alguns países que se destacaram e outros que ficaram àquem das expectativas. Não posso passar ao lado do ensaio de Israel, pelo simples facto da sua represente já ter ganho a Eurovisão em 1998.

O primeiro país a pisar o palco foi a Bulgária pela voz de Poli Genova. Gostei do facto deste país cantar na sua língua materna. O inicio da sua actuação foi muito serena, gostei particularmente do cenário de fundo e da posição da banda em palco. Do ponto de vista do espectador, a Poli, a certo ponto, parecia andar perdida e a vaguear em palco. Mas claro, expectamos apenas um ângulo da câmara, o que não será certamente como actuação final. Não se revela grande originalidade quando esta tira alguma da roupa, pois isto já é muito visto...

De seguida, subiu ao palco Dana Internacional, representante de Israel e vencedora do Eurofestival em 1998 . A primeira impressão é que o ensaio não me impressionou nada. O cenário está um pouco morto... A acompanhar a cantora, existe o coro de 5 raparigas, muito parecido com o de 1998. Será uma estratégia para voltar a vencer o festival? Não sei… o que posso dizer é que o ensaio não trouxe nada de novo. Espero que ela nos venha a surpreender na actuação final como o tema “Ding Dong”.

No meio de um cenário misterioso, surge a cantora Maja Keuc, representante da Eslovénia. A sua entrada dava a entender que esta nos trazia um balada melancólica, muito por culpa do piano e da pouca luz.. Mas algum segundos depois, vemos que tudo se transforma. Surge ritmo, coro, o cenário escura ilumina-se, coreografia e força da música . A cantora interpreta com a sua voz poderosa “No One”.

A Roménia seguiu com Hotel FM com o tema “Change”. A alegria tomou conta do palco. O cenário escolhido acompanha bem a música e o guarda roupa é simples e informal. A coreografia não é inovadora e a presença de um piano e de uma bateria é já ícone muito visto no Eurofestival.

O ensaio que se seguiu foi o da Macedónia e com o seu representante Vlatko Ilievsk, que canta o tema ”Rusinka”. O que sai mais vista neste ensaio é o cenário que se destaca de todos os outros países. A coreografia está bem conseguida, no qual se imita lutadores de karaté e uma possível dança folclórica. É uma música animada do principio ao fim. Um grande ponto positivo é a ligação dos elementos em palco com o cantor.

No quinto ensaio vemos a Getter Jaani a interpretar “Rockefeller Street”  (Estónia). A primeira impressão positiva é que o cenário está impressionante e original, cheio de movimento e de cores, muito urbanos, no qual se mostra a fachada dos arranha-céus. Também aparece um céu estrelado onde aparece a cantora radiante. Os bailarinos também  complementam. O guarda roupa tem tendências indies, de alta costura. A Estónia venceu o eurofestival em 2001 e este ano está com muita garra!

“I love Belarus” foi a musica interpretada por Anastasia Vinnikova, representante da Bielorrússia. A música começou com uma a explosão de fogo e uma coreografia de mãos e de braços, estendendo-se assim durante quase toda a actuação. É uma musica completamente patriota, tendo em conta a letra da mesma. Quanto ao cenário e guarda roupa, não se verifica nenhuma coerência com o patriotismo da canção. Torna-se até irónico o facto de eles cantarem em inglês e não na língua materna, tendo em conta o nome da musica.

Letónia foi o país que se seguiu, com o grupo Musiqq que interpretou a musica “Angel in Disguise”. Quanto ao ensaio, deixou muito desejar. Um cenário muito comum e um guarda roupa um pouco dessincronizado uns com os outros. Desde o inicio ao final da música não houve grandes nuanças que se destacassem.

A banda A Friend in London, representante da Dinamarca, interpretou o tema “New Tomorrow”. Não a considero uma música muito festivaleira, é morta com pouca luz e cor. O guarda roupa muito simples, todos vestidos de preto, talvez um pouco ao estilo da música. Um ensaio muito profissional, mas também muito morno, sem originalidade alguma.

E para finalizar os ensaios, a Irlanda apresentou a sua música intitulada "Lipstick”, interpretada pelo grupo Jedward. O grupo foi muito alegre em palco com uma coreografia interessante, o cenário tem muito haver com toda a envolvência da música. O guarda-roupa foi muito simples, mas de certa forma adequado aos movimentos em palco. Os dois cantores pareceram mais afinados, se compararmos com a final irlandesa. A Irlanda é o pais que mais vezes venceu o Eurofestival, sete vitórias.

Para terminar, gostaria de destacar os ensaios que mais me convenceram: o da Estónia e o da Eslovénia. As cantoras provaram que não é preciso só ter garra e vontade, é preciso também originalidade!

            Escrito por Vasco Lima, 04/05/2011
( Hide )
  1. A Estónia parece-me uma candidata forte, gosto do estilo dinâmico da coreografia, apesar da música não ser extraordinária... :)

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved