Novidades

latest

Rússia: emissoras nacionais do país abandonam a EBU/UER

 Depois da retirada da Rússia da Eurovisão 2022, é noticiado que os canais públicos do país, Channel One, VGTRK e Radio Dom Ostankino decidiram terminar a sua ligação à EBU!

A guerra em solo Europeu continua a trazer contornos a todas as áreas. Ontem, a União Europeia de Radiodifusão apresentou um comunicado onde dava conta de que, face à ofensiva russa contra a Ucrânia, nenhum representante da Rússia seria aceite na Eurovisão de 2022. Agora, é noticiado que as três emissoras russas com ligações à EBU/UER decidiram abandonar a organização de media europeia.

A agência de informação russa TASS dá conta de que as três emissoras russas inscritas na EBU, Channel One, VGTRK e Radio Dom Ostankino, optaram por deixar de ter ligação a este órgão de comunicação, depois da proibição de participação do país no ESC 2022.

De acordo com o que avançou a agência de notícias, os canais russos consideraram a decisão como um "sacrifício político inadequado, de um espaço aberto à música e que sempre enfatizou o seu status não político". Com o abandono destas emissoras da EBU, a Rússia deixa de ser aceite em qualquer evento da esfera Eurovision, onde se inclui o Festival da Eurovisão, certame esse de onde já tinham sido retirados, mas também no setor desportivo ou noticioso.

Para além de apelos à retirada da Rússia do Festival, canais públicos de outros países europeus tinham pedido inclusive a saída das emissoras nacionais russas da EBU, exigências feitas sobretudo pelas nações bálticas (Estónia, Letónia, e Lituânia), Países Baixos, Polónia, e Ucrânia.

Fonte: ESCXtra/ Imagem: YouTube

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved