Após saber-se da retirada da RTVE, emissora espanhola, da Eurovisão 2026, as organizações das duas festas eurovisivas que antecedem o Festival, realizadas em Madrid e Barcelona, decidiram cancelar os seus eventos.
Espanha não vai estar representada na Eurovisão 2026, uma decisão inédita e em resultado da aprovação da participação de Israel no Festival. Também Eslovénia, Irlanda e Países Baixos seguiram o mesmo caminho, num movimento histórico e já com imensas repercussões.
No país de 'nuestros hermanos', para além do boicote ao ESC, também foi comunicado, dias depois, que as duas festas eurovisivas que antecediam a realização do Festival, a 'Barcelona Eurovision Party', e a 'Pre-Party ES', decidiram cancelar os seus eventos planeados para 2026.
De um lado, a organização da festa de Barcelona salientou apenas que não tinha conseguido "cumprir com os parâmetros de logística" para garantir a sua realização.
No entanto, a organização do evento de Madrid apontou mesmo a atual situação com a participação de Israel no Festival e as decisões resultantes da Assembleia Geral da EBU como justificações para o cancelamento do espetáculo.
"Ainda assim, acreditamos que esta decisão é um ato de responsabilidade. A Eurovision-Spain reitera o seu apoio à RTVE e ao resto das televisões que decidiram retirar-se num ato de coerência, dignidade e defesa perante a instrumentalização da Eurovisão".
Outra das festas eurovisivas mais concorridas em cada ano é o 'Eurovision Live Concert', que decorre em Amesterdão, nos Países Baixos. Até ao momento, e apesar de o país também ter feito um boicote ao concurso do próximo ano, ainda não foram conhecidos detalhes sobre o que poderá acontecer com este evento.
Fonte e Imagem: Eurovoix

Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.