Novidades

latest

[EXCLUSIVO] As declarações de Fernando Abrantes e Teresa Radamanto após a passagem à final


Teresa Radamanto foi, no passado dia 5 de março, a primeira a ser anunciada como finalista do Festival da Canção (FC) 2015 com o tema "Um fado em Viena". Em declarações exclusivas, Teresa não escondeu a sua felicidade.

Quando questionada em relação à sua expetativa de passagem à final, Teresa referiu "nós esperamos sempre. O objetivo de aqui estarmos é conseguirmos chegar ao final, ultrapassando a semifinal". A cantora ainda explicitou "quando se concorre com uma canção ao Festival, para além de todas as outras coisas que são cliché dizer, queremos entregar o nosso projeto da melhor forma para que todos acreditem nele como nós e para chegarmos, se possível, a uma posição cimeira, vencer o certame… Chegar o mais longe possível".

A cantora assumiu-se muito feliz com a sua passagem à final, no entanto não deixou de frisar a sua surpresa: "hoje fiquei inicialmente realmente surpreendida, foi mesmo genuíno, porque estávamos num certame cheio de variedade musical, com a Simone, com todos os outros [...] porque aqui estiveram grandes vozes, grandes cantores. Em termos de estilos musicais, tivemos uma variedade enorme, tal como na primeira semifinal, representando o que Portugal tem atualmente e também as raízes do passado". Ainda relativamente à passagem à final "para mim, foi muito interessante termos sido escolhidos pelo televoto, porque foi uma validação do nosso trabalho, sentindo que as pessoas perceberam a nossa mensagem".
Explorando o conceito do tema, Teresa mencionou "porque não pensar em Viena? Não com a presunção de considerar-nos os melhores, mas com a ideia base de que se deve partir de um conceito quando se prepara um tema para levar à Eurovisão. Temos por vezes algumas dúvidas relativamente ao que se pode fazer para a Eurovisão… O que levar? Como se chegar mais longe? Porque não começar a trabalhar um conceito direcionado para isso? Foi essa a ideia que os compositores me apresentaram".

Embora tenha referido que "as minhas duas anteriores participações foram extraordinárias", Teresa frisou que se rendeu de imediato ao tema "Um fado em Viena", sublinhando a sua entrega em palco, "quando piso o palco, não consigo não ser verdadeira. Tento por cá para fora tudo o que tenho e não tenho". Mais ainda, a cantora verbalizou a sua satisfação com a recepção dos fãs perante o seu tema e a sua presença no FC, "foi maravilhoso perceber que ainda consigo passar esta verdade quando canto".

Quanto às diferenças entre o FC 2015 e a edição anterior, Teresa enfatizou a presença de Carla Ribeiro em 2014, tendo mencionado que, não existindo diferenciação de qualidade, os temas "foram diferentes e tinham intérpretes muito diferentes", enfatizando a subjectividade do gosto musical e o profissionalismo de Suzy. Mais ainda, a cantora sublinhou a necessidade de adaptar o próprio FC ao enquadramento da Eurovisão. 

Por fim, Teresa recordou, com satisfação, a sua participação no programa "A Melhor Canção de Sempre" (no qual foram passados em revista todos os temas vencedores do FC), salientando que o FC e a Eurovisão faz parte da sua vida de forma marcante. Quanto ao futuro, a cantora refere que existem alguns projetos em andamento, mas não quis revelar detalhes.

Fernando Abrantes, compositor da canção, subscreveu o estado de espírito de Teresa, reforçando que "estamos todos muito contentes", explicitando que o tema foi "um trabalho estudado ao pormenor" tendo como base o mote do Festival Eurovisão da Canção 2015 - Building Bridges - e que partiu da iniciativa do letrista Jorge Mangorrinha. Fernando referiu que Teresa foi a primeira escolha para o tema, o "terceiro elemento" que veio completar a equipa. Deste modo, o compositor reforçou que a sua entrado no FC foi pensada, com o objetivo de "eventualmente levar um fado a Viena". 

Fernando verbalizou a sua surpresa pelo facto de ter sido um dos escolhidos pelo público no decorrer da segunda semifinal do FC 2015, explicitando que "é um bom augúrio", e mantendo em aberto todas as possibilidades para a final: "está no segredo dos deuses". 

Relativamente à qualidade do FC 2015, Fernando mencionou que sentiu uma diferença qualitativa entre semifinais, sentindo um maior equilíbrio na segunda semifinal. Mais ainda, o compositor referiu que "a RTP apostou bem", uma vez que "este ano houve mais seriedade".

A final do Festival da Canção 2015 decorre amanhã, dia sete de março, e contará com seis músicas que disputarão o golden ticket para Viena, capital da Áustria, onde decorrerá o Festival Eurovisão da Canção 2015 nos dias 19, 21 e 23 de maio. 

Recorde o tema de Teresa Radamanto:


Vídeo: Um Fado em Viena
06/03/2015

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved