Novidades

latest

[EXCLUSIVO] Portugal: Ala dos Namorados diria não ao Festival RTP da Canção 2015


Ala dos Namorados, uma das mais famosas e reconhecidas bandas nacionais, admitiu em exclusivo ao Crónicas de Eurofestivais que recusaria a participação no certame caso o convite surgisse. 

Em relação às razões para a recusa caso a RTP convidasse a banda, referem: “O Festival Eurovisão da Canção não é propriamente um festival que tenha a ver com a nossa música. O conceito do próprio festival nada tem a ver com a música como nós a sentimos.Talvez noutros tempos em que as canções eram menos efémeras e que o conceito tinha mais a ver com música propriamente dita, fosse um veículo mais interessante para os compositores e intérpretes da chamada música popular mostrarem o seu trabalho. De qualquer forma não vemos nunca a música como um concurso.” 

O grupo faz também algumas críticas à programação dos serviços portugueses de televisão, no que toca à música: “Vive-se um tempo em que a música se tornou numa espécie de indústria quase impessoal, escrava de imagem ou conceitos de moda diretamente ligados a um negócio em que a música pouco ou nada tem a ver. Vejam-se os concursos de imitações absolutamente estéreis ( sempre em horários nobres nos canais de tv) . Por outro lado não existe neste país um único programa sério de música onde os artistas possam mostrar o seu trabalho. Quanto às rádios, excetuando alguns programas, existe uma espécie de espartilho chamado play-list, de onde não se pode sair." 

“Paradoxalmente existem cada vez mais projetos musicais interessantes assim como músicos excelentes, donde se depreende que a criatividade musical e o interesse pela música não dependem de uma indústria mais ou menos autofágica. Ser-se músico profissional hoje em dia, particularmente para quem começa agora, não é de facto fácil e o nosso país não tem o exclusivo. Felizmente há algumas formas e canais pelos quais os artistas podem divulgar a música que criam, sem ter que se submeter às leis de uma indústria que basicamente tem a ver com "mercado" e só mesmo com isso. Os festivais da canção e Eurovisão não são na nossa opinião, especialmente nos dias de hoje, uma dessas formas.”, rematam. 

Recorde que foi anunciado dia 16 de janeiro de 2014 no seu site oficial da Rádio e Televisão Portuguesa (RTP) que o Festival RTP da Canção regressará já este ano, com moldes semelhantes aos de 2012 e 2014. Doze produtores serão convidados para compor as doze entradas que competirão por um passaporte para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2015.

Imagem: Facebook Oficial Ala dos Namorados
24/01/2015

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved