Novidades

latest

ESC 2021: 5.º dia de ensaios na Rotterdam Ahoy

É o primeiro dia (de dois) em que o palco da Eurovisão 2021 vai estar mais preenchido! Hoje, quinze países da primeira semifinal do Festival vão voltar à Rotterdam Ahoy para realizarem os segundos ensaios das suas atuações. A Lituânia volta a abrir o cenário, a partir das 9h00 da manhã (hora portuguesa), que será encerrado pela Ucrânia, já depois das 16h00.

Depois de todos os países semifinalistas já terem feito um primeiro ensaio no palco do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021, a organização inicia agora a ronda dos segundos ensaios no palco de Roterdão, nos Países Baixos. Hoje, os países designados terão apenas 20 minutos em cima de palco, num ensaio que pretende afinar alguns problemas que tenham ficado 'pendentes' desde os primeiros testes. Para além disso, a EBU/UER irá publicar vídeos mais curtos desses ensaios, mas onde vai ser possível ver toda a realização televisiva feita para a atuação de cada país. O ESC 38N fará, por isso, uns breves comentários e anotações às novas prestações de todos os artistas.


Lituânia - The Roop

Comentário: A proposta dos The Roop continua bastante sólida na cenografia também montada pela equipa. Em termos de apresentação em palco, a banda não fez alterações, e manteve ainda a energia à qual já nos habituou. Neste segundo ensaio, é visível que o trabalho de câmaras e o resultado disso na realização televisiva melhorou consideravelmente desde os primeiros testes. O final termina da mesma forma, com Vaidotas e os seus dançarinos em movimentos com a câmara. É mais que justa a qualificação.

Vídeo:



Eslovénia - Ana Soklič

Comentário: Mais uma atuação em que os planos de câmara estão mais seguros. No cômputo geral, a performance em palco mantém-se inalterada. A transição da cantora do grande palco para o palco secundário é agora feita de forma mais confiante, diria. Ana faz essa passagem com um perfil ligeiramente mais cerrado, e um caminhar confiante. Ou então, afim de evitar algum tropeço (como aconteceu nos primeiros ensaios). No final, parece que a intérprete também cortou algumas palavras, e termina a canção de forma diferente, apenas com o "Hey child". Continuou competente a nível vocal, mas cada vez mais sinto que é muito difícil o apuramento deste "Amen".

Vídeo:



Rússia - Manizha

Comentário: À primeira vista, a principal diferença na atuação é nos dada pelos figurinos dos 4 coristas, que agora devem assumir a roupa que irão apresentar no espetáculo ao vivo: outfits em dourados metálicos, que condizem com o cenário algumas vezes apresentado. Outra das (grandes) diferenças, por agora, prende-se com as imagens nos ecrãs LED: houve muito mais tempo para a apresentação de mensagens, como "Be Strong", "Be You", que já antes acontecia, mas agora em maior predomínio. Para além dessas, nota-se também a inclusão de algumas partes da letra do tema. No final, ainda se mantém os painéis com o surgimento de centenas de pessoas em background, a ecoar "Russian Woman". E afinal, falso alarme: o aparecimento de fogos também continua assegurado! Manizha termina agora a performance com uma nossa frase: "We are the change!".

Vídeo:



Suécia - Tusse

Comentário: Tusse parece estar um pouco mais seguro a nível vocal, apesar de se denotar ainda algum desgaste, sobretudo no final dos 3 minutos da atuação. Ou seja, ainda está (longe) dos 100%. Os planos de câmara parecem agora mais corretos nalguns momentos, com uma ou outra diferença, sobretudo na captação mais em panorama. Uma principal alteração prende-se com a introdução de focos de luz no palco, rasteiros, que inicialmente retiram alguma escuridão. Mas às vezes, por outro lado, não deixa de ser tudo muito brilhante, acabando por ofuscar. Essa luz está ainda presente na ponte para o último refrão, em tons vermelhos. Em geral, não há mais alterações a denotar. Será uma canção para estar na final, mas veremos ainda como será a resposta do público.

Vídeo:



Austrália - Montaigne

De recordar que a cantora australiana concorre na Eurovisão 2021 de forma remota, sendo que a sua atuação já foi pré-gravada no seu próprio país. O espaço antes dedicado aos ensaios da Austrália estão agora vazios. O palco de Roterdão volta à ação às 12h05.

Vídeo:



Macedónia do Norte - Vasil

Comentário: Com Vasil em palco, percebemos que há grandes alterações na captação de imagens da atuação de "Here I Stand". O trabalho de realização televisiva modificou-se ligeiramente, com novos planos de câmara, que encaixam melhor na apresentação da canção, sobretudo quando vemos planos mais longos e captados em profundidade. Para além disso, e apesar de o colete de espelhos se manter, a parte em que há reflexo da luz está a ser captada de forma diferente, também com bastante mais subtileza. Penso que igualmente no final, os ecrãs LED mostram imagens diferentes, mas com a contínua presença dos dourados. Vasil esteve mais seguro vocalmente (ainda que contido). Melhorias em comparação ao primeiro ensaio, mas ainda insuficientes para a passagem à final, sinto.

Vídeo:



Irlanda - Lesley Roy

Comentário: Lesley Roy teve alguns problemas cénicos em palco durante o primeiro ensaio, palco esse que é complexo em questões de adereços, e o consequente trabalho de câmara. No primeiro ensaio inclusive, a delegação irlandesa apenas conseguiu ensaiar duas vezes, e não as normais três vezes, dentro do tempo estipulado. Neste segundo ensaio, a apresentação em palco correu muito melhor. As várias perspetivas feitas com os adereços em papel encaixaram melhor em câmara, apesar de, por vezes, sentir que a iluminação em palco ainda é fraca. Para quem vê pela primeira vez, há ideias que escapam. Apesar da melhoria do cenário e da apresentação do mesmo, a cantora continua com (várias) dificuldades na segurança vocal, com partes desafinadas e fora de tom. Mas se a situação com o palco está mais resolvida, veremos se a entrega da cantora consegue ser mais confiante a cada ensaio que passa (e vamos sentindo isso). Mesmo assim, os backing vocals são capazes de assegurar também a situação. Ensaio mais seguro que o do último sábado. Suficiente para a Irlanda na final? Mantenho dúvidas.

Vídeo:



Chipre - Elena Tsagrinou

Comentário: Também quanto ao novo ensaio de "El Diablo" não temos grandes notas a apontar, já que a apresentação em palco se mantém idêntica ao anteriormente vislumbrado. Talvez Elena esteja agora mais segura vocalmente do que nos primeiros testes feitos no domingo, com melhorias consideráveis. Acho que o início ainda é um pouco 'tremido', mas a cantora vai-se sentido mais confortável com a evolução do tema. A pirotecnia e a presença de fogo em palco também está assegurada, apesar de só ser vislumbrada na última ronda do ensaio de hoje. É uma atuação que certamente conseguirá garantir o seu lugar na final de 22 de maio!

Vídeo:



Noruega - TIX

Comentário: TIX apresentou-se mais seguro em palco neste segundo ensaio de "Fallen Angel". Já tínhamos referido que a atuação tinha muitas parecenças com o cenário apresentado no MGP, final nacional do país. No cômputo geral, é isso que encontramos. No entanto, nota para a melhoria em vários dos planos de câmara, assim como da iluminação, talvez uma das falhas maiores registadas durante o primeiro ensaio. Denotam-se agora mais planos longínquos, mas que encaixam bem ao longo dos 3 minutos da proposta. Há igualmente um maior uso das luzes da Arena. TIX começa nervoso, mas esteve (bem) seguro na parte final da música, em termos vocais. Melhorias registadas, mas efeitos suficientes para um acesso à final?

Vídeo:



Croácia - Albina

Comentário: O principal destaque vai para a segurança de Albina em palco, onde se evidencia uma maior confiança da cantora ao longo da atuação. Em termos mais gerais, não há grandes pontos de alteração, à exceção de alguns planos de câmara diferentes, e mais uma ou outra luz. O início continua forte, mas não deixo de considerar que a proposta não evolui favoravelmente, perdendo-se um pouco. Talvez haja alterações também na coordenação dos dançarinos com a intérprete. Vocalmente, Albina conseguiu estar mais segura do que nos primeiros ensaios, não que isso signifique que esses problemas estejam completamente resolvidos. Em termos de iluminação e padrões nos ecrãs LED, também não há notas a acrescentar. Não vejo o país na final!

Vídeo:



Bélgica - Hooverphonic

Comentário: A proposta belga continua bastante intimista e misteriosa, e certamente não iríamos estar à espera de grande mudanças quanto a isso. Registam-se um ou outro plano de câmara ligeiramente diferentes, mas talvez nem todos estejam ainda executados da forma mais correta. Melhorias também na iluminação, com várias luzes que rompem de forma rápida em alguns momentos da proposta. A vocalista continua bastante segura de si em palco. Sei que o tema não pede isso, mas poderão ser 3 minutos (ainda) muito estáticos por parte de Geike, e achava que estes segundos ensaios pudessem trazer um pouco de mais movimento. Mesmo assim, o papel principal continua a ser cumprido! Mistério poderá ser também compreender um hipotético resultado para a canção.

Vídeo:



Israel - Eden Alene

Comentário: De alterações a registar à atuação de Israel, vemos que o adereço que cantora segura na cabeça (para simular uma coroa), e que antes só era colocado antes do último refrão, está posto desde início. Em termos de captação de imagens, também há melhorias a registar. Entre o primeiro refrão e a segunda parte da canção, a transição que é feita para o segundo palco está mais percetível, e vários planos obtidos mais em profundidade ajudam nisso. O mesmo quando a intérprete e os seus bailarinos regressam ao palco principal. A parte de mudança de guarda-roupa também foi testada de forma diferente, para que não haja percalços de maior. Eden esteve vocalmente segura, mas sabemos que "Set Me Free" é um tema exigente, o que a leva a várias contenções, sobretudo no final da proposta. Acho que houve melhorias importantes desde o primeiro ensaio, e acredito numa qualificação para a final!

Vídeo:



Roménia - ROXEN

Comentário: Alguma expectativa com o ensaio de "Amnesia", já que a situação da Roménia na competição poderá ter ficado um pouco incerta depois da primeira ronda de ensaios! No cômputo geral, a atuação parece um pouco mais trabalhada, e ROXEN ligeiramente mais confiante, apesar de a sua voz continuar a demonstrar certos nervos, o que também não facilita na respiração necessária, e deixando a situação um pouco tremida. A coreografia já antes apresentada mantém-se praticamente inalterada, o que uma vez mais pode não significar algo muito positivo, neste caso para a cantora. Em termos visuais, há planos de câmara que agora se apresentam muito mais corretos, e espelham com a devida qualidade o grafismo que é também muito atraente. Ou seja, podemos dizer que é claramente uma melhoria em relação ao ensaio do passado domingo. Mesmo assim, as falhas ainda existem, sobretudo na parte final da atuação. Vamos ver se o país consegue continuar a melhorar a situação até à derradeira semifinal!

Vídeo:



Azerbaijão: Efendi

Comentário: Contrariamente a algumas informações que circularam pelas redes, Efendi apresentou-se no palco de Roterdão com o mesmo figurino! A cantora mostrou-se novamente segura vocalmente. Continuamos a saber que a dança não é o seu forte. Em termos da atuação em si, voltamos a ter uma proposta com muito poucas alterações em comparação com o primeiro ensaio realizado. Alguns planos de câmara ligeiramente modificados, onde se pode denotar algumas imagens captadas em maior profundidade, onde claramente se nota que nesses momentos se dará a introdução de pirotecnia. E aliás, talvez tenha havido até mais fogo agora do que na primeira ronda de testes. É uma performance forte, mas que podia impressionar muito mais...

Vídeo:



Ucrânia - Go_A

Comentário: Último ensaio do dia com a Ucrânia, e a confirmação de que a EBU divulgou um comunicado onde salienta que a vocalista dos Go_A apresentou um quadro de indisposição, o que a impede de participar no ensaio de hoje. A banda fará na mesma os seus testes, neste caso com a presença de uma artista stand-in. Ficarão de lado quaisquer comentários a essa componente da performance, apesar da cantora que substitui a vocalista demonstrar ser bastante competente! Não há muitas diferenças em comparação com a atuação da primeira ronda de ensaios. O cenário, iluminação e ecrãs LED mantém a imagem já demonstrada antes. Também o trabalho de câmaras parece continuar eficiente!

Vídeo:



Amanhã, quinta-feira (13), Malta (ainda da primeira semifinal) e os países da primeira metade da SF2 também vão voltar ao palco da Ahoy para os segundos ensaios. O dia será ainda preenchido pelas novidades vindas com os primeiros testes dos BIG 5 e do país anfitrião. Durante a tarde, França, Espanha, Itália, Alemanha, Reino Unido e Países Baixos vão mostrar, pela primeira vez, a forma como se apresentarão neste ESC 2021.

Fonte: ESC 38N/ Eurovision/ Imagem e Vídeos: Eurovision

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved