Países Baixos são desclassificados da Eurovisão 2024. Devido a incidente, o artista Joost Klein foi retirado da competição. Final do Festival conta agora com 25 países em concurso.
Em nota partilhada na manhã deste sábado, 11 de maio, a EBU informou que os Países Baixos estão oficialmente de fora da grande final da Eurovisão, depois do incidente que marcou o dia de ontem, 9, durante a primeira ronda de ensaios do Festival.
Segundo referido, a polícia sueca continua a investigar uma denúncia feita por uma mulher da equipa de produção, após um incidente durante a segunda semifinal de quinta-feira à noite. Enquanto o processo legal continua a ser desevolvido, a organização refere que "não seria conveniente o artista continuar no concurso".
A EBU quis ainda contrariar as "especulações" tidas nas redes sociais, negando que o caso esteja relacionado com quaisquer outras delegações da competição.
"Mantemos uma política de tolerância zero em relação a comportamentos inadequados no nosso evento e estamos comprometidos em fornecer um ambiente de trabalho seguro para todos os funcionários. À luz disto, o comportamento de Joost Klein em relação a um membro da equipa é considerado uma violação das regras do Festival da Eurovisão".
A AVROTROS, estação pública dos Países Baixos, já reagiu, assumindo-se "chocada com a decisão".
We hebben kennis genomen van de diskwalificatie door de EBU. @AVROTROS vindt de diskwalificatie disproportioneel en is geschokt door de beslissing. We betreuren het enorm en komen er later inhoudelijk op terug. #eurovision2024 #europapa #joostklein pic.twitter.com/OBBLl2mU5x
— Songfestival (@songfestival) May 11, 2024
Como também se refere no final da nota, a grande final da Eurovisão passa agora a contar com 25 países a concurso, que lutarão pela vitória.
Fonte: EBU
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.