Novidades

latest

São Marino: divulgado comunicado sobre votações fraudulentas


A produção do 1 in 360, programa que pretende selecionar o próximo representante de São Marino para o Festival Eurovisão da Canção (ESC), divulgou um comunicado que pretende esclarecer o método de votação online para a atribuição do segundo wildcard. 

 A organização da seletiva de São Marino divulgou um comunicado que pretende esclarecer o método de votação online, em especial para o segundo wildcard. Em causa estava o facto de algumas candidaturas receberem um número muito elevado de votos num curto espaço de tempo, levando a que alguns fãs da competição acusassem o respetivo candidato de compra de votos. 

Em resposta a isso, a produção do concurso publicou este comunicado na sua página oficial do facebook:

"Recebemos vários emails de fãs acusando o 1in360 de fraude em conexão com o processo de escolha do segundo wildcard. Esses mesmos fãs apresentaram alguns candidatos em específico que ganharam dezenas de milhares de votos num curto espaço de tempo. Agradecemos as vossas suspeitas.
De forma a regularizar a situação, pedimos a cada um dos fãs que, ao votar, pague uma quantia simbólica pelo seu voto. Assim, pretende-se prevenir os atos fraudulentos, tornando-os muito mais caros para quem os praticar. No final, o que pretendemos é ser o mais inclusivos que for possível.
O que nós podemos fazer, enquanto organizadores, é muito pouco para prevenir a fraude que é praticada nas plataformas de votação gratuitas online. Esses mesmos participantes que receberam muitos votos, no mesmo dia também receberam muitas visualizações nos seus canais do youtube. Isto mostra o quão difícil é a gestão destas políticas.
Enquanto tecnicamente é possível identificar muitos dos votos que vieram do mesmo endereço de IP, no final torna-se muito difícil distinguir entre comprou os votos, ou não, pois isso é uma coisa muito fácil de fazer.
Estamos totalmente consciente de que é uma questão que não conseguimos controlar, pois trata-se de um voto baseado pela internet. É por isso que decidimos usar então diferentes mecanismos de votação, incluindo o voto do clube de fãs (OGAE), um wildcard atribuído pelo povo de São Marino, assim como o voto de um jurado. Estes métodos atribuirão a passagem dos restantes sete candidatos a concurso. 
Tenham em consideração que o que estamos a fazer primeiramente é a procura do "candidato pela internet". Dadas as circunstâncias, é natural que este tipo de coisas aconteçam, uma vez que nos estamos a basear em dados da internet, com todas as coisas boas e más que isso implica.
Se alguém se opuser a esses resultados, terão muitas oportunidades para tentar revertê-los durante as galas ao vivo.
Enquanto isso, agradecemos que dêem a todos os candidatos a oportunidade de concorrerem justamente."

A votação online para a atribuição do segundo wildcard já encerrou. O primeiro wildcard foi atribuído à finlandesa Emma Sandström. A esta juntarão-se mais oito candidatos para participar nas galas ao vivo, de onde sairá o representante de São Marino para representar o país em maio de 2018, em Lisboa. 

Recorde-se que São Marino participou na edição do ESC, em Kiev, em maio de 2017, onde foi representado por Valentina Monetta & Jimmie Wilson, com a canção "Spirit of the night", e onde alcançaram o 18º lugar, com 1 ponto, na segunda semi-final. 

Recorde em baixo a participação de São Marino no ESC 2017:


Fonte: ESC Today/Vídeo: Eurovision

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved