A emissora nacional espanhola Radio Televisión Española (RTVE) estará a preparar o seu regresso ao Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC), dez anos após a sua última participação.
Apesar de ainda não existir nenhuma declaração oficial, tem vindo a ser noticiado nos media espanhóis que a RTVE está a trabalhar no regresso ao JESC, tendo já, supostamente, iniciado um projeto nas últimas semanas e registado a marca Eurovisión Junior na Oficina de Marcas e Patentes, algo que não sucedia desde 2005.
Recorde-se que a RTVE participou no JESC em quatro edições (2003-2006), tendo decidido retirar-se após decisão de Javier Pons, diretor da TVE na altura, por acreditar que o JESC "fomenta estereótipos que não compartilhamos", considerando que com este tipo de formatos era fácil "cruzar caminhos perigosos". Em agosto de 2014, Vladislav Yakovlev, Supervisor Executivo do JESC, confirmou a existência de negociações com algumas emissoras privadas espanholas para o regresso de Espanha à competição, após a recusa da RTVE.
Com estas quatro participações, entre 2003 e 2006, a Espanha é o país com melhores resultados no JESC. María Isabel e o tema "Antes muerta que sencilla" venceram o certame em 2004, com a maior pontuação da história da competição (171 pontos), sendo seguida pelos segundos lugares alcançados por Sergio e Antonio José, em 2003 e 2005, respetivamente. A última participação, a cargo de Dani Fernandez, conquistou a quarta posição com 90 pontos.
Recorde a vitória espanhola no JESC 2004:
Fonte/Imagem: ESCPortugal/Vídeo: JESCUnofficial
06/06/2015
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.