Novidades

latest

Porque é que Da Chick deveria ir ao Festival da Canção

Da Chick começou a sua carreira musical em 2009 e a sua música pode ser inserida em vários géneros musicais. É a artista versátil que o Festival da Canção precisa!

Do filme "Death Proof" surgiu a inspiração para Teresa Sousa escolher o seu o alter-ego, Da Chick. A artista lançou-se com o seu EP "Curly Mess", em 2012 e três anos mais tarde, em 2015, editou o álbum "Chick to Chick". Este ano, apresentou o seu primeiro álbum totalmente produzido e composto por si mesma, o "Conversations with the Beat". Atualmente vemos o nome da artista ligada a vários festivais e concertos, sendo que já pisou inúmeros palcos nacionais, contando também com uma presença no festival holandês, Eurosonic

 

A minha descoberta da música de Da Chick surgiu através de uma viagem de carro, com o rádio sintonizado na Antena 3. "Drinks Promise Better" era o som que tocava e no ato ilegal de pegar no telemóvel enquanto conduzia, apontei rapidamente o nome da artista para mais tarde pesquisar. Fiquei rendido, primeiramente por não estar à espera que fosse uma artista portuguesa a interpretar os temas que ouvi e depois por ser tudo tão boa vibe. Sou suspeito, mas seja em sons funk, disco, hip hop, jazzy ou eletrónicos, é difícil ficar indiferente às músicas de Da Chick e quem não mexe o pé enquanto ouve um dos temas da artista, não tem groove nenhum. 

 

E "porque é que a Da Chick deveria ir ao Festival da Canção?" 

Desde a sua reformulação em 2017 que o Festival da Canção tem servido de plataforma para dar a conhecer novos artistas nacionais, ou consolidar a posição de nomes já conhecidos no panorama da música portuguesa.  

Da Chick já tem o seu nome presente na música alternativa portuguesa e a sua presença no Festival teria de ser fiel ao que é enquanto artista, ou seja, não correr no erro de mudar o seu registo, que é em inglês e apresentar uma música com letra em português, contrariando aquilo por que é conhecida enquanto artista. Temos vários exemplos do resultado dessa mudança e todos sabemos qual é. 

Para além disto tudo, a presença de Da Chick no Festival da Canção traria novas sonoridades e estilos musicais ao concurso, sendo uma lufada de ar fresco ao espetáculo e no meio das baladas óbvias que irão existir, será um bop. Se poderia lutar pela vitória final, carregando a responsabilidade de ser a primeira música de Portugal cantada inteiramente em inglês na Eurovisão? Sim, mas para isso há que mudar as mentalidades das pessoas encarregues da votação.

Imagem: facebook.com/dachicklete/Vídeos: youtube.com 

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved