Loreen - "Tattoo"
OPINIÃO GERAL
João Vermelho: A rainha da Eurovisão voltou, e pronta para conquistar a Europa mais uma vez. Sou sincero, gosto mais de “Tattoo” do que “Euphoria”, aliás até preferia “Statements”, nunca irei perceber como não ganhou em 2017 o Melodifestivalen. Desta vez traz uma canção mais segura, uma canção pop muito bem produzida, com uma melodia impactante e que chega a arrepiar de tão intenso e épico que é. Intensidade é o que a Loreen traz a qualquer canção e nesta não é diferente, ela já não precisa de provar nada a ninguém, é um monstro de palco, e a sua presença e voz fazem a diferença, é uma artista única. Gosto muito do instrumental, tem uma vibe épica, e o som dos violinos dá um excelente toque à canção. A letra não é das mais originais, mas fica na cabeça e o seu refrão é impactante e memorável. O staging na final nacional foi quase perfeito, não sei se vão conseguir replicar, mas caso consigam manter o nível e qualidade, acho que não haverá obstáculo que tire da Suécia a sua sétima vitória e de Loreen o seu segundo microfone de cristal.
Neuza Ferreira: A Loreen é para nós eurofãs o que o Salvador Sobral foi para os portugueses quando ganhou a Eurovisão. Basta suspirar que já vamos aplaudir.
“Tattoo” é boa, mas é ainda melhor porque é da Loreen, e ela é uma artista 200% completa. Se isto fosse interpretado por um outro artista qualquer eu não estaria tão entusiasmada. A Suécia vem para ganhar a Eurovisão novamente e é preciso algo de outro mundo para lhe fazer frente.
Pedro Lopes: Não há muito que se possa dizer, e há um tanto que se possa dizer. E como não quero transformar isto numa dissertação académica, demonstro apenas o meu grande entusiasmo pelo regresso da Loreen à Eurovisão. Tudo resulta bem aqui, mesmo quando dizem que a canção tem uma ponta aqui e acolá de plágio. Pega, sem dúvida, em cadências melódicas e outras sonoridades reconhecidas em mais canções, mas sinto que isso é feito estrategicamente. Por incrível que pareça, a parte em que se dá a quebra na canção é das minhas favoritas, ainda que o final seja poderossísimo. Uma voz igualmente forte e segura, e uma atuação que já mostrou ser muito mística e a dar uma mãozinha aos estilos do ‘extra-mundo’, quase que estilo ‘Avatar’.
Tiago Lopes: O que dizer da Suécia? Loreen voltou e voltou em grande. “Tattoo” tem um instrumental bem contemporâneo, a letra é catchy... Basicamente é uma proposta com o pacote todo e tem tudo para dar a Suécia uma nova vitória na Eurovisão.
PONTUAÇÃO FINAL
João Vermelho: 12 pontos
Neuza Ferreira: 8 pontos
Pedro Lopes: 12 pontos
Tiago Lopes: 12 pontos
44 pontos
CLASSIFICAÇÃO GERAL
1.º Suécia - 44 pontos; 2.º Finlândia - 35 pontos; 3.º Países Baixos - 34 pontos; 4.º Noruega - 31 pontos; 5.º Portugal - 31 pontos; 6.º República Checa - 30 pontos; 7.º Letónia - 25 pontos; 8.º Moldávia - 25 pontos; 9.º Israel - 25 pontos; 10.º Azerbaijão - 16 pontos; 11.º Irlanda - 16 pontos; 12.º Malta - 14 pontos; 13.º Sérvia - 13 pontos; 14.º Croácia - 9 pontos.
Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2023 AQUI.
Vídeo: Eurovision Song Contest
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.