Novidades

latest

[Crónica] Portugal na Eurovisão: "Oração" de António Calvário (1964)


O Festival Eurovisão da Canção teve a sua estreia em 1956, no entanto Portugal só chegou a participar 9 anos depois, em 1964, no dia 21 de Março em Copenhaga (Dinamarca). Nesta 9ºedição, participaram 16 países.
Para marcar a sua estreia no festival, Portugal escolheu António Calvário e a canção "Oração". O cantor mostrou-se bem, tanto no visual (com o típico fato e gravata característicos da época) como na parte vocal (sem desafinar e errar notas), conseguido expressar o sentimento de pena e de angústia que a melodia expressa. Durante a apresentação é de notar as várias vezes em que o cantor ergue as mãos num gesto de prece. A letra é um bonito poema e bem construído, no qual o cantor pede perdão a Deus por todas as falhas que cometeu com a sua amada; e que o amor que sente por ela “é mais puro que a jóia mais rara”. A letra evidencia precisamente o carácter profundamente religioso do nosso país, naquele tempo. Quanto à música, também ela bonita, é agradável de se ouvir. Muitos acharão a música sem qualquer ponto alto, considerando-a até mesmo banal e “foleira”, mas é preciso não esquecer que estávamos em 1964 e o progresso, a nível musical, não era tão sofisticado como nos dias de hoje.
Contudo, e apesar de uma primeira esplêndida participação de Portugal, a nossa estreia não foi muito aplaudida por parte do público. Isso verificou-se quando o júri nos deu 0 pontos, igualmente à Alemanha, à Suíça e à ex-Jugoslávia. A recepção (ou a falta dela) dos restantes participantes, deveu-se muito à ditadura imposta por Salazar e à Guerra Colonial; inclusive, durante o festival e após a actuação da Suíça, um homem entrou no palco exibindo um cartaz que dizia: “Boicotem Salazar”, manifestando assim a sua revolta e a de muitos, perante o regime ditatorial que então governava no nosso país.
A Itália acabou por vencer o festival com a canção “Non ho l’età”, interpretada por Gigliola Cinquetti, conseguindo assim a primeira vitória do país no concurso com um total de 49 pontos.

Por Armando Sousa, 13/04/2011
( Hide )
  1. Só o facto de vivermos numa ditadura já poderia ter influenciado o resultado de Portugal, além de não estarmos propriamente no âmbito do que seria o festival da eurovisão. O facto de também sermos estreantes e de sermos o país mais ocidental da Europa, pode também ter influenciado. Estes argumentos já são bastantes, independentemente de a canção ter muita ou pouca qualidade ;)

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved