Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2019: Espanha



Miki - "La Venda"



Andreia Valente: Oh Espanha, poderias ser mais maravilhosa? “La Venda” é tudo o que eu quero dos nossos hermanos. “La Venda” torna-se a canção mais contagiosa do ano e talvez será a canção que nos vamos relembrar de 2019 daqui a 20 anos. 

Catarina Gouveia:  É com esta canção que decidi implicar este ano, portanto vou dizer que acho isto inaudível e insuportável de tão irritante que é. 

Daniel Fidalgo: O instrumental de “La Venda” é daquelas produções que se ouve e sabe-se de imediato de que país é proveniente. É divertido, alegre, ritmado e cheira a febras de porco servidas num pão. E não estou sequer a criticar! Quem não gosta de libertar o seu lado feirante e levar com litros de cerveja pela cabeça abaixo? Em comparação com o ano passado… que estupidez, nem vale a pena comparar: “La Venda” é muito superior, mesmo sendo bem mediana. 

Jessica Mendes: Parabéns Espanha, conseguiram transformar uma música que parecia 100% amadora numa música que parece 120% amadora. A base de “La Venda” é miserável mas há que ver as coisas pelo lado positivo…. Pelo menos é animada?

João Vermelho: O instrumental da canção espanhola não é nada de novo neste registo de canção popular espanhola, porém é bastante cativante e apelativo. Preferia a versão original.

Neuza Ferreira: Enfim, não consigo perceber porque é que fizeram ajustes no instrumental. Tentaram fazer com que a música ganhasse um estilo mais internacional e a verdade é que acabaram por estragar o melhor que existia nesta proposta. Contudo, continuo a gostar bastante do ritmo animado e divertido que é apresentado.

Pedro Anselmo: Uma canção mesmo à Espanha, animada, típica de uma fiesta. Toda a gente dançará com uma canção assim e baterá palmas ao ritmo.

Pedro Lopes: Um caso típico. Tudo corria bem depois da escolha de “La Venda” para a Eurovisão, mas tinha que vir revamp. Não foi o caso mais catastrófico de mudanças em músicas. Acontece que havia partes da canção que estavam muito bem (o final, por exemplo, tendo em conta a minha mais singela opinião), que desapareceu. Alguns sons introduzidos acabaram por assentar bem, mas, sobretudo no refrão, sinto que a música perdeu intensidade. O que é uma pena!

Tiago Lopes: Com o revamp parece que ganhámos uma melodia de apoio à seleção nacional. Muitos sons ao mesmo tempo que nos fazem dançar e certamente será uma boa música para os dias de verão. 


Andreia Valente: O Miki é profissional a desafinar quando sobe ao palco, mas confio que vai compensar com energia e charme (e eye candy). 

Catarina Gouveia:  O Miki a cantar é algo semelhante ao que se ouve num concerto a sério, quando um cantor vira o microfone para um louquinho qualquer do público.

Daniel Fidalgo: O ponto mais fraco desta proposta é a voz de Miki. Ele não desafina, nem sequer tem um timbre desagradável… mas simplesmente não é uma voz que acrescente muito a uma canção. No entanto, é competente e encaixa bem em “La Venda”.  

Jessica Mendes: Miki está longe de ser um bom cantor. Desenrasca, faz os seus passos de dança duvidosos, sorri um bocadinho e nós deixamo-nos ir porque no fundo nem estamos a ligar.

João Vermelho: Miki tem a voz certa para este tema, não tem uma grande voz, mas tem o registo certo para fazer uma excelente interpretação de “La Venda”.

Neuza Ferreira: Fraquinha. Serve para a canção, mas não é nada de jeito. Típico cantor banal.

Pedro Anselmo: O rapaz tem de fazer natação para ganhar mais fôlego para isto. 

Pedro Lopes: O Miki não terá a melhor voz de Espanha (não conseguiu ganhar a OT, só por isso cof cof) e também não terá a melhor desta edição do ESC. Mas é competente o suficiente para que esta música festivaleira tenha sentido.

Tiago Lopes: Talvez o melhor da proposta. Miki tem a voz certa para este tema, consegue incutir alegria e entusiasmo com a sua interpretação e consegue ser competente ao mesmo tempo. 


Andreia Valente: Amo a mensagem de “La Venda”. Faz-me querer sair do carro e começar a dançar no trânsito. 

Catarina Gouveia:  Se eu ler a letra sem a ouvir até nem a acho má de todo.

Daniel Fidalgo: Depois de se ouvir o refrão, nada nem ninguém vos vai conseguir tirar da cabeça o “LA VENDA YA CAYÓÓÓÓ”. 

Jessica Mendes: Tendo em conta o sentido geral da música, acho que há versos que não fazem qualquer tipo de sentido. Ainda assim, adoro a maneira como a letra está estruturada e se encaixa no ritmo em si.

João Vermelho: Neste tema temos a típica letra de uma canção popular espanhola, porém gosto imenso das pontes entre os versos, quase como respostas aos versos anteriores. E, claro, a letra fica na cabeça. 

Neuza Ferreira: Pobre, muito pobre. Aliás, se alguém me conseguir explicar agradeço. Venda? Que venda?!

Pedro Anselmo: Não é a letra mais profunda mas é engraçada.

Pedro Lopes: : A letra não deixa de ser um pouco “tonta”, diria. É animada, encaixa com tudo o resto que a música nos dá. E o que nós precisamos é de animação! Lo que ere, ere e!

Tiago Lopes: Começar por dizer o óbvio: “perdes-te porque há um caminho”, etc. Depois arranjar um refrão jeitozinho porque, sejamos honestos, a Europa anda louca com a língua espanhola e soa tudo bem. 


Andreia Valente:  Melhor resultado desde “Dime” com bom staging ou bottom 5 com péssimo staging. 

Catarina Gouveia: Acho que este arraial heterossexual vai ficar no top15 e odeio isso.

Daniel Fidalgo: Não faço a mínima ideia. Mas algo me diz que não irá ficar tão bem colocado como a maioria julga. Então depois do revamp...

Jessica Mendes: Segunda metade da tabela.

João Vermelho: Com um bom staging, fugirá certamente do bottom 5.  

Neuza Ferreira: Vai ficar nos últimos lugares.

Pedro Anselmo: Talvez cheguem ao top 20.

Pedro Lopes: Top 15.

Tiago Lopes: Se atuar na primeira parte da final, ficará muito em baixo na classificação. 


Andreia Valente: 12 pontos.

Catarina Gouveia: 0 pontos.

Daniel Fidalgo: 5 pontos.

Jessica Mendes: 5 pontos.

João Vermelho: 7 pontos.

Neuza Ferreira: 6 pontos.

Pedro Anselmo: 10 pontos.

Pedro Lopes: 8 pontos.

Tiago Lopes: 4 pontos.

Total: 57 pontos


Andreia Valente: Nem gosto de cerveja, mas estou prontíssima para pedir uma SuperBock e ir dançar ao som de “La Venda” com estranhos. 

Catarina Gouveia:  Se esta canção tivesse cheiro, cheirava a suor de adolescente que não gosta de banho e a salsichas fritas.

Daniel Fidalgo: A venda já caiu… esperemos que Espanha não caia também.

Jessica Mendes: Quando é que a Espanha desiste simplesmente disto?

João Vermelho: A venda do bottom 5 já caiu.

Neuza Ferreira: Ave Maria madre de Dios.

Pedro Anselmo: Lo que ere, ere e… Pelo menos estão resignados a qualquer que seja o destino desta música.

Pedro Lopes: Espero que seja apenas a venda a caíram e não a Espanha, uma vez mais…

Tiago Lopes: Lo que ere… É outro flop. 


1.º Holanda - 96 pontos2.º Portugal - 90 pontos; 3.º Rússia - 81 pontos; 4.º Suécia  - 78 pontos; 5.º Noruega - 76 pontos; 6.º Chipre - 74 pontos; 7.º Hungria - 73 pontos; 8.º Eslovénia - 70 pontos; 9.º Malta - 69 pontos; 10.º Albânia - 67 pontos; 11.º Grécia - 67 pontos; 12 Arménia - 66 pontos; 13.º Bélgica - 65 pontos; 14.º Suíça - 64 pontos; 15.º Islândia - 61 pontos; 16.º Espanha - 57 pontos; 17.º São Marino - 57 pontos; 18.º Macedónia - 57 pontos; 19.º Roménia - 57 pontos; 20.º Azerbaijão - 55 pontos; 21.º Áustria - 53 pontos; 22.º Estónia - 51 pontos; 23.º Letónia - 49 pontos; 24.º Austrália - 48 pontos; 25.º Sérvia - 48 pontos; 26.º Irlanda - 46 pontos; 27.º República Checa - 43 pontos; 28.º Dinamarca - 43 pontos; 29.º Alemanha - 43 pontos; 30.º Bielorrússia - 42 pontos; 31.º Polónia - 39 pontos; 32.º Finlândia - 39 pontos; 33.º Lituânia - 30 pontos; 34.º Croácia - 22 pontos;  35.º Moldávia - 22 pontos; 36 Montenegro - 19 pontos; 37.º Geórgia - 12 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved