Novidades

latest

Rússia: EBU/UER impede participação do país na Eurovisão 2022

A União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) voltou atrás na sua decisão, e excluiu oficialmente a emissora nacional da Rússia de participar na Eurovisão deste ano. O país está, assim, de fora do Festival de 2022, e de eventuais outros eventos com a esfera Eurovision.

Com a situação de guerra em solo Europeu, depois da invasão feita à Ucrânia, muitos têm sido os ecos que apelam a boicotes sucessivos à Rússia. Esta quinta-feira, a emissora UA:PBC, canal ucraniano, revelou ter enviado uma longa carta aos comissários da EBU/UER, apelando à retirada do país da próxima edição da Eurovisão. No entanto, a resposta inicial foi a de que "o Festival é um evento cultural não-político", negando um impedimento ao canal público russo em participar.

A decisão granjeou uma chuva de críticas ao órgão máximo de serviço público da Europa, com vários pedidos de emissoras de outros países para uma alteração da resposta da EBU. Canais de países como a Suécia, Noruega, Dinamarca, Países Baixos ou Lituânia mostraram-se publicamente contra a decisão da UER, com a Finlândia a ameaçar, inclusive, a saída do ESC 2022 caso o país participasse. 

Com ou sem pressão, a União Europeia de Radiodifusão confirma agora de forma oficial que decidiu retirar a Rússia do Festival Eurovisão da Canção 2022, através de um comunicado divulgado nas redes sociais do concurso. 


No comunicado, a EBU é explícita ao referir que a decisão "reflete a preocupação que, mediante uma crise sem precedentes na Ucrânia, a inclusão da Rússia no concurso deste ano traria descrédito à competição", referiu. A EBU apontou novamente a garantia de ser uma organização não-política, e "comprometida com os valores de serviço público".

Fonte: EBU/Eurovision.tv/ Imagem: Getty Images

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved