Novidades

latest

[Entrevista] Rhayra e Minnie: "Queremos que apesar de tudo oiçam a nossa música com o coração aberto"


Yasmeen Filipa da Cruz Ribeiro Caetano, também conhecida por Minnie, nascida a 5 de fevereiro de 1998, em Luanda, veio para Portugal com 1 ano e meio, até acabar o 5º ano, altura em regressou a Luanda, até concluir o 12º ano na Escola Portuguesa de Luanda. Agora voltou para Portugal onde está a tirar o curso de Arquitetura com mestrado integrado em Interiores e Reabilitação Edificado na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa. Musicalmente, gosta de todo o tipo de música, visto que cresceu muito ligada a esta área: o seu pai é músico, mas só começou a cantar por volta dos 14 anos. Um cover de "If I Ain´t Got You" de Alicia Keys pode ser ouvido no YouTube. Não tem cantores preferidos. Gosta de tudo um pouco: Beyoncé, Rihanna, Ed Sheeran, Sara Tavares, Etta Jones, Paulo Flores, Nelo Carvalho, Amor Electro, Mallu Magalhães, D.A.M.A., Richie Campbell, Adele, Amy Whinehouse, Maria Bethania, entre outros. A sua carreira tem vindo a crescer pouco a pouco, sendo que o Festival da Canção (FC) 2018 é o seu maior projeto até então.

Ema Manuela Azevedo Espírito Santo Silva, mais conhecida por Rhayra, que poderia ter sido o seu nome de batismo, nasceu a 8 de Maio de 1996 em Lisboa, onde cresceu. Depois do 12º ano, começou a fazer música ao vivo em restaurantes e bares de Luanda. Aprecia imenso Soul, R&B, Blues, Jazz e Rock. Os seus artistas favoritos são o Michael Jackson, Kool & The Gang, Paulo Flores e Tabanka Djaz. Costumava cantar às escondidas, quando era mais nova, pois ia de espetáculo em espáculo com o seu pai, o que acabou por despertar o interesse musical em Rhayra. Aos 14 juntou-se a uma tuna académica da sua antiga escola com o vocalista dos garimpeiros (de Moçambique). A sua última grande experiência no mundo da música foi o The Voice Angola.

Yasmeen e Rhayra foram as intérpretes escolhidas por Paulo Flores para cantar o tema "Patati Patata".

Crónicas de Eurofestivais: Como encararam este desafio que vos foi proposto de ir ao Festival da Canção? 

Rhayra & Yasmeen: Quando nos foi proposto participar no festival, tivemos as duas a mesma reação. Estamos as duas habituadas a cantar, mas ao saber que íamos fazer parte deste projeto com o ‘’Tio’’ Paulo, ficámos não só surpresas, nervosas e entusiasmadas, mas encarámos e estamos a encarar isto de forma a nos divertirmos e transmitirmos da melhor maneira a ideia da música. Para nós, isso é o mais importante: aproveitar e encarar as coisas de maneira a sermos felizes e espalhar essa felicidade

CE: Pelo Festival da Canção já passaram vários nomes de grande sucesso. O que acham que podem tirar de proveito desta vossa participação para o vosso futuro musical? 

R&Y: Ao participar no festival, tendo em conta que este ano vão participar artistas (tanto júris como concorrentes) com os quais nos identificamos e gostamos imenso, nós pretendemos aproveitar ao máximo e recolher todos os ensinamentos que conseguirmos. Sabemos que para chegarmos longe, tem que haver muito trabalho e humildade e portanto achamos mais importante ir para este concurso para aprender e conhecer pessoas que mais tarde nos possam não só ajudar, mas guiar e influenciar de alguma maneira a nossa carreira musical.

CE: A lista de participantes deste ano do Festival da Canção conta com muitos nomes conhecidos. Alguma vez pensaram em participar num concurso televisivo deste género? 

R&Y: Uma de nós (Rhayra) já participou no The Voice Angola, mas de qualquer maneira não estávamos a espera de ser chamadas para representar não só um cantor como o Paulo Flores, mas também, se ganharmos o concurso, representar Portugal num programa de apresentação a nível europeu. Este concurso tem uma grande dimensão e um grande impacto nos espectadores o que põe em nós uma grande responsabilidade com a qual não estacamos habituadas a lidar, mas mesmo assim queremos fazê-lo da melhor maneira.

CE: Têm acompanhado as últimas edições do Festival da Canção? E do Festival Eurovisão da Canção? Há alguma participação que vos tenha impressionado positivamente? Porquê? 

R&Y: Uma de nós (Rhayra) acompanha os festivais. Já a outra (Minnie) nunca acompanhou o programa. Mas ambas gostamos bastante da Sara Tavares. Ambas somos bastante influenciadas por ela nas nossas escolhas musicais e interpretações. Sendo assim, Sara Tavares foi realmente a que mais nos impressionou, porque foi um orgulho não só para Portugal, mas também para África inteira,tendo em conta que destruiu os tabus raciais, assim como Tony Jackson.

CE: Como descrevem o tema que vão interpretar? 

R&Y: Ao interpretar esta música, nós pretendemos dar aos espectadores e ao resto do mundo que queira, ou não, ouvir, um mundo de alegrias e sorrisos. Um mundo Patati Patata onde os diferentes idiomas, países e continentes se juntam ‘’Num mundo d’amor’’. É um tema que fala de um sentimento que nos une, de uma maneira alegre. É um tema que vamos cantar com um sorriso na cara e que mostra que, independentemente daquilo que nos separa, "Todos sonham, todos sabem cantar…"

CE: O que podemos esperar caso vençam o Festival da Canção? Quais são as vossas expectativas e ambições?

R&Y: Na verdade, nós ainda não sabemos o que esperar do concurso, porque isto é uma nova experiência e vamos com a ideia de aproveitarmos ao máximo os momentos que vão sendo fornecidos. Logo vemos o que acontece. Se por acaso vencermos, para nós já é uma dupla vitória, porque já estamos bastante gratas por podermos participar num projeto com esta grandiosidade.

CE: Expliquem-nos porque é que se deve votar em vocês para que nos representem na Eurovisão… 

R&Y: Nós queremos que votem em nós para que consigamos mostrar esta música de pura felicidade a muitas mais pessoas. Queremos que esta melodia contagie o mundo de maneira a que todos consigam sentir a alegria que nós sentimos quando a cantamos. Não interessa se estão noutro país, continente ou até noutro planeta (risos). O importante é que votem para que todos possam visitar o nosso mundo ‘’Patati Patata’’ e ser feliz durante 2 minutos e 48 segundos de pura alegria… e se possível, sempre.

CE: Querem deixar uma mensagem aos nossos leitores e aos fãs em geral?

R&Y: Queremos que apesar de tudo oiçam a nossa música com o coração aberto. Não interessa a cor, a religião, o lugar onde estão… ponham o som no máximo e deixem-se contagiar com a boa energia que nós e esta música transmitimos. Desde os mais velhos aos mais novos, juntem-se todos, dancem, cantem connosco o nosso mundo. Mas um grande obrigada desde já a todos que nos apoiam e apoiaram mesmo antes de isto ir para o ar. Muito obrigada pelo apoio e amor que temos recebido. Esperemos que o recebam em troca.

Ouça um excerto de 45 segundos de "Patati Patata": [AQUI]

Imagens: Rhayra e Yasmeen

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved