Novidades

latest

Portugal: aceda aos resultados da primeira semifinal do Festival da Canção 2023

 Estão encontrados os primeiros finalistas do Festival da Canção 2023! Churky, Cláudia Pascoal, Mimicat, You Can't Win, Charlie Brown, SAL, Esse Povo e Neon Soho foram os mais votados, e carimbaram o acesso à grande final da seletiva nacional.

Terminou há instantes a primeira semifinal de mais uma edição do Festival da Canção, final nacional de Portugal para o Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2023, pelo que já são conhecidos os primeiros sete finalistas da seletiva portuguesa*.

Apesar de a estação pública continuar a revelar apenas as canções mais votadas, sem quaisquer tipo de votações conhecidas, o canal público instaurou um sistema de 'wildcard', com uma sexta canção, inicialmente não apurada, a ser salva pelo televoto, e repescada para a grande final, do próximo dia 11 de março.

Numa nota dada antes da apresentação dos resultados, a RTP confirmou problemas de votação com uma das canções, que não conseguiu receber votos telefónicos. Por isso, "Sapatos de Cimento", de Esse Povo, conseguiu um lugar na final, final essa a contar agora com 13 participações.

Churky, Cláudia Pascoal, Mimicat, You Can't Win, Charlie Brown, SAL reuniram as preferências do painel de jurados e do televoto, obtendo assim o lugar de finalista. No final, Neon Soho também conseguiu chegar até à final. Todos os resultados foram apresentados por ordem aleatório, não representando intenções de voto.

Finalistas:

Churky - 'Encruzilhada'
Cláudia Pascoal - 'Nasci Maria'
Mimicat - 'Ai Coração'
You Can't Win, Charlie Brown - 'Contraste Mudo'
SAL - 'Viver'
Esse Povo - 'Sapatos de Cimento'*
(em * a canção que passou por decisão da RTP)
Neon Soho - 'Endless World'

Canção apurada via 'Wildcard':

Neon Soho - 'Endless World'

Eliminados:

MoYah - 'Too Much Sauce'
BOLHA - 'Sonhos de Liberdade'
April Ivy - 'Modo Voo'


Recorde que, só depois de terminada esta edição do Festival da Canção, serão conhecidos os resultados desta semifinal na íntegra, com a votação dos jurados e do público.

A segunda semifinal do Festival está agendada para o próximo sábado, dia 4 de março. A grande Final decorrerá a 11 de março, também em direto nos estúdios da RTP.

Portugal estreou-se no Festival Eurovisão da Canção no ano de 1964, tendo vencido o concurso apenas uma vez, em 2017, com Salvador Sobral e "Amar Pelos Dois", depois de meio século de participações. Em 2022, o nosso país foi representado pelo MARO, com a canção "saudade, saudade", que conseguiu o 09.º lugar na final, com 207 pontos.

Reveja a atuação no ESC 2022:



Fonte e Imagem: RTP/ Vídeo: Eurovision.tv

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved