Novidades

latest

ESC 2011: opinião sobre o segundo dia de ensai

           

Ao contrário do primeiro dia de ensaios, este segundo desiludiu-me muito. Em performance, a minha fasquia estava bastante para alguns países… Mas não há nada a fazer, vê-se o horrível trabalho que os artistas tiveram, antes de se dirigirem a Dusseldorf.

O dia começou com Malta, no qual o cantor é Glen Vella, que canta “One Life”. Nunca dei nada por esta música, não esperava grande coisa desta actuação, apenas o exagero do cantor. O cenário está o mais simples possível com a interligação de cores, a coreografia e toda a encenação estava muito ao estilo da actuação da final maltesa, algo que eu acho ridículo. Primeiro tem de ser fazer a comparação entre uma coisa e outra, pois o festival nacional não é a mesma coisa que uma EUROVISÃO (nem pensem que estou a desvalorizar o festival de cada país, nada disso…). A voz do cantor continua irritante, por isso não me agrada nada, mesmo que admita que problemas de afinação é que o Glen Vella não tem. Acredito que, até dia 10 de Maio, os ensaios vão melhorar… O cantor precisa de entrar na coreografia, como na final maltesa. Neste momento só o vejo aos saltinhos, feito doido. Não passa à final.

Seguiu-se São Marino, outro país que não dou nada este ano (aliás nunca dei)… Tal como a Malta, Senit, com a sua música “Stand By”, não me deixou boquiaberto. O ensaio foi profissional, mas não me cativou… O cenário está completamente lindo, adoro o pormenor do fumo no palco. Senit é uma das melhores artistas ao vivo, este ano, muito segura e afinada. Banda composta, além da cantora, por dois guitarristas e três vozes de apoio. Nada a apontar à banda, apenas profissional… Não vejo melhorias até o dia 10 de Maio, a actuação deverá ficar intacta. Não passa à final.

Aprecio a vontade da Croácia chegar mais longe este ano… Mas este ensaio não correu lá muito bem. Já é publico que eu adoro esta música, “Celebrate, mas este ensaio só comprovou que este país não está a construir a actuação correctamente. Além de tudo, existem alguns erros vocais, por parte de Daria Kinzer e pelas quatros vozes de apoio (muito apoio, a meu ver… Esta actuação precisava de dançarinos). Li que Daria queria desaparecer do palco, mas preferiu ficar pelas mudanças dos vestidos (o vestido cor-de-rosa é completamente horrível), algo já muito visto pelo mundo fora. Mesmo assim números desses resultam sempre com o público. Se isso vai trazer mais votos? Vai sim… Tirando este detalhe, a coreografia é pouco eficaz, horrível… O cenário é um dos melhores que eu já vi, perfeito, enquadra-se completamente na música. A equipa da Croácia devia ter trabalhado melhor na actuação, antes de ir para estes ensaios. Um dos países que vai melhorar muito no segundo ensaio e acredito que consiga uma espectacular performance, apesar de todos estes problemas. Mesmo assim não passa à final!

Islândia, Islândia… Este ano presenteia-nos com o grupo Sjonni's Friend's e a canção “Coming Home”. Não vejo mudanças se compararmos com a final islandesa. Não trazem nenhuns efeitos e fazem um ensaio simpático. O fundo está muito simples, não gosto, deslavado e com uma data de cores… Vocalmente, o grupo é óptimo, sem qualquer problema de afinação! Não há muito mais a dizer sobre isto, tudo muito simples, humilde! Não passa à final, e ainda bem!

Se foi a Hungria que salvou hoje o dia? Foi sim… A minha segunda favorita não me desiludiu. Apesar de ser inoportuno, eu tenho de glorificar o estado físico que a cantora, Kati Wolf, se encontra, depois de ter filhos, está fenomenal! A performance está muito bem conseguida, tal como a equipa constituída por duas vozes de apoio e três dançarinos. Apesar de Kati estar muito parada em palco, o vestido azul dá movimento à performance, algo muito positivo. Atitude de diva em palco! A dança desiludiu-me um pouco, se compararmos à do vídeo oficial. Admito que me senti irritado com alguns comentários no qual desvalorizaram muito a voz de Kati… Ela hoje fez engolir essas pessoas e cantou muito bem (apesar de alguns deslizes, mas nada que não possa ser treinado)! O cenário azul está lindo, o melhor até agora, cheio de LEDS! A melhor até agora! Mesmo assim a actuação deverá sofrer muitas alterações no segundo ensaio, precisa um pouco mais de movimento. Passa, claramente, e votarei nela na semifinal e na final.

Portugal… Eu sinceramente não me vou alongar muito nesta actuação, não quero ferir sensibilidades... Eu já acreditei na passagem à final, mas depois disto? Completamente horrível, um cenário totalmente nojento, com as mesmas roupas que tinham no Festival da Canção 2011 (não devem ter mais, coitados… Podiam seguir o seu estilo de roupa, mas nem apresentáveis vão). Vocalmente estão muito melhores, as raparigas ajudam muito nesse campo. A ideia dos cartazes é ridícula… Na Eurovisão não é com cartazes e papéis que se vai longe, é com originalidade… Os Homens da Luta podiam ter aproveitado esta música para fazer algo de arromba, mas não… É igualzinho ao lema deles: “Ninguém nos tira o último lugar”! Já não tenho mais paciência para isto. Se foi uma desilusão? Não, foi uma COMPLETA desilusão! Não deverá haver mudanças no segundo ensaio e, na minha opinião, não passará à final, e é bem merecido! Apesar deste comentário do ensaio não ter sido um dos melhores, aplaudo os cantores, sempre os adorei, muito originais… Mas parece que na Eurovisão perderam a “magia”.

Amei o ensaio da Lituânia! Um cenário muito ao estilo da Disney, um vestido de noiva bem melhor que o da final da Lituânia. Tudo muito elegante e profissional! A cantora está muito bem vocalmente, eu não vi qualquer deslize, mas até posso estar enganado. Adorei o facto da equipa introduzir aqui a língua gestual, só mostra que a Eurovisão consegue chegar a todos, e não tem apenas um público-alvo. Por tudo isto merecia o meu voto, mas não lhe vou dar. Não me admirava nada que passasse à final, mas ao olhar para as sondagens feitas na internet, não acredito lá muito nisso. Eu também não passava!

Vem o terror do dia… O Azerbaijão ofereceu-nos “Running Scared” de Ell & Nikki. Este país foi o que me desiludiu mais… Para começar já, o cenário está horrível, muito simples para música potencial vencedora. Vocalmente, Nikki é assustadora… Eu até me pergunto se ela é cantora profissional, é que eu até canto melhor que ela! Mas a voz de Ell está perfeita, a única coisa que se aproveita, ao lado das vozes de apoio e das dançarinas. A coreografia é pouco eficaz, nada interessante. Nunca vi o Azerbaijão a fazer uma actuação tão fraca… Eu até estou assustado! Os Homens da Luta, ao lado da equipa do Azerbaijão, davam um “bailinho”! O clima romântico desapareceu, também (só coisas positivas…). No entanto, passa à final. Até acho a música engraçada, mas não a passava, depois de ver isto. Mesmo assim acredito que o segundo ensaio será bem melhor!

A Grécia foi a que salvou o dia (ao lado da Hungria). Para começar, o cenário está completamente lindo, com uma data de colunas gregas e um efeito de um cortinado a abanar. Vocalmente, tal cantor como outro, estão perfeitos, muito intensos, sem quaisquer problemas de afinação. A dança é uma das melhores da primeira semifinal (para mim a melhor é a da Arménia e a da Rússia). Nunca dei nada por esta música, agora dou tudo! Passa à final, algo mesmo muito justo!

Sintetizando, para mim, o melhor ensaio foi o da Hungria e o pior o do Azerbaijão.

            Por Diogo Canudo, 02/05/2011 

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved