Novidades

latest

ESC 2021: 6.º dia de ensaios na Rotterdam Ahoy


É mais um dia muito preenchido na Ahoy Arena! Começando com Malta (ainda da primeira semifinal), hoje vai ser também tempo para os países da primeira metade da segunda semifinal voltarem a palco para realizarem os seus segundos ensaios. A tarde vai ser ainda ocupada com os testes iniciais dos países pertencentes ao BIG 5, assim como do anfitrião, os Países Baixos. Já devem estar familiarizados com o nosso esquema de artigo, que se mantém inalterado!

Mais uma ronda de novos ensaios para o Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021. Durante a manhã, Malta (da SF1), e os países da primeira parte da SF2 voltam a subir a palco, começando com São Marino, e terminando já ao início da tarde com a Sérvia. Os países designados terão apenas 20 minutos em cima de palco, num ensaio que pretende afinar alguns problemas que tenham ficado 'pendentes' desde os primeiros testes. Para além disso, a EBU/UER irá publicar vídeos mais curtos desses ensaios, mas onde vai ser possível ver toda a realização televisiva feita para a atuação de cada país. O ESC 38N fará, por isso, uns breves comentários e anotações às novas prestações de todos os artistas.

Malta - Destiny

Comentário: O primeiro dia de ensaios arranca já com uma novidade! Destiny apresenta-se em palco com um novo vestido, ainda curto, de mangas largas, prateado e com aplicativos brilhantes. Parece que as críticas feitas ao anterior figurino pesaram na opinião da delegação do país! No entanto, as grandes botas cor-de-rosa mantém-se, e desta vez sem o risco de haver um wardrobe malfunction. A atuação inicia-se também da mesma forma, mas vamos notando a correção de alguns planos de câmara, e de certas imagens diferentes nos ecrãs LED. Em termos de iluminação, podemos registar modificações, com o maior detalhe para alguns pormenores vindos do chão do palco. Ainda assim, nem todo o trabalho de realização televisiva está sem falhas, já que por vezes, durante a performance, tivemos imagens captadas de forma muito rápida, e para o escuro. Contudo, há melhorias desde o primeiro ensaio! Destiny esteve segura em palco (com as falhas normais de quem ensaia logo de manhã), e mostrou-se igualmente confiante durante a atuação. Continuo a acreditar que é uma performance para passar à final, mas o cenário construído para este "Je Me Casse" pode continuar a lançar dúvidas sobre que lugar ocupa na final.

Vídeo:



São Marino - Sehnit

Comentário: E parece que Sehnit quer continuar a querer "brincar" com a situação de não confirmar nem desmentir a presença de Flo Rida em palco, na apresentação de "Adrenalina". No ensaio de hoje, o grande adereço dourado que a cantora apresenta na cabeça, logo ao início da atuação, já não mostra imagens de uma santidade feminina, mas sim do próprio rapper, assim como de pontos de interrogação. Sehnit continua a mostrar-se muito alegre e confiante em palco, palco esse que não demonstra grandes alterações de maior. O jogo de luzes, sobretudo no final da canção, parece continuar a encaixar muito bem, e os planos de câmaras também estiveram sempre muito corretos.

Vídeo:



Estónia - Uku Suviste

Comentário: O cantor estónio prometeu algumas mudanças na atuação de "The Lucky One", depois de ter considerado "fraco" o seu primeiro ensaio na Rotterdam Ahoy. Desde logo, os efeitos da tempestade, nos ecrãs LED, melhoraram consideravelmente, com muito mais definição nos raios e na introdução de nuvens, apesar do grande círculo banco, a imitar uma lua, continuar igual. Em termos de iluminação, denota-se igualmente alguns acertos, que corrigem também certos momentos da performance. Ainda assim, em termos de movimento em palco, não há apontamentos a fazer. Penso que vocalmente, Uku esteve mais seguro do que nos primeiros ensaios, dentro das possibilidades. Sinto que houve alterações nos backing vocals, alterações de notas na parte final da canção, que só favoreceram o clímax. No entanto, não são estas modificações que alteram o rumo deste tema.

Vídeo:



República Checa - Benny Cristo

Comentário: Benny Cristo aparece com o mesmo figurino, mas com a adição de um novo adereço: óculos (não de sol, espécie de óculos de ver!). Ainda assim, na última ronda, o cantor retirou-os, portanto, é ainda algo em avaliação. Também com esta performance, não há grandes alterações desde as imagens deixadas nos primeiros ensaios. Penso que há uma ou outra modificação na apresentação LED, que por vezes se vislumbra mais frenética, assim como o jogo de luzes, mais rápido e dinâmico. Sem embargo, o cômputo geral da performance mantém-se. Benny continua a poupar a voz nos momentos em que necessita de atacar as notas mais agudas, se bem que com tendência a soltar-se a cada ensaio realizado. A atuação continua solta e descontraída.

Vídeo:



Grécia - Stefania

Comentário: Sabemos que a proposta em palco por parte da Grécia é muito diferente daquilo a que geralmente estamos habituados na Eurovisão. Mantendo-se a ideia concebida para esta performance, nota para a presença de algumas correções, quando há a projeção de imagens no chroma key, sem que desta vez se notem falhas no cabelo de Stefania, por exemplo, ou sem que partes do corpo desapareçam nesse cenário. Claro que os dançarinos invisíveis também continuam presentes. Sinto ainda que a parte em que a cantora simula subir umas escadas (que não vemos) continua um tanto ou quanto estranha, mas certamente irá manter-se assim o conceito. Noutros termos, a cantora esteve também muito mais segura e confiante durante os 3 minutos da atuação, e vocalmente mais confiante e assertiva, sobretudo nas notas mais prolongadas e agudas. Penso que o trabalho de maior em termos de correções está a ser feito e cumprido. Posto isto, tudo continuará a depender da forma como o público reage à ideia apresentada! Não deixa de ser uma canção para a final, mas que pode trazer múltiplas respostas.

Vídeo:



Áustria - Vincent Bueno

Comentário: Depois da pausa para almoço (na Rotterdam Ahoy), é a vez de Vincent Bueno realizar o seu segundo ensaio. O cantor apresenta-se com o mesmo figurino, e de uma forma geral a atuação manteve-se sem grandes alterações. Existiram apenas pequenos ajustes em alguns planos de câmara, principalmente nos momentos do refrão, em que o plano se expande mais. Destaque para alguns ajustes nas luzes, quer na sua intensidade e nas suas direções no palco (ao longo dos três ensaios foi notório a tentativa de melhorar a intensidade da luz no primeiro take, através da utilização de fumo). O intérprete esteve de novo muito seguro, estando irrepreensível a nível vocal. Atuação é bastante simples, mas muito bem conseguida, e por essa razão e pela excelente performance do cantor, podíamos arriscar dizer que vai lutar por uma das vagas da final.

Vídeo:



Polónia - Rafal

Comentário: Polónia segue com uma atuação com pequenas alterações, o início é praticamente idêntico, com melhorias nos planos de câmara. É já depois do primeiro refrão que existe de facto algumas mudanças, nomeadamente quando caminham para o palco secundário, com os intervenientes a utilizar essa ponte e o LED lateral, para simular um segundo palco, e elaboram uma coreografia ao longo do percurso (com um "I love you, Europe" ensaiado por parte do cantor). Quando chegam ao palco secundário tudo fica bem semelhante à coreografia do primeiro ensaio. O resto da atuação a nível de LED's e luzes é bastante parecido, e a parte final da atuação também. Existiram de facto mudanças na forma como Rafał cantou a última parte da canção, com a tentativa de chegar a notas mais altas. Acredito que podemos estar perante o último lugar do júri, se tudo continuar desta forma...

Vídeo:



Moldávia - Natalia Gordienko

Comentário: O próximo país é a Moldávia, com o seu "Sugar", e a atuação começa praticamente idêntica, com a câmara focada na cantora, sentada perto de um dos seus dançarinos, num plano em que já se nota uma certa melhoria na luz que é transmitida, e com a utilização de um fumo azul. De um forma geral, existem pequenos ajustes nos planos de câmaras ao longo da atuação. A coreografia mantêm-se igual e a forma como é apresentada em câmara idem. Destaque para a boa energia da cantora, sendo bastante evidente que está muito mais à vontade no palco, neste segundo ensaio, permitindo uma maior conexão por parte da intérprete. Apesar das várias melhorias apresentadas neste segundo ensaio, continua a faltar açúcar à atuação, acreditando por isso que ainda é incerto o resultado que a Moldávia terá nesta semifinal. A qualificação não está 100% garantida.

Vídeo:



Islândia - Daði og Gagnamagnið

Comentário: É tempo para o segundo nível de "Daði og Gagnamagnið in Rotterdam". No início da coreografia existem mais focos em cada elemento do grupo, e os planos abertos também registam melhorias, fazendo com que movimentos sejam mais percetíveis. Os três elementos com o instrumento semi-circular criaram uma coreografia nova (para além da já conhecida), em que cada um roda o instrumento de forma sincronizada. Quando o vocalista e as duas participantes do coro estão na ponte entre o palco principal e secundário, o plano de câmara é apresentado com um ângulo diferente, o que em opinião resultou melhor, permitindo uma perceção mais correta dos três elementos, e do LED que está por trás. Na parte final da canção também existiram melhorias, com planos mais amplos do palco. O grupo esteve novamente bastante seguro e bastante à vontade em palco. O carisma está no ponto e a atuação em si não necessita de grandes melhorias. Os ensaios têm impulsionado o grupo Islandês ao favoritismo já existente para um grande resultado nesta edição, será que podem sonhar com a vitória?

Vídeo:



Sérvia - Hurricane

Comentário: Sérvia termina os segundos ensaios do dia. A atuação começa idêntica, com as três cantoras ligeiramente afastadas, alternando entre imagens com foco em cada cantora, e planos mais abertos. As cantoras apresentam-se com a mesma roupa e o conteúdo dos LED's permanece igual. Existe uma melhoria nos planos de câmara, permitindo uma melhor visualização das cantoras e da sua coreografia, assim como uma melhor leitura do que vai aparecendo nos LED's e dos seus efeitos. A coreografia parece estar no ponto e sem grandes alterações aparentes. As luzes e as cores da atuação mantêm-se idênticas às do primeiro ensaio. A utilização de pirotecnia foi melhorada, desta vez sem recurso aos fumos. A nível vocal, o grupo Hurricane esteve novamente muito seguro e irrepreensível, com bastante à vontade em palco.

Vídeo:


Os restantes países desta SF2 atuam pela segunda vez no palco de Roterdão amanhã, durante a toda a manhã! No entanto, ainda esta tarde, a Arena holandesa vai receber pela primeira vez os países já apurados para a grande final da competição: Alemanha, Espanha, França, Itália, Reino Unido e da nação organizadora, os Países Baixos!

Fonte: ESC 38N/ Eurovision/ Imagem e Vídeo: Eurovision

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved