Novidades

latest

Portugal: aceda ao segundo ensaio de MARO na Eurovisão 2022


MARO já voltou a subir ao palco do PalaOlimpico para realizar o segundo ensaio de 'saudade, saudade', em representação de Portugal! Aceda de seguida a alguns comentários e principais reações estrangeiras, fotografias, e ao vídeo oficial com um excerto desse ensaio.

Depois de uma primeira ronda de ensaios onde a informação foi escassa, já que os mesmos foram realizados à porta fechada, e sem que a imprensa acreditada para o evento pudesse acompanhar as respetivas atuações, a nova ronda de ensaios que hoje começa, quarta-feira, já traz consigo mais comentários sobre a prestação dos países semifinalistas, e os tradicionais vídeos-excerto com partes das respetivas performances, e com a realização televisiva que foi construída para cada tema.

Durante a manhã, a RTP e a EBU emitiram um comunicado onde davam conta que um elemento da delegação portuguesa tinha testado positivo à Covid-19, num dos testes rápidos antigénio. Apesar de terem sido acionados os procedimentos de segurança, MARO e os restantes elementos do coro não necessitam de cumprir isolamento. O ensaio, agendado para as 13H45 hora de Lisboa, transitou para a tarde.

Após ter criado um bom feedback depois de ter pisado o palco no domingo, a cantora portuguesa voltou a apresentar-se na Arena de Turim, para o segundo ensaio de 'saudade, saudade', ao lado do coro feminino de cinco vozes que a acompanham. Mostramos agora alguns comentários à atuação, e as reações dos Websites e blogues internacionais dedicados ao Festival, que também acompanham o certame. Assim que a organização disponibilizar esses conteúdos, o ESC 38N partilha ainda as fotografias oficiais do momento, assim como o vídeo com o excerto do ensaio em palco.

VÍDEO:




COMENTÁRIO - ESC 38N:

    Assistimos ao segundo ensaio de Portugal no PalaOlimpo, Arena de Turim. E se podíamos estar ligeiramente nervosos, depois do comunicado que saiu esta manhã, o mesmo não se pode dizer em relação à MARO e aos restantes elementos do coro. Apesar de ainda não estar confirmado, há um dos lugares do coro que é ocupado por uma outra pessoa, que permanece na posição durante toda a atuação, e estando de máscara. Não reconhecemos como sendo nenhuma das jovens selecionadas para acompanhar a nossa representante.

A atuação começa com a câmara a rodar pelo coro, até se focar na MARO. Há alguns planos que são captados em profundidade, e outros desde cima, que até encaixam razoavelmente bem. Sendo esta a primeira ronda, de três, o fumo vai ser ainda acrescentado, para atribuir uma mística mais interessante à performance. Nota: A atuação carece de alguma iluminação, já que há partes demasiado escuras.
Como aconteceu nas atuações do Festival da Canção, a palavra 'Saudade' vai aparecendo nos LED's ao fundo, apesar de nem sempre ser muito visível, não só devido aos planos de câmara, mas também devido ao problema com os arcos do palco.

Intimista parece ser a palavra-chave para a atuação de Portugal. Na última ronda, alguns dos problemas de luz resolvem-se, com a entrada de mais cor, e com o fumo, que atribui um efeito muito especial ao momento.

É uma atuação bonita, que talvez ainda careça de algumas correções nos planos de câmara. Ao fim ao cabo, e depois de uma manhã mais stressante para as nossas representantes, ninguém perdeu o fôlego, e isso será de louvar, sem dúvida!


COMENTÁRIOS - PRESS CENTER ESC 2022:

ESCBubble: "A atmosfera certa foi criada para este 'saudade, saudade'.
MARO e a sua equipa estão no palco, todas de frente umas para as outras, o que cria um ambiente intimista. A cantora veste umas calças lilás e um blazer da mesma cor.
No fundo aparecem cores diferentes, movendo-se e mudando de forma. Como posso explicar? Uma espécie de Aurora Boreal! Parece ótimo!
Depois da Grécia, esta é outra atuação que simplesmente funciona!"

Wiwibloggs: "Foi um longo dia de ensaios, então esta canção é mais que apropriada, para suavizar todo o ambiente, mesmo que não estivesse planeado dessa forma. Uma canção de embalar, e digo-o da melhor forma possível. Não é um tema que nos dê sono ou sem graça, mas sim um verdadeiro abraço musical muito aconchegante. Tal como na final nacional de Portugal, a encenação é minimalista. MARO e o coro estão em círculo, viradas para dentro, a cantar umas para as outras. A câmara está focada principalmente nela, evitando o 'elefante' em forma de arco-íris, no palco principal. No entanto, algumas fotografias de grande angular sugerem que a delegação portuguesa pode ter algo extra planeados para os ecrãs LED"

EurovisionWorld: "A apresentação de 'saudade, saudade' foi completamente alterada desde o Festival da Canção. A cantora é acompanhada por quatro vozes (o que nos leva a acreditar que o que faltava era o membro da delegação que testou positivo) e elas estão em círculo dentro do palco B. A performance começa com um movimento lento das câmaras, que passa pelo cor e termina na MARO. Há uma intenção óbvia de tornar a performance intimista com a quantidade de zooms e com a forma como artista vende a música com as suas expressões faciais. O palco também está cheio de fumo, e os LEDs são decorados com um grafismo de "Saudade" e uma mistura de cores. Vai-se conseguir chegar à final"

ESCUnited: "Portugal ensaiou fora de ordem hoje devido a um membro da delegação ter testado positivo para a Covid-19, mas isso não os impediu de mostrar uma bela interpretação da música. A encenação apresenta tons de roxo, verde, amarelo-alaranjado e azul que se misturam de uma maneira que pinta um mosaico de som e arte. MARO e o seu coro estão destacadas no palco, num círculo completo e iluminado com luz azul, enquanto a câmara se move ao redor do círculo"

ESCDaily: "Há seis elementos no palco em círculo. MARO está a cantar bem, a música e a performance são reconfortantes. O desempenho é estático: as seis cantoras não se movem da sua posição. Também os planos de câmara são ótimos"



FOTOGRAFIAS:







Recordamos que Portugal atua na primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2022, que decorre na próxima terça-feira, dia 10 de maio, a partir das 20h00, com transmissão em direto na RTP. O país concorre com outros 16 países, numa batalha por um lugar na grande final da competição.

Fonte, Imagens e Vídeo: Eurovision.tv / Imagem Capa: Rita Carmo | Blitz

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved