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[Especial] ESC 2019: quais serão os 10 finalistas da 2ª semifinal?


Já são conhecidos os primeiros 10 finalistas da primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2019. O alinhamento da Grande Final está quase completo e falta apenas conhecer quem ocupará as últimas 10 vagas.

Arménia, Irlanda, Moldávia, Suíça, Letónia, Roménia, Dinamarca, Suécia, Áustria, Croácia, Malta, Lituânia, Rússia, Albânia, Noruega, Holanda, Macedónia do Norte e Azerbaijão são os 18 países que estão em concurso na segunda semifinal do ESC 2019. 10 irão seguir para a final, enquanto que os restantes irão regressar aos seus países mais cedo. Quem terá a sorte de prolongar a sua estadia em Israel?

Finalistas Quase Garantidos

Suíça: "She Got Me" era considerada uma das grandes favoritas a vencer o ESC 2019. Depois dos ensaios, a desilusão dos fãs era notória, o que não deverá ser suficiente para roubar a final ao país. Luca dança muito, mas canta pouco. A atuação é previsível, os planos de câmara são demasiado distantes e as cores e projeções utilizadas não estão ao nível de uma favorita. Vai à final, justamente diria eu, mas com o sabor amargo da desilusão.




Suécia: Com um dos melhores ensaios da semana passada, podemos afirmar que a Suécia veio para ganhar. Os planos de câmara são fabulosos e o John está a cantar melhor do que nunca. O tom gospel, presenta na canção e na atuação, piscam o olho ao painel de jurados, ao mesmo tempo que cativa o público em geral. Uma atuação que visualmente funciona na perfeição. Quem sabe se para o ano não estaremos uma 3ª vez na Suécia em menos de 10 anos... 





Malta: A julgar pelo favoritismo do país, pela voz de Michela e pela canção, acredito que o país não terá problemas em qualificar-se. Caso analisasse apenas a atuação nos ensaios, já teria as minhas dúvidas. A cantora não é lá muito carismática e não tem a fluidez no corpo para um canção destas. Para além disso, o país foi alvo de problemas técnicos por parte da produção. Acredito, mesmo assim, que o país irá chegar à final.




Rússia: Nunca gostei de "Scream" pelo excesso de drama, mas como já era de esperar, os ensaios deram uma nova vida à canção. No palco existem espelhos tecnológicas com várias imagens de Sergey a tentar escapar do sítio onde se encontra preso. A atuação é também obscura e intrigante. Pela voz, atuação e favoritismo, a Rússia estará na final do ESC 2019.



Holanda: A sensibilidade e a vulnerabilidade do vídeo da canção não foram transportados para o palco. Duncan e a delegação holandesa decidiram antes jogar com o máximo de simplicidade, metendo apenas um piano em palco. Não vos vou mentir dizendo que não fiquei desiludido. O principal problema é o trabalho de câmaras que não está a mostrar a fragilidade e a força da canção. No entanto, dou nota máxima para o tema e para a voz. A Holanda vai estar definitivamente na final, mas a vitória poderá não ser tão certa como o esperado.



Macedónia do Norte: Pela primeira vez em muitos anos, o país acerta em cheio no staging. Tamara canta de uma forma excecional e a os espelhos no palco dão uma certa classe à atuação. O tema não é dos meus favoritos, mas esta interpretação está, sem dúvida, dentro das melhores do ano.



Azerbaijão: "Truth" foi me conquistando ao longo do tempo e depois de ver o staging devo confessar que ainda fiquei mais surpreendido. Os planos de câmara dão uma outra dimensão à canção e o Chingiz tem uma boa presença em palco. Será uma qualificação fácil a meu ver.



Países em Risco

Arménia: "Walking Out" tem uma produção forte e distinta de qualquer outra canção deste ano. Srbuk, apesar da excelente voz, revelou alguns problemas de controlo durante a semana passada. Pelos ensaios, temo que a atuação não tenha tanto dinamismo quanto a canção e a cantora. O final da atuação é preenchido com fogo e uns vocais demasiado estridentes. Será que veremos a Arménia a ficar dois anos consecutivos pela semifinal?



Moldávia: Achava eu que a Anna não teria qualquer tipo de chances de alcançar a final até ver os ensaios da cantora... o staging é uma cópia da atuação da Ucrânia em 2011 e serve simplesmente para desviar as atenções da falta de qualidade da canção. A cantora tem uma voz poderosa e a final é uma possibilidade. Será justa a passagem? Obviamente que não...



Letónia: Ao contrário da maioria, eu não colocaria a Letónia como uma não finalista garantida. A sobriedade da canção e o timbre doce e delicado da cantora podem conquistar bastantes pontos do painel de jurados e, quem sabe, do público. A atuação está bonita e cria um certo mistério. Quem sabe se não ficaremos de queixo caído com os resultados.



Roménia: Eu nunca considerei "On A Sunday" um tema propriamente interessante: é demasiado repetitivo e enfadonho para o meu gosto. O staging, contudo, traz uma brisa de ar fresco à canção. Inspirada no conde drácula, a atuação decorre em tons de azul com umas projeções surpreendentes.



Dinamarca: Há quem diga que é finalista sem dúvida e outros que dizem firmemente que a canção não tem hipóteses. Eu cá tenho as minhas dúvidas. A atuação é igual à da final nacional, a Leonora canta bem e a canção é doce. Será suficiente para alcançar a final? Talvez sim... ou talvez não.



Albânia: O tema cantado pela Jonida é um dos meus favoritos este ano. O tom místico e cultural da canção e a extraordinária voz da cantora são os pontos fortes da Albânia. Já o staging não está no mesmo nível. Os planos de câmara não são os mais acertados e não há muito a acontecer em palco. Acredito, no entanto, que a Albânia estará na final, visto achar que o painel de jurados respeitará tal canção e tal voz.



Noruega: A certeza que ficou depois dos ensaios é que a Noruega está definitivamente afastada da vitória. O staging está fraco, sem nenhum elemento interessante, demasiado escuro e pouco dinâmico. Nesta fase duvido até da qualificação do país. Poderá ser o flop do ano.



Eliminados Quase Garantidos

Irlanda: Relativamente aos ensaios, há quem tenha gostado e há quem tenha odiado. "22" por si só já não é uma obra prima musical, apesar da boa onda que transmite. Com um staging completamente desconexo da canção, duvido que a Sarah chegue à final. Falta garra e coesão nesta aposta.



Áustria: Por mais que goste da canção e do que vi durante os ensaios, algo me diz que não será suficiente. A cantora teve alguns problemas de afinação ao mesmo tempo que a voz não foi suficientemente forte. No entanto, o brilho da estrutura triangular em contraste com o escuro resulta bem. As casas de apostas não estão a favor da Áustria, apesar de ter sido recebida razoavelmente bem na press center. 



Croácia: Eu sempre pensei que a Croácia viesse com um staging extravagante, mas enganei-me. O que dá mais nas vistas, para além da voz de Roko, são aquelas asas que já deveriam ter ficado presas em edições anteriores do ESC. A canção é da década passada, mas poderia resultar com uma atuação bem elaborada. Pelo que vi nos ensaios, a Croácia não deverá alcançar o apuramento.



Lituânia: A canção é fruto de pouco trabalho e a atuação, apesar de visualmente engraçada, não deverá salvar o tema. Uma apresentação chata e uma voz abaixo da média. Tenho que referir, no entanto, que já assisti a passagens deste país à final com canções piores. Espero que a Lituânia não roube um lugar a quem de facto se esforçou para chegar à final.



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