Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2019: República Checa



Lake Malawi - "Friend Of A Friend"



Andreia Valente: Uma canção que eu adoraria ouvir na rádio, mas que me deixa muito confusa como conseguiu chegar ao palco da Eurovisão. O refrão fica na cabeça. Ao vivo, “Friend of a friend” fica com tanta energia como um cadáver da Segunda Guerra Mundial. 

Catarina Gouveia:  Não posso dizer que deteste, mas acho que mudaria de estação se isto começasse a dar na rádio. Um downgrade.

Daniel Fidalgo: Uma canção cheia de boa disposição, descomprometida e alegre. Uma lufada de ar fresco no meio de tanta agitação eurovisiva. O instrumental é bem moderno, com elementos de música eletrónica bastante interessantes. 

Jessica Mendes: São três minutos perfeitamente desnecessários nas nossas vidas. É tudo desinteressante e a ponte entre as partes e os refrões é dolorosa de se ouvir. A República Checa é o exemplo perfeito do que é passar de cavalo para burro. 

João Vermelho: Adoro estas canções com um toque disco, mas ao mesmo tempo moderno, talvez seja o instrumental que mais me agrada este ano, tendo em conta o meu gosto pessoal.

Neuza Ferreira: “Friend of a Friend” é bastante ritmada e animada. Não sei porque, mas acho este instrumental tão acolhedor; não me canso de ouvir.

Pedro Anselmo: Uma canção pop, retro, parece que nos remete para os anos 80 ou 90. É ritmada e engraçada no refrão. Não gosto de algumas paragens e algumas partes chegam a irritar-me.

Pedro Lopes: A música tem uns momentos bastante contagiantes, mas parece sempre à base de um cliché muito, muito grande. Também não cresce para lado nenhum, fica naquele registo. É básica e, por isso, não ganha pontos atrativos.

Tiago Lopes: "Friend of a friend” tem uma melodia muito radio friendly, sons electrónicos fáceis de escutar, mas não é nada que espante.


Andreia Valente: O vocalista dos Lake Malawi tem uma voz especial. Tem um charme único. 

Catarina Gouveia: Apesar de ser competente, não gosto nada da voz do vocalista. Acho que o problema é meu e não propriamente dele.

Daniel Fidalgo: É muito agradável e encaixa como uma luva nesta canção.

Jessica Mendes: Engraçadita, competente e tal mas é isso.

João Vermelho: O vocalista dos Lake Malawi tem a voz necessária para esta canção, mas sobretudo a energia e o carisma para a mesma.

Neuza Ferreira: A voz dele não é nada de mais, mas é bastante doce e suave. É acolhedora, tal como o instrumental.

Pedro Anselmo: Não é a melhor voz mas safa-se.

Pedro Lopes: O registo vocal dele é interessante, isto porque, para o meu gosto pessoal, encaixa. No entanto, é completamente compreensível que a maioria não ache muita piada. Também não sou o maior fã das partes faladas que me fazem pontuar menos a proposta. Gostava de ver também mais versatilidade por parte do cantor porque, apesar do registo interessante, chegamos ao fim irritados com o tema.

Tiago Lopes: Tendo apenas o vídeo oficial disponível, a voz dele não parece ser algo de extraordinário, sendo que a música também não parece pedir uma grande interpretação a nível vocal. 


Andreia Valente: Imaginem que o vosso namorado dizia que os vizinhos a fornicarem fazem os mesmos sons que vocês a fornicarem e depois fica durante 3 minutos a falar da vizinha. Eu ficava solteira muito rapidamente. 

Catarina Gouveia:  Dou umas palmadinhas nas costas de aprovação por ser uma letra diferente com um pouco de audácia. 

Daniel Fidalgo: O refrão vai viver na nossa mente durante meses… because she is only a friend of a friend of a friend of a friend. 

Jessica Mendes: Não sei se já tiveram o prazer de analisar esta letra magnífica mas atentem no seguinte: no primeiro verso do refrão a rapariga é amiga de um amigo de um amigo de um amigo e a seguir já é só amiga de um amigo de um amigo. Epa pelo menos sejam coerentes.

João Vermelho: A letra apesar de não ser nada do outro mundo e sem uma grande mensagem, é uma letra engraçada, que fica na cabeça e é super cantável.

Neuza Ferreira: Esta letra parece a história de uma série da Netflix que eu, provavelmente, iria perder tempo a ver.

Pedro Anselmo: A letra começa “bem”. Não é grande coisa.

Pedro Lopes: Se a música tivesse uma construção diferente e melhor, quer em temos do instrumental quer mesmo da forma como o vocalista a interpreta, isto seria tão melhor. Porque, para mim, a letra é a melhor parte da canção, por ser divertida, por falar de um tema que muitos evitam, mas que, ao fim ao cabo, pode ser muito constante. 

Tiago Lopes: Uma letra que podia ser engraçada, mas que se torna repetitiva e chata.


Andreia Valente: Fica na semifinal. 

Catarina Gouveia: O downgrade de qualidade terá o seu reflexo no resultado.

Daniel Fidalgo: Infelizmente, por vir do país que vem, acho que vai ficar pela semifinal. Por mim era finalista. 

Jessica Mendes: Boa competição para o último lugar.

João Vermelho: Tenho receio que não passe à final…

Neuza Ferreira: Depende do que faça em palco, mas com jeitinho deve conseguir um top 15.

Pedro Anselmo: Não deverá passar da semifinal.

Pedro Lopes: República Checa de volta aos lugares a que mais está habituada: fora da final!

Tiago Lopes: Difícil a passagem à final.


Andreia Valente: 1 ponto.

Catarina Gouveia: 3 pontos.

Daniel Fidalgo: 8 pontos.

Jessica Mendes: 1 ponto.

João Vermelho: 12 pontos.

Neuza Ferreira: 7 pontos.

Pedro Anselmo: 3 pontos.

Pedro Lopes: 4 pontos.

Tiago Lopes: 4 pontos.

Total: 43 pontos





Andreia Valente: Fico entre o estado de “nem acredito que isto vai estar na Eurovisão” e “mal posso esperar por cantar todas as palavras quando isto estiver na Eurovisão”. 

Catarina Gouveia: Aquele tipo de música irritante que todos acabamos por cantar de trás para a frente.

Daniel Fidalgo: Vai ser o hino injustiçado desta edição.

Jessica Mendes: Com músicas dessas nem amiga de um amigo de um amigo de um amigo ela vai querer ser!

João Vermelho: Acho que se vai manter na friend zone. 

Neuza Ferreira: Na realidade, o que me conquistou foi a cara super fofa do vocalista e não a música.

Pedro Anselmo: Não há muito entre mim e esta música… e não existe nenhuma mensagem subliminar nisto.

Pedro Lopes: Cantor extremamente adorável para conseguir falar mal da canção. Sorry!

Tiago Lopes: Nem com o amigo do amigo lá vais.


  1.º Chipre - 74 pontos; 2.º Hungria - 73 pontos; 3.º Eslovénia - 70 pontos; 4.º República Checa - 43 pontos; 5.º Bielorrússia - 42 pontos; 6.º Polónia - 39 pontos; 7.º Finlândia - 39 pontos; 8 Montenegro - 19 pontos; 

Ajude-nos a escolher a melhor canção do ano. Pontue as canções do ESC 2019 AQUI. A votação final (com a junção dos votos da equipa CE e dos votos do público) será revelada a 3 de maio.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved