Novidades

latest

Portugal: Festival da Canção comentado na imprensa nacional

 

Ao longo desta semana (dias 3, 5 e 7 de março de 2015) tem-se realizado o Festival da Canção. Críticas mistas têm surgido dos vários meios de comunicação social portugueses. 

Apesar de já não ser considerado a mais importante plataforma de música portuguesa, o Festival RTP da Canção (FC) continua a ser um programa de televisão bastante comentado na imprensa nacional. 

Rasgados elogios foram recebidos por Teresa Radamanto com comentários como “Um Fado em Viena traça o género português com a valsa, numa mistura bem feita e interpretada com personalidade e impacto pela cantora“ ou “teve a melhor prestação da noite com (...) um tema com influência do Fado e da Valsa Vienense, expressos na melodia e também no instrumentos que acompanharam em palco, a guitarra portuguesa e o acordeão”. 

Filipe Gonçalves e Héber Marques foram também muito elogiados pelo Espalha-Factos que considerou "Dança Joana" um tema injustiçado pois é “muito representativo da atual música portuguesa” e “faria todo o sentido na final.” Já o Hard Musica considera a performance “alegre e bem interpretada” mas que “talvez não fosse o mais adequado para um Festival da Canção”. 

Já as maiores desilusões da noite parecem ter sido Diana Piedade e Rubi Machado. 

Em relação à canção de Carlos Massa não houve dúvidas: “Boa voz mas num tema que ficou aquém” refere o Hard Musica. Já para ”Quando a lua voltar a passar”, as críticas foram duras “caiu de paraquedas no Festival com uma canção que, sendo divertida, teve uma interpretação quase sempre a medo” e uma performance de que “ninguém se vai lembrar amanhã.” 

Mas a grande personalidade deste Festival não ficou de fora: Simone de Oliveira, classificada na noite de 5 de maio, teve uma performance elogiada e criticada e foi alvo de várias entrevistas. Ao Propagandista Social referiu que “posso dizer que ficava triste se não tivesse passado” mas que não quer a responsabilidade de representar Portugal em maio, acrescentando: “não estou nada interessada em ir a Viena de Áustria portanto vá um dos novos”. 

Por fim, também o Observador deu destaque ao Festival RTP da Canção, mas recordando alguns êxitos que, apesar da sua popularidade (ainda nos dias de hoje), não venceram. 

Os eleitos foram “No dia em que o rei fez anos” dos Green Windows (do concorrente da presente edição do FC com “Tu tens uma mágica”, José Cid), “Cavalo à solta” do vencedor do FC1971 Fernando Tordo; “Ali babá” das Doce (ESC 1982); Carlos do Carmo com “Estrela da Tarde” (ESC1976); “Vinho do Porto, Vinho de Portugal” de Cândida Branca Flor e Carlos Paião (ESC1981); “A cor do teu batom” de Herman José e, está claro, “Umbadá” de Jorge Fernando foram as eleitas.

Este ano, o Festival RTP da Canção teve lugar nos dias 3 e 5 de março de 2015, com duas semifinais, sendo que no dia 7 de março realizar-se-á a grande Final onde saberemos qual o país que ganhará o passaporte para representar Portugal no Festival RTP da Canção em Viena de Áustria, no dia 21 de maio. 

Fontes: observador.pt, propagandistasocial.com, espalhafactos.com, hardmusica.pt
06/03/2015

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved