Novidades

latest

[Entrevista a Fernando Daniel]: "quero trazer o melhor resultado de sempre"


É um dos nomes mais sonantes desta edição do Festival da Canção. Fernando Daniel conquistou o público ao cantar "When We Were Young" de Adele nas provas cegas do The Voice, que acabou por vencer no final do ano passado. Mas antes disso já tinha tentado a sua sorte no Factor X e agora está na luta pelo golden ticket para Kiev com "Poema a Dois".

Crónicas de eurofestivais (CE): Como e quando é que surgiu este convite e o que é que te levou a aceitá-lo?

Fernando Daniel (FD): Este convite surgiu em finais de outubro, mostrei-me logo interessado mas não aceitei logo, até porque queria estar apenas focado no The Voice. Mas de certa forma posso dizer que "aceitei", aceitei porque seria um prazer trabalhar com o Nuno, irá ser um marco importante na minha carreira e, mais do que tudo, é uma oportunidade de ir representar o meu país que é algo que tanto quero! 

CE: Como é que descreves o teu tema e qual foi a tua reação quando o ouviste pela primeira vez?

FD: É um romance tenso. Muito bem composto. Cria muita tensão e tem um crescendo a cada momento. Quando o ouvi masterizado disse logo ao Nuno que estava todo arrepiado. 

CE: O Nuno Feist já participou várias vezes no Festival da Canção. Ouviste algumas dessas músicas? Como é que tem sido trabalhar com ele?

FD: Sim já ouvi algumas músicas, mas não posso avaliar grande coisa pois foram temas compostos especificamente para outras pessoas, não eram a minha praia mas estavam bem feitos e bonitos. Trabalhar com ele e com toda a equipa tem sido uma boa aventura e uma mais valia para mim!


CE: O que é que nos podes dizer sobre a apresentação em palco do teu tema?

FD: No palco serei eu a fazer o melhor e o que mais gosto de fazer! Será essa a base da apresentação!

CE: A música terá versões em vários idiomas. Qual é aquele que será usado em Kiev caso chegues lá? 

FD: Vamos esperar para ver! Quero deixar os leitores curiosos!

CE: Se venceres o Festival da Canção e nos representares em Kiev, quais são as tuas expectativas em termos de classificação?

FD: Digo o que tenho dito, vou para representar o melhor que sei o nosso país que é tão rico culturalmente e ambição e quero trazer o melhor resultado de sempre. E que seja o primeiro lugar, seria perfeito. 

CE: A tua prova cega correu o mundo e houve muitos fãs eurovisivos estrangeiros a falar no teu nome para nos representar. Sentes-te mais pressionado para vencer o Festival da Canção por saberes que as expectativas estão altas?

FD: O The Voice ajudou a lidar com a pressão, não sinto pressão nenhuma. Aliás fico orgulhoso de mim mesmo e de ser português e ver os fãs de outros países a "nomear" por eles próprios a minha pessoa para representar Portugal.


CE: Costumas acompanhar regulamente o Festival da Canção e da Eurovisão? Se sim, quais são as tuas canções preferidas de cada um?

FD: Já acompanhei menos e já acompanhei mais, mas "Rise Like a Pheonix" da Conchita e a "Euphoria" da Suécia são músicas que ficam na minha memória. Assim como os Lordi da Finlândia.

CE: Para finalizar, explica-nos porque é que devemos votar em ti para que nos representes na Eurovisão…

FD: Qualquer um de nós irá representar bem Portugal. A minha recente participação no The Voice e o grande impacto que esta teve não só em Portugal mas um pouco por todo mundo ainda está bem presente na memória das pessoas. Isso é bom para mim e para Portugal. Agora é com os portugueses!

Imagens: RTP, Vip

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved