Novidades

latest

Albânia: emissora RTSH em processo de revitalização do Festivali i Këngës


Na tentativa de uma nova aproximação a públicos mais distantes da seletiva, a emissora irá proceder a modificações no formato, com o objetivo de revitalizar a final nacional!

Em conferência de impressa, o diretor artístico do Festivali i Këngës, Inva Mula, assumiu que a emissora nacional Radio Televizioni Shqiptar (RTSH) irá apostar e desenvolver algumas modificações na seletiva nacional que escolhe os representantes do país no Festival Eurovisão da Canção (ESC). Depois de reconhecer um distanciamento cada vez maior entre o festival e o público albanês, Mula pretende reaproximar a competição a toda a nação, sobretudo junto das camadas mais jovens.

Nas palavras do diretor artístico, o objetivo passa por uma revitalização do próprio festival, na tentativa de criar um formato mais moderno e de grande relevância, em dezembro próximo: "O objetivo, na minha opinião, passa por restaurar a frescura, o entusiasmo do Festival, dentro da RTSH, para um público que, talvez por muitas razões, esteja desconectado. Queremos que olhem para trás e que voltem a ganhar o desejo de seguir o Festival, e talvez trautear as suas canções. Por esta razão, em cooperação com o Ministério da Educação albanês, será criado um grupo com os melhores alunos das 15 escolas de ensino secundário de Tirana, que irá acompanhar de perto e que irá avaliar a melhor música da edição", salientou.

Recorde-se que a Albânia será, à semelhança de outros anos, o primeiro país a selecionar o representante em Israel. Ao longo de três noites de seletivas, os participantes da edição 57 do 'Festival i Këngës' irão subir ao palco sendo que o vencedor será conhecido a 22 de dezembro.

A Albânia estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 2004 e o seu melhor resultado é um quinto lugar: em 2012, com Rona Nishliu e a canção “Suus”. Em 2018, o país foi representado por Eugent Bushpepa e a canção “Mall”, alcançando o 11.º lugar na final com um total de 184 pontos. 

Recorde a participação de Eugent:


Fonte: RTSH/Eurovoix/ Imagem: Eurovision.de/ Vídeo: Eurovision.tv

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved