Novidades

latest

ESC 2021: aceda aos primeiros ensaios dos BIG 5 e Países Baixos na Rotterdam Ahoy

 Enquanto que praticamente todos os países semifinalistas já fizeram duas rondas de ensaios na Arena de Roterdão, os países pertencentes ao BIG 5, mais os Países Baixos, iniciam hoje os seus primeiros testes no palco do Festival! A equipa do ESC 38N vai estar a observar estes ensaios, e irá trazer até si os principais comentários sobre as atuações. Também a organização do ESC 2021 irá disponibilizar, ao longo da tarde, pequenos vídeos com um primeiro olhar a esses testes!

[ARTIGO EM ATUALIZAÇÃO]

Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido, membros do BIG 5, e os Países Baixos, nação anfitriã, sobem hoje pela primeira vez ao palco da Rotterdam Ahoy para os primeiros ensaios às suas atuações. Como foi feito para os ensaios dos países semifinalistas do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021, este artigo será atualizado ao longo da tarde com comentários às primeiras performances, e com os vídeos que a EBU revela no canal oficial de YouTube, com algumas imagens desses ensaios.

Itália - Måneskin

Comentário: A banda italiana já está no palco de Roterdão. Apresentam-se com figurinos diferentes dos vistos no Sanremo 2021, agora mais perto dos pretos e prateados metálicos. Um estilo que encaixa na essência do grupo. No entanto, o vocalista surge em tronco nu. Não nos foi possível compreender o início da atuação, já que transmissão para a Press Center começou a meio da performance. Há muito poder em palco, com o grupo a usar as extremidades do palco, ocupadas pela guitarra elétrica e pelo baixo. No centro do palco, para além do vocalista, está também o baterista, numa grande plataforma em formato de escadas, onde se encontram muitas luzes, que alteram as cores que emanam ao longo da atuação. Aliás, a luz parece ser mesmo um ponto em grande destaque ao longo dos três minutos da canção. Desde o início do tema que o jogo de luzes feito na Arena é bastante frenético, com uma maior explosão perto do final, dando ainda mais energia à forma como toda a proposta se desenvolve. Para além disso, os efeitos em contraste parecem encaixar bem nas imagens captadas. Quanto aos ecrãs LED, parecem estar muito simples, com algumas sombras dos membros da banda, para além de cores entre o branco, o vermelho, o azul, e o preto. O vermelho predomina nalgumas partes dos versos, assim como o azul. Nesse cenário, na passagem para o último refrão, o vocalista junta-se ao baterista, em cima da plataforma, antes de regressar ao centro do palco. O final acaba por ser ainda mais forte, com um forte abuso de pirotecnia e fogos! De acordo com o que nos foi possível observar, e para primeiro ensaio, Itália parece vir (sem surpresas) com bastante segurança!

Vídeo:



Alemanha - Jendrik

Comentário: É a vez de "I Don't Feel Hate" soar pela primeira vez na Ahoy Arena. E digamos que, em 3 minutos de atuação, muita coisa aconteceu! Mesmo muita. O cantor faz-se acompanhar por três backing vocals, que estão igualmente muito aptas para vários passos de dança, e com uma indumentária que me fez recordar um quadro de Piet Mondrian! Há ainda mais um outro elemento feminino, que veste uma mão gigante, que por vezes tanto mostra o símbolo da paz, como noutras fica só com um dedo levantado, e entendemos o que se quer transmitir, certo? Já o cantor veste umas calças azuis garrido, e um blazer rosa-choque. Para além de cantar, Jendrik também se mexe muito pelo palco, numa atuação que, como dito, é realmente exigente! Traz consigo o ukelele, que está repleto de brilhantes. Toda a performance é igualmente animada, mas também pode facilmente cair no sentido de maior paródia, diria... Os ecrãs LED têm imensas transições, começando num predomínio azul, mas por vezes rebentando em muitas mais cores, sobretudo quando se dá aquela parte específica do instrumental, em que há mais ritmo. Em termos visuais, denotam-se algumas imagens mais abstratas, ou na realidade, nem sempre foi possível perceber o que realmente era mostrado! Há também palavras e mensagens nos ecrãs, de acordo com aquilo que é dito na letra da canção. Vislumbramos ainda uma ideia interessante, espécie de brincadeira entre os intérpretes e a própria cenografia, que se altera e mexe a cada passo do cantor e respetivos acompanhantes de palco. Acharia que não viesse a acontecer, mas a parte em que o cantor simula um discurso radiofónico também se mantém nesta atuação. O final é feito no palco secundário. Como se disse, é realmente muita coisa a processar com esta Alemanha...

Vídeo:



Países Baixos - Jeangu Macrooy

Comentário: Jeangu joga em casa, mas veremos que características terá ao seu dispor para a atuação de "Birth Of A New Age". A atuação inicia-se com um plano muito aproximado do cantor, que está sempre acompanhado por dois coristas, um deles o irmão gémeo do cantor. Há ainda um outro dançarino, que se vai movimentando entre o palco principal e o secundário, que é onde a atuação termina. Destaque para a presença da língua gestual, num gesto comum a todos os intervenientes. Para além disso, muitos dos passos de dança aproximam a proposta ao tradicionalismo que também carrega. Voltando ao começo, vemos que o cenário está um pouco escuro, com o predomínio do cinzento, e imagens estilo gravilha. O artista leva um figurino interessante, com destaque para um blazer azul, mas num estilo inesperado para a génese da canção, pelo menos na minha opinião... No primeiro refrão do tema, mas também nos seguintes, a frase "You can't break me" é projetada. À medida que a performance vai crescendo, a cor ganha mais destaque na Arena, quer nos LEDs, ou mesmo na iluminação. Entre o segundo e o último refrão, uma grande explosão de cores nos ecrãs, quase a fazer a metáfora com tinta colorida. Talvez seja uma atuação não tão esperada para o tipo de canção, e falo isto no sentido mais positivo. Jeangu também esteve sempre muito forte vocalmente! Mesmo assim, não deixa de se manter ligeiramente bland.

Vídeo:



França - Barbara Pravi

Comentário: Segue-se a intérprete de "Voilà" no palco do ESC 2021. Finalmente, Barbara já está em palco, e se inicialmente pensamos que a atuação está próxima da apresentação feita na final nacional, também vamos percebendo, aos poucos, que houve um trabalho de casa, e que há modificações a registar. A cantora apresenta-se no estilo já reconhecido. No entanto, é necessário dar um maior destaque para a iluminação de toda a Arena, e da própria intérprete, muito mais cuidada e eficiente, e que se conjuga com a própria iluminação e imagens vindas dos ecrãs do palco. Um trabalho de luzes que se vai alterando ao longo da proposta, com planos de câmara também muito corretos, e sem a introdução de captações mais longínquas. Claro que o conceito geral de toda a proposta se mantém praticamente inalterado, e nem acredito que a equipa desta proposta o quisesse de outra forma. Há também um momento em que somos recebidos com imagens que surgem nos LEDs do chão do palco, em branco, e que mostram vários pássaros. O final da atuação será, talvez aqui, a parte mais semelhante à atuação de "Voilà" no "Destination Eurovision", com uma captação de imagem irrequieta, em torno da cantora. Barbara esteve irrepreensível, e é sem dúvida um ótimo arranque de França na competição!

PS: Não temos a certeza de quantas vezes terá Barbara Pravi ensaiado, já que a Online Press Center apenas conseguiu assistir a um ensaio.

Vídeo:



Reino Unido - James Newman

Comentário: James Newman aparece em cima de uma pequena plataforma circular, com um casaco comprido, em tons mais escuros. O que se ressalva desde logo é o aparecimento de dois trompetes brancos, gigantes (e não estamos a exagerar). Inicialmente, até podemos pensar que são imagens nos ecrãs LED, mas entendemos de seguida que são mesmo adereços, que vão descendo desde o teto até ao chão do palco! Newman começa a ser acompanhado por quatro dançarinos, mas igualmente instrumentistas, que já que simulam tocar a parte em que a música é invadida pelo instrumental de trompetes e trombones. Todos estão vestidos de branco, em contraste com o intérprete. O cantor também esteve bem vocalmente, se bem que ligeiramente tremido nalgumas partes, senti. É acompanhado nos backing vocals por uma voz feminina, que por vezes está um pouco forte demais. No segundo refrão, o cantor circula pelo palco, até voltar à plataforma circular, na ponte para o último refrão, onde tudo fica preto, e se denotam feixes laser! Os tons a vermelho voltam a ser um denominador comum. O segundo ensaio viu a introdução de fumo, logo desde o início da performance. Também o jogo de luzes parece encaixar bem no esquema apresentado! No final, o verdadeiro ambiente disco é o que mais se ressalva.

Vídeo:



Espanha - Blas Cantó

Comentário: Com um visível atraso, Espanha é o último país a ensaiar no dia de hoje. O cantor inicia o tema a capella, num cenário muito escuro, quase estrelado. O cenário é depois preenchido com alguns feixes de luz azul, sendo que as imagens LED mantém o esquema estrelado já anteriormente montado, e que considere que resulte bem. Blas apresenta-se muito formal, de camisa e calças pretas. Enquanto vai cantando, o cenário continua sempre muito escuro, o que às vezes dificulta na compreensão do que se poderá passar. As imagens fazem a transição para o aparecimento de uma lua... que depois se torna real! Um grande adereço desce pelo teto, e quase que podíamos dizer que a rocha que orbita a Terra veio mesmo parar ao palco da Eurovisão. A iluminação vai agora alterando para uns tons mais avermelhados. Em termos de palco, não há mais a destacar, até porque o intérprete se mantém no mesmo sítio ao longo da performance, sem grandes movimentações. Em termos vocais, Blas poderá ter estado melhor do que o esperado!

Vídeo:



Estes países voltam a subir a palco no sábado, dia 15, no oitavo e último dia de ensaios antes do arranque dos tradicionais Dress Rehearsals e Jury Rehearsals, que antecedem os espetáculos em direto, as semifinais e as finais da Eurovisão, respetivamente.

Fonte: ESC 38N/ Eurovision/ Imagem e Vídeos: Eurovision

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved