Novidades

latest

ESC 2011: opinião sobre o terceiro dia de ensaios


O terceiro dia de ensaios já acabou e, a meu ver, considero que foi o dia mais fraco dos que já aconteceram… Até já estou a sentir saudade das grandes coreografias (como, por exemplo, nos últimos três anos, a da Hadise, a da Soraya, a da Ani Lorak,…). Parece que não, mas essas grandes actuações visuais dão outro ar ao Festival, e é por isso que 2008 é um dos anos preferidos dos fãs. Este ano as actuações estão muito mornas, muito ao estilo de 2010, mesmo assim não existe Safuras, nem Alyoshas e muito menos Heras Bjorks…

A Bósnia&Herzegovina começou o dia de ensaios, com a presença do cantor Dino Merlin e a sua canção “Love In Rewind”. A actuação foi muito parecida ao da final da Bósnia, não trás nada de especial. Mesmo assim louvo os movimentos da mão terem sido atenuados, porque isso tornava a música infantil e ridícula. Vocalmente, Dino e a sua equipa estiveram bem, profissionais (a experiência de artista também ajuda muito…). O cenário vermelho combina particularmente com o tema! Não vejo grandes melhorias, mais outra actuação que nada é original! Admito que a música fica muito melhor ao vivo do que em estúdio! Claro que passa à final, é a Bósnia, acordem!

A Áustria seguiu-se com Nadine Beiler e a sua canção “The Secret Is Love”. Sempre esperei que esta música não tivesse uma performance explosiva em palco; aliás nem a música pede adereços, nem movimentos, nem fogos… Nadine Beiler e as suas cinco vozes de apoio tiveram afinadíssimas, muito profissionais… A cantora, ao permanecer em cima da plataforma, ganhou uma superioridade extraordinária, algo que eu gosto, pois todas as atenções têm de estar viradas para ela. O fundo é muito escuro e simples com tonalidades azuis, nada de especial, muito parecido também ao da final austríaca. Bom ensaio, mas acho que não passa à final, por ser uma das primeiras a actuar.

O dia prosseguiu com a Holanda, que nos oferece o grupo 3JS e a música “Never Alone”. Outra actuação sem qualquer criatividade! Admito que é super aborrecido ver um festival de renome com estas actuações de “terrinha”. Vocalmente estiveram bons, profissionais (era o que se pedia…). Além do grupo, as vozes de apoio estavam perfeitas. O cenário tem tonalidades amarelas e douradas, mas acho horrível, um dos piores deste ano… Mesmo assim gostei do movimento em palco, que os cantores se sobrepuseram… Sempre tive dúvidas acerca da passagem deste país à final, e agora afirmo que não passará à final. Isto até pode soar muito a profissional, mas não é nada chamativo ao voto, e como não vejo muitas alterações no segundo ensaio…

Lá vem uma das piores participações, para mim, deste ano… A Bélgica, depois do estrondoso tema do ano passado, caiu em decadência e ofereceu-nos o grupo coral Witloof Bay e a sua música “With Love Baby”. Acima de tudo, não gostei nada do ensaio, admito que engracei com o facto de eles utilizarem um pouco o palco, mas a coreografia é muito fraca. Se querem coreografias, façam algo com qualidade e apresentem neste grande evento! O cenário é muito simples com tonalidades azuis. Já vi que este ano é tudo para o pobrezinho, humildezinho... Vocalmente, como havia de se esperar, foram perfeitos, afinal são um grupo coral… Claro que não passará à final, e ainda bem, não faz falta…

A Eslováquia hoje surpreendeu-me, mesmo muito, com a música “I’m Still Alive” das gémeas TWiiNS. Em primeiro lugar, sempre desconfiei que estas duas cantoras não sabiam cantar muito bem ao vivo, mas estive sempre enganado… Têm óptimas vozes ao vivo, as aparências enganam mesmo muito. A equipa esteve esplêndida, as cantoras, as duas vozes de apoio, o pianista e o baterista… Todos! Também outra coisa que adorei foi o cenário com tonalidades douradas misturadas com azul, dá um efeito visual muito bonito! A única desvantagem é que não houve movimento em palco. Se estas gémeas querem chegar à final, têm de dar tudo nesta actuação, e não ficarem paradas a sorrir, feitas parvas. Só actuações aborrecidas, é o que eu digo… Se não melhorar no segundo ensaio, aposto que a Eslováquia não irá à final no dia 14 de Maio!

Apesar de muitas pessoas adorarem o ensaio da Ucrânia, eu não gostei lá muito… Sempre soube, quando ganhou Mika Newton, que a actuação no ESC 2011 seria bem diferente das que a Ucrânia nos costuma apresentar. Já lá vai o tempo da Ani Lorak e da Svetlana Loboda! Vocalmente, Mika teve perfeita, não detectei qualquer falha vocal, uma das melhores vozes deste ano! Esta música, apesar de ser uma balada, ficava muito bem com uns dançarinos atrás… Algo que não acontece. Além disto, Mika Newton não interage com a sua equipa nem com o público, apenas se importa em cantar bem e ficar paradinha no mesmo lugar! A única positiva disto é o elemento que trabalha com areia e “pinta” todo aquele cenário, bem diferente e acho que nunca foi feito na Eurovisão! Claro que passa à final, mas ficará num lugar bem distante do da Alyosha.

Lá vem o terror do dia… A Moldávia tem levado tão boas músicas, mas este ano preferiu escolher o ridículo e ofereceu-nos, de mau gosto, o grupo Zdob si Zdub e a música “So Lucky”. Mesmo assim, aplaudo-os, são divertidos em palco e a sua actuação não é nada aborrecida. O cenário é diferente e, por acaso, eu gosto imenso. A banda é muito animada e adorei o pormenor da fada que anda de monociclo. Isto é que é uma performance eficaz na Eurovisão, aleluia! Os vocais foram horríveis e continuarão a ser, de certeza. Não vejo grandes mudanças no segundo ensaio… Não deverá passar à final, mas agora também já não acredito no último lugar da semifinal.

Finalmente actuou o meu país preferido, este ano, Suécia, que nos presenteou Eric Saade e a sua música “Popular”. Muitos dizem que este foi o pior ensaio do dia, eu não concordo, mais uma vez. Aliás até o considero um dos melhores. Enquanto que nalguns ensaios, dos outros países, não se consegue prever o que vai acontecer no dia da semifinal, a Suécia já nos mostra o que de bom vai acontecer dia 12 de Maio, que é estrondoso. Admito que Eric não esteve lá muito vocalmente e nem sequer foi carismático, mas o próprio disse que não se queria preocupar com isso. Para ele, este ensaio foi apenas um teste para se interligar com as câmaras; por isso, nem se esforçou na voz, na coreografia, nem nas outras coisas que muitas pessoas andam a falar mal. A jaula de vidro não explodiu porque deve ter sido o primeiro ensaio, sempre ouvi dizer que se iria manter o mesmo percurso… Achei a actuação perfeita, é só o primeiro ensaio, atenção… Além de tudo, ele desafinou muito porque não queria esforçar a voz, podia ficar rouco no dia 12 de Maio. Sempre ouvi dizer que quem dá tudo antes, depois se encarrega de trabalhos… Por isso, Saade joga pelo seguro e sobe muito na minha fasquia, essa atitude só mostra que o cantor é profissional e perspicaz! O cenário é acessível, nada de extraordinário, temos de ser sinceros. Claro que passará à final e deverá lutar pela vitória.

Chipre surpreendeu-me muito, não estava nada à espera deste ensaio! Este país é já outro que se consegue prever o desempenho no dia 12, tal como a Suécia. Vocalmente Christos Mylordou esteve perfeito, ao cantar a sua música "San Aggelos s'agapisas". Existe movimento em palco, muito por culpa das tábuas cimentadas. Tudo muito intenso e a voz da mulher ajuda ainda mais a actuação! O cenário está mítico, perfeito, um dos melhores que eu já vi. Não dava nada por esta música, agora dou tudo. Não sei prever o futuro de Chipre, depois de ver este ensaio, mesmo assim apostava que não passava à final. A música é muito fraca!

Concluindo, para mim o melhor ensaio foi o do Chipre e o pior o da Bélgica. Mesmo assim queria homenagear a perspicácia de Eric Saade, já com as razões fundamentas, neste artigo. Ele sabe muito bem o que está a fazer e a única coisa que vê é a vitória. 
       
            Por Diogo Canudo, 03/05/2011 

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved