Novidades

latest

[Comentário] FC 2020: Jimmy P – "Abensonhado"


Jimmy P – "Abensonhado"


Andreia Valente: Não sou fã de hip hop, muito menos de hip hop português, mas gosto imenso do instrumental de “Abensonhado” (até é capaz de ser o meu favorito) e da temática. Jimmy P merece um lugar na final do Festival da Canção, mas rap ainda não justificou a sua existência na Eurovisão. 


Catarina Gouveia:  Perdoem-me a ignorância de quem não percebe nem gosta nada de rap. É que por muito que queira, não consigo gostar de nada aqui. São gostos, acho eu? Os assuntos abordados na canção são fortes, é um tema que faz pensar, mas parece-me, com toda a minha ignorância, o tema de praticamente todas as canções do género. 


Daniel Fidalgo: O forte deste tema é o conteúdo. A letra toca em vários pontos fragmentastes da sociedade e sente-se emoção nas palavras. A produção na parte final da canção é forte e a canção progride naturalmente. Uma excelente canção que representa o que se ouve nas rádios nacionais, mas que não representa o contexto musical europeu e, que por isso, na Eurovisão, não teria grande futuro. 


Jessica Mendes: Eu não gosto de rap e, do pouquíssimo que conheço, também não posso dizer que gosto do cantautor desta música. Musicalmente, acho que esta proposta é paupérrima. A nível de letra, tiro-lhe o chapéu. Há ali muita coisa que não rima e isso sempre me fez confusão, mas é de louvar que em 3 minutos ele tenha conseguido encaixar uma história de vida capaz de nos alertar para muitas coisas que, se calhar, nos passam ao lado no dia a dia, mas com as quais ele sempre teve de lidar. Agora por favor não me estraguem a língua portuguesa: ""Eu percebi que eu perdi-me algures no caminho", não, ok?


João Vermelho: Jimmy P não é dos meus artistas prediletos, contudo esta canção até, de certa forma me surpreendeu. Não acho que seja um tema que possa ter um bom resultado na Eurovisão, mas talvez seja dos temas mais coesos, com uma boa letra, um bom instrumental, acho que apenas falta um bom refrão, ou algo que o destaque. Não o tenho mais alto no meu top porque o género musical  -como disse anteriormente - não é dos meus prediletos.  


Neuza Ferreira: Ora aqui está o maravilhoso “hip hop tuga”. Confesso que não sou fã do género, nem do Jimmy P, mas este instrumental e, principalmente, esta letra convenceram-me de tal modo a que “Abensonhado” é um dos meus temas favoritos desta edição do Festival da Canção. Para consumo interno? Talvez; acredito que os fãs do Jimmy P estejam bastante satisfeitos com esta música. Para a Eurovisão? Não. 


Pedro Lopes: Não sou fã de rap, e nem vai ser pelo Jimmy P, nome maior desse estilo em Portugal, estar em destaque no Festival da Canção, que vou passar a ser. Acho a inclusão de cada vez mais estilos uma tirada muito inteligente por parte da equipa RTP, que continua a abrir o leque de temáticas e géneros a públicos distantes. O tema não é, de todo, mau. Continuo na linha de apreciar os instrumentais, em detrimento do resto. Contudo, aqui, e porque o estilo também o pede, a letra não vem às três pancadas, e é muito mais sóbria, no sentido de estar em consonância com a essência do rap. O coro assenta bem na música. No cômputo geral, não tenho dúvidas de que a música pode obter respostas positivas por parte do público.


Tiago Lopes: Antes demais, devemos destacar a "coragem" do Jimmy P em não só em cantar o seu tema, mas por apresentar um estilo musical inédito no Festival da Canção. A melodia não é de longe o melhor deste tema, mas neste caso a voz e a letra tiveram o destaque merecido. Espero que alcance a final e seja uma porta para que novos sons entrem no Festival.




   Andreia Valente: 4 pontos
Catarina Gouveia: 0 pontos
     Daniel Fidalgo: 5 pontos
    Jessica Mendes: 7 pontos
   João Vermelho: 1 ponto
    Neuza Ferreira: 6 pontos
       Pedro Lopes: 1 ponto
         Tiago Lopes: 3 pontos





1.º Blasted - "Rebellion" - 77 pontos
2.º Jimmy P – "Abensonhado" - 27 pontos
3.º Filipe Sambado - "Gerbera Amarela do Sul" - 26 pontos
4.º Kady - "Diz Só" - 20 pontos
5.º Elisa Rodrigues - "Não voltes mais"- 19 pontos

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved