São as mais recentes novidades sobre a edição do próximo ano do Festival da Canção, avançadas na tarde desta quarta-feira (12) pela RTP!
Depois de a RTP ter anunciado, recentemente, ter recebido mais de 600 canções no processo de livre submissão de temas, com essas canções já selecionadas pelo júri escolhido para o método, tempo agora de conhecer os nomes que conquistaram um lugar no Festival da Canção 2026.
Tratam-se dos compositores que concorreram a uma vaga para a competição do próximo ano, e que terão agora a hipótese de entrar em competição. A estes nomes junta-se também o vencedor da Prova de Acesso, prova essa que teve a votos desde setembro.
Os restantes compositores do FC 2026 resultam de convites diretos da RTP, e também de um convite feito pelos NAPA, os vencedores da edição deste ano. Veja abaixo o comunicado da RTP:
"São os autores convidados pela RTP: André Amaro, Bandidos do Cante, Bateu Matou, Cristina Branco, Djodje, EVAYA, Inês Sousa e Marquise. Juntam-se a estes os autores selecionados através da Livre Submissão de Canções: AGRIDOCE, Francisco Fontes, Gonçalo Gomes, Jacaréu, Rita Dias e Sandrino. O autor escolhido pelo público através da “Prova de Acesso” foi Dinis Mota e a escolha dos NAPA foi a banda Nunca Mates o Mandari"
A estação pública avança ainda que as semifinais acontecem a 21 e 28 de fevereiro, e a Grande Final terá lugar no sábado, 7 de março de 2026, transmitida em direto na RTP 1, RTP Internacional e RTP Play. Por revelar fica, ainda assim, o local onde os espetáculos irão decorrer.
Até ao momento, o canal mantém por confirmar a presença de Portugal na Eurovisão do próximo ano, depois de, no regulamento do FC, ter sido afirmado que o vencedor da competição ficaria "habilitado a representar Portugal no ESC".
Fonte e Imagem: RTP

Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.