Novidades

latest

ESC 2019: artistas portugueses apelam ao boicote de Portugal à Eurovisão em 2019 em Israel


Numa carta aberta dirigida à RTP, vários artistas portugueses apelaram a um boicote à participação de Portugal na Eurovisão 2019, em Israel. A emissora nacional ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Segundo informação avançada pela SAPOMAG, a RTP terá recebido uma carta aberta assinada por vários artistas portugueses, que reclamam a retirada de Portugal da Eurovisão 2019, num ato de boicote ao Festival que vai ser realizado em Telavive, Israel. Apesar de a carta ter sido entregue esta semana, a estação pública ainda não teceu quaisquer tipo de comentários.

Na carta enviada, pode ler-se: “Pedimos à RTP que haja dentro da EBU - União Europeia de Radiodifusão para que o festival seja transferido para um país onde crimes de guerra - incluindo assassinatos de jornalistas - não são cometidos e, caso contrário, se retire completamente do Festival de 2019”. Segundo a mesma publicação, "a lista de signatários inclui, entre outros, a escritora Alexandra Lucas Coelho, a artista plástica Joana Villaverde, a cantora Francisca Cortesão, os atores João Grosso, Maria do Céu Guerra e Manuela de Freitas, a pintora Teresa Dias Coelho, a cineasta Susana Sousa Dias e o fotógrafo Nuno Lobito".

Os assinantes da carta evocam que a "Eurovisão não combina com Apartheid", defendendo que a estação pública, ao anunciar a participação de Portugal no concurso em Israel em maio, "confirma a sua disposição, em nome do entretenimento, de encobrir a ocupação israelita do território palestiniano e a contínua negação dos direitos humanos do povo palestiniano".

Israel recebe o Festival Eurovisão da Canção em 2019 depois de ter vencido a edição deste ano, em Lisboa, com o tema "Toy", interpretado por Netta Barzlilai.


Fonte: Lusa/SAPOMAG/ Imagem: The Times of Israel
( Hide )
  1. ahahaha gente triste e que em nada tem a ver com a Eurovisão.
    Deixem-se de tretas e apoiem o festival e a musica portuguesa.

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved