Novidades

latest

[Especial] Os nossos Eurotemazos favoritos


Com o final da Operación Triunfo, chega o momento da Espanha escolher a canção que irá representar o país no Festival Eurovisão da Canção 2019.

A Radio y Televisión Española (RTVE), emissora espanhola, revelou snippets dos 17 temas que estão na corrida para representar Espanha no ESC 2019. 

Até dia 2 de janeiro, estará aberta a votação para a audiência escolher 3 temas dos 17 snippets e um júri escolherá outros 7 temas. As 10 canções escolhidas serão posteriormente gravadas por completo e estarão numa gala especial, onde vai ser escolhida a canção representante da Espanha.

Pode ouvir os snippets e votar: [AQUI]

A equipa do Crónicas de Eurofestivais já tem as suas propostas favoritas.

Andreia Valente

"La Venda" - Miki


Não sendo fã da voz, penso que a única performance memorável de Miki na Operación Triunfo foi "Una Lluna a L’aigua" e “La Venda” traz tudo o que resultou com essa performance. “La Venda” é uma festa por si só – festivo, animado, dançável e quase primitivo. Desde a primeira vez impressão que é impossível não se ficar contagiado. 

Com o acordeão que remete para o toque de “La Pegatina” e a energia de “Sofia” de Alvaro Soler, esta canção afasta-se da fórmula eurovisiva sem risco em que a equipa espanhola aposta sempre. E, meus amigos, bem que eles precisam de ar novo! 

Poderá “La Venda” ser um hit eurovisivo? Claro que não. No entanto, tem todo o potencial de ser um momento memorável de festa em Israel.


Catarina Gouveia

“Muérdeme” - María


A canção de María é toda uma lufada de ar fresco, bem condimentada com atrevimento, audácia e irreverência. Coisas que, na verdade, têm faltado à Espanha nos últimos anos e os resultados são espelho disso. 

A maior parte das propostas para representar Espanha são modernas e dançáveis. Dessas, apenas “Muérdeme” não dá a sensação de existirem outras tantas quase iguais já feitas e mais do que batidas. E, mais importante, é uma canção feita à medida da intérprete. A voz e carisma de María são os ingredientes perfeitos para isto.

A produção da canção (algo que se reproduz em todas as outras) está a gritar por melhoramentos, o que dá uma ainda maior vontade de votar para ver o que irá sair daqui. 

O feedback que a única canção de María tem recebido é um plot twist tão agradável. María não só merecia ter estado entre os cinco finalistas, como também merece ter o palco eurovisivo só para ela. É tão fácil imaginá-la numa arena ao rubro, nas festas eurovisivas, nas rádios, em todo o lado. Juntamente com “La Clave”, é a canção com o potencial para explodir ao nível de “Lo Malo”, que os espanhóis não podem desperdiçar desta vez.


Neuza Ferreira

“Nunca Fui” - Carlos Right


Do que pudemos ouvir das 17 canções, a que mais me chamou a atenção foi a “Nunca fui”, interpretada pelo Carlos. A canção tem uma sonoridade pop que se difere de todas as outras que estão também na corrida para representar Espanha na Eurovisão. À primeira audição, o que me veio à cabeça foi “isto não é um tema eurovisivo”, mas a verdade é que essa tal conceção de que há músicas que são feitas para a Eurovisão tem vindo a cair, portanto, creio que esta poderia perfeitamente vingar no palco do certame. A letra parece-me bastante boa. Posso até dizer que, em certa parte, me identifico um pouco com ela. Talvez seja até por aí que simpatizei logo com o tema.

Quanto ao Carlos, não tem uma voz incrível, de todo, e pelo que se viu na OT também não é um grande intérprete no que toca a grandes espetáculos, mas isso não será um problema: a canção não parece exigir muito vocalmente e também não é com grandes espetáculos que se ganham concursos.

Espero que “Nunca Fui” esteja presente na gala da Eurovisão da OT, o que, sinceramente, será difícil, uma vez que a concorrência é altíssima: não só as restantes canções são igualmente muito boas, como também há intérpretes muito mais favoritos, o que tem um peso enorme. Estou curiosa por puder ouvir a versão completa da canção e por puder ver o Carlos a interpretá-la ao vivo; só assim será possível dizer efetivamente que esta é a minha canção favorita... Sabemos que, muitas vezes, os snippets disponibilizados nem sempre revelam o que de melhor/pior as canções têm.


Pedro Lopes

"Nadie Se Salva" - Natalia e Miki


Parece que é mesmo verdade que eu vou comentar uma música para a Eurovisão que inclui o Miki, esse jovem afortunado que morreu na praia ao perder um lugar na final da OT. Quem diria mesmo que ele estava na minha música 'preferida' da pré-seleção espanhola... De facto, podia dizer que "Nadie Se Salva" (ninguém se salva) no meio daquela quantidade de músicas, mas acredito que cada artista terá dado o melhor de si mediante o nível paupérrimo de canções que receberam. 

Como disse, no meio daquilo tudo, a música do Miki com a Natalia foi a que mais me despertou atenção. A Natalia era a minha favorita da competição, e acredito que esta música ganha muito com ela. Não sou o melhor apreciador de reggaeton.. mas o toque pop eletrónico dá-lhe um cunho mais interessante, sendo que é das poucas também que não tem uma letra mal construída. Acho, uma vez mais, que será interessante uma dupla, sendo que a Natalia terá que salvar uma atuação onde o Miki não irá conseguir acertar o passo.

Fonte e Imagem: RTVE

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved