Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2024: Albânia

Besa - "Titan"


OPINIÃO GERAL

Jessica Mendes: A Albânia voltou ao que mais gosta de fazer: revamps random que enfraquecem a canção. A música original já era fraca, mas “Titan” é ainda pior. Não passa de uma balada básica sem absolutamente nada que a destaque e que queremos passar à frente depois de um minuto porque já sabemos o que aí vem. A voz dela é poderosa, mas igual a tantas outras (nomeadamente, todas as da Albânia). Eu não vi o FiK, mas custa-me que não houvesse nada menos mau e banal que isto para enviar. Vai ficar na semifinal e vai ser mais que justo.

João Vermelho: Mais uma vez, a Albânia mantém o seu vício de preferir mudar a sua música, na sua língua materna e com uma sonoridade interessante, para algo completamente genérico e em inglês. Gosto bastante da melodia, especialmente no refrão, mas no resto da canção a melodia já me parece desconexa, até pelo instrumental, que não me parece muito bem produzido. A letra para além de ser genérica, há momentos que não me soa bem, apenas no refrão, que até consegue ficar na cabeça e por vezes criar uma ilusão que a música é melhor do que é, em recaps, por exemplo. Dependerá muito da atuação ao vivo, mas não aposto na qualificação para a final.

Neuza Ferreira: Habitualmente não costumo gostar das macacadas da Albânia com as histórias dos revamps, mas confesso que este ano achei uma melhoria. Gosto bastante quando o país apresenta as suas propostas em albanês, mas “TiTAN” soa-me melhor do que “Zemrën n’dorë”; se a canção fosse bilingue também não me importaria.
Na segunda semifinal há umas 4 ou 5 músicas que considero estarem na corda bamba entre o passarem para a final e o ficarem-se pela semi. A Albânia está claramente incluída nesse lote. É quase sempre um pouco imprevisível o que o país apresenta no palco eurovisivo, pelo que fica complicado prever se será, ou não, uma boa atuação ao vivo, atendendo ainda ao facto de agora a Besa ir cantar em inglês.

Pedro Lopes: Claramente, ninguém na Albânia alguma vez leu as apreciações que fizemos ao longo destes anos. Mas, para além disso, nunca também ouviram os fãs e continuaram a preferir cometer os mesmos erros de outrora. A canção já não era nada por aí além mas, e pela sei lá quanta vez consecutiva, o que é que decidem fazer? Mudar para inglês, tirar uma essência sempre tão especial do país, e pronto. Já o disse com a Irlanda e aqui volto a repetir: que este país também possa regressar ao 2018 com mestria, por favor!



PONTUAÇÃO FINAL

 
Jessica Mendes: 4 pontos

João Vermelho: 2 pontos
 
Neuza Ferreira: 6 pontos

Pedro Lopes: 4 pontos

16 pontos




CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Ucrânia - 30 pontos; 2.º Portugal - 29 pontos; 3.º Sérvia - 25 pontos; 4.º Lituânia e Polónia - 24 pontos; 6.º Eslovénia - 22 pontos; 7.º Luxemburgo - 20 pontos; 8.º Croácia - 19 pontos; 9.º Azerbaijão - 19 pontos; 10.º Chipre - 18 pontos; 11.º Austrália - 17 pontos; 12.º Albânia - 16 pontos; 13.º Moldávia - 14 pontos; 14.º Irlanda - 12 pontos; 15.º Islândia - 10 pontos; 16.º Finlândia - 9 pontos. 

Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2024 AQUI.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved