Ladaniva - "Jako"
OPINIÃO GERAL
Jessica Mendes: É tão, mas tão bom ouvir a Arménia na sua língua materna e ver a sua cultura espelhada no palco eurovisivo. A Arménia costuma ser um daqueles países que nos envia o pop básico que tantos outros enviam e, por isso, esta canção é uma lufada de ar fresco. Não que seja particularmente forte enquanto composição nem que tenha uma letra boa (metade da música é repleta de la la las), mas destaca-se e não podemos deixar de enaltecer esta excelente proposta. Espero uma atuação repleta de elementos tradicionais arménios e, se assim for, prevejo um excelente resultado.
João Vermelho: Talvez seja um dos anúncios que mais feliz me fez nos últimos anos. Já acompanho os LADANIVA há algum tempo e sabia que iriam trazer algo único e diferenciado. Amo o instrumental, os sons étnicos, a forma orgânica como os instrumentais vivem em conjunto, criando uma melodia contagiante. Apesar da canção ter menos letra e ser mais melodia, não vejo necessariamente como algo negativo, consegue viver bem apenas da voz da vocalista e da melodia e instrumental da canção. A energia da dupla é super carismática e espero que eles consigam passar isso em maio, não será uma qualificação fácil, num concurso que premeia mais canções pop, temo que o televoto cometa uma injustiça, na final talvez consiga algo mais com o júri, mas também sem grandes certezas.
Neuza Ferreira: Costumo gostar quando os países levam os sons da sua cultura ao Festival Eurovisão, mas não vou mentir: “Jako” não me conquistou e quanto mais ouço menos gosto. As sonoridades do folclore não me agradam e esta proposta é muito deslavada para mim. Embora ser em arménio jogue a seu favor, a letra também não salva “Jako”: é sempre a mesma lenga; “la la la” também eu sei escrever. Acho que a Arménia este ano poderá ficar-se pela semifinal.
Pedro Lopes: Eu confesso que já me esforcei a tentar gostar da proposta, a tentar perceber o que há de único aqui, avaliar os ritmos étnicos e tudo mais. Mas, no final, fico trancado à parte de isto ser também uma grande entropia, que na realidade só me deixa nada entusiasmado e sim muito enervado. Não posso dizer que não gosto, mas é demasiado repetitiva, e isso, para mim, são mais pontos em negativo do que outra coisa…
PONTUAÇÃO FINAL
Jessica Mendes: 8 pontos
João Vermelho: 10 pontos
Neuza Ferreira: 3 pontos
Pedro Lopes: 5 pontos
26 pontos
CLASSIFICAÇÃO GERAL
1.º Ucrânia - 30 pontos; 2.º Portugal - 29 pontos; 3.º Arménia - 36 pontos; 4.º Sérvia - 25 pontos; 5.º Lituânia e Polónia - 24 pontos; 7.º Eslovénia - 22 pontos; 8.º Luxemburgo - 20 pontos; 9.º Croácia - 19 pontos; 10.º Azerbaijão - 19 pontos; 11.º Chipre - 18 pontos; 12.º Austrália - 17 pontos; 13.º Albânia - 16 pontos; 14.º Moldávia - 14 pontos; 15.º Irlanda - 12 pontos; 16.º Islândia - 10 pontos; 17.º Finlândia - 9 pontos.
Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2024 AQUI.
Vídeo: Eurovision Song Contest
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.