Chipre, Montenegro, Finlândia, Polónia, Eslovénia, República Checa, Hungria, Bielorrússia, Sérvia, Bélgica, Geórgia, Austrália, Islândia, Estónia, Portugal, Grécia e São Marino irão atuar dentro de algumas horas no palco do ESC 2019, mas apenas 10 irão voltar a pisá-lo no próximo sábado. Quem conseguirá chegar à Grande Final do certame?
Finalistas Quase Garantidos
Chipre: Tamta mostrou ser uma performer carismática e profissional. O outfit é maravilhoso, embora considere as vestes dos bailarinos demasiado escuras. O país traz-nos mais uma vez uma boa produção, à semelhança do ano passado, mas um pouco menos impactante. Apesar da voz de Tamta não ter estado no ponto durante os ensaios, o país manteve-se estável nas casas de apostas e recebeu o apoio da press room. Dificilmente veremos o Chipre a ser eliminado.
República Checa: Com um dos stagings mais coloridos do ano, o carismático e competente Lake Malawi não irá passar despercebido. O país foi dos que mais subiu nas casas de apostas e teve uma receção calorosa na press center. Pela primeira vez deverão estar dois anos consecutivos na final.
Sérvia: Um staging lindíssimo e uma voz maravilhosa. O vestido é semelhante ao da final nacional, mas mais impactante. A cantora parece estar presa numa espécie de furacão que é projetado nos LED´s. Obviamente que não passará despercebia pelo painel de jurados e duvido que não fique nos 10 favoritos por parte do público.
Austrália: Possível candidata a vencer a semifinal. Um staging vertiginoso, com uma produção surpreendente. Uma versão muito melhorada daquilo que se viu na final nacional australiana. Kate tem uma voz e uma postura em palco contagiantes e a final está mais do que garantida. Vai ser o dark horse do ano!
Islândia: Os Hatari são fabulosos e o staging está qualquer coisa. Muito bem realizado, com o nível de pirotecnia certo, muita sexualidade à mistura e uma prestação vocal melhor do que nunca. Uma excelente canção, apresentada ao mais alto nível. Sem surpresas, a Islândia está a caminho da final.
Grécia: Apesar de ter achado o ensaio um pouco aquém da qualidade da canção, Katerina Duska não deverá ter grandes problemas em qualificar-se. "Better Love" é uma excelente canção, cantada por uma voz característica e apresentada de um modo sóbrio e bonito. Para além disso, manteve-se estável nas casas de apostas e foi bem recebida na press room.
Países em Risco
Polónia: As Tulia trazem-nos uma excelente canção folk, que deverá ser amada por um grupo considerável de pessoas. As vozes estão afinadas e não soam estridentes. O palco é bem tradicional, bem como os outfits. Talvez a delegação pudesse arriscar um pouco mais e sendo a canção polarizadora, fica a dúvida quanto à sua qualificação.
Eslovénia: O duo representa o seu país logo a seguir à Polónia, que nos traz uma atuação colorida, tradicional e memorável. Portanto, ver a Eslovénia ir embora mais cedo não seria uma grande surpresa, tendo em conta que a canção poderá passar despercebida. A canção é excelente, a química entre o casal continua bem sintonizada, mas falta qualquer coisa para poder colocar a Eslovénia como uma finalista certa.
Hungria: A canção soa mais forte que na final nacional do país e Joci canta com muito sentimento. As projeções são bonitas e a atuação foi bem recebida na press room. Apesar de tudo, ainda acho que a canção não tem um momento suficientemente forte para a considerar uma clara finalista. Penso que chegará à final, mas nunca se sabe...
Bielorrússia: Acredito que pelo público o país estará entre os 10 favoritos, mas duvido que o mesmo aconteça com o painel de jurados. Há uma grande melhoria a todos os níveis desde a final nacional e Zena está a cantar e a dançar melhor do que nunca. O staging é adequado à canção e tem muita pirotecnia. A ver vamos o destino do país.
Geórgia: Achavam que a Geórgia estaria definitivamente fora da final? Enganem-se... o staging está fabuloso e faz com que ouçamos a canção de um modo diferente. Há muito fogo e fumo e as projeções são impactantes, bem como o carisma do cantor. Os planos de câmara também parecem estar no ponto. É difícil, mas é possível!
Portugal: Se o Conan já foi dos favoritos a ganhar o ESC 2019, hoje está em risco de nem à final chegar. A canção continua a merecer ir mais longe, tal como o cantor, mas esta atuação... os planos de câmara não são os melhores, o trabalho de luzes é inexistente e a queda nas apostas foi abismal. A esperança é a última a morrer e estarei aqui a apoiar o meu país, mas a final está cada vez mais distante.
Eliminados Quase Garantidos
Montenegro: O país traz-nos o pior staging do ano. Os D Mol encontram-se alinhados de frente para a plateia e cada um dança à sua maneira. É uma desordem tal, que chegam a transparecer um certo amadorismo. Nada funciona nesta atuação e a canção é simplesmente um desastre.
Finlândia: A nível vocal, Sebastian melhorou bastante. No entanto, a canção não é suficiente para alguém pegar no telemóvel e votar, embora não seja uma má canção. A dançarina, o cantor e Darude encontram-se dispersos por diferentes pontos do palco. Há planos de câmara interessantes, mas falta-lhe arrojo para chegar ao próximo nível.
Bélgica: Eliot carece de carisma e desafina no refrão. A canção não soa tão forte como na versão estúdio e o staging é desinteressante e pouco apropriado. Os outfits não são bonitos e não funcionam na câmara. Ainda poderá haver alguma hipótese de passagem à final, mas numa semifinal tão diversa musicalmente, a Bélgica deverá cair no esquecimento.
Estónia: Pelos vistos os efeitos visuais que acompanham a atuação não estão a resultar e sejamos sinceros: o único aspeto positivo desta aposta seriam esses efeitos. A canção é chata, o cantor é fraco e o resto do staging é demasiado monótono para alcançar a final.
San Marino: A sensação que tenho é que o Serhat está a cantar cada vez pior e como já seria de esperar, o staging está abaixo do necessário para alcançar a final. San Marino não deverá ser bem recebido nem pelo painel de jurados nem pelo público,
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