Novidades

latest

[Crónica] JESC 2014: a noite das pequenas grandes vozes


A décima segunda edição do Festival Eurovisão da Canção Júnior realizou-se na noite de ontem, dia 15 de Novembro, no Marsa Shipbuilbing, em Malta. A Itália coroou-se vencedora de uma noite de grandes actuações.

A apresentação esteve a cargo de Moira Delia, conhecida dos fãs eurovisivos pela apresentação da green room maltesa de 2013.

O espectáculo foi amplamente elogiado nas redes sociais pela dimensão do palco e pelos meios tecnológicos utilizados para a sua organização, bem patentes tanto nas actuações dos artistas como nos intervalos. Estes, que se davam a cada actuação – para tormento dos espectadores, ressalve-se –, foram preenchidos com música electrónica e actuações de vários grupos de cantores e de escolas de bailarinos profissionais malteses.

A edição teve, à semelhança da anterior, a participação da vencedora de 2013 Gaia Cauchi, a votação 50-50 (combinação de júri e televoto) mais o extra do voto de “estrelas eurovisivas” (do JESC) e “outras jovens estrelas bem-sucedidas de todos os países em competição”, segundo Moira Delia.

A abrir esteve a canção da Bielorrússia com“Shokal” (Falcão). Este que é um dos melhores países no JESC, quedou-se no 7ºlugar apesar de ter dado uma das melhores actuações da noite: a intérprete Nadezhda Misyakova melhorou bastante a sua performance da final nacional e mostrou-se segura e competente em termos vocais. Também os bailarinos preencheram bem um palco que esteve simples mas completo muito devido à roupa – também ela étnica – que transportava o espectador para a sonoridade da canção.


Os favoritos Krisia, Hasan & Ibrahim foram os segundos a actuar. A pequena artista, que se debateu com problemas vocais durante a semana, conseguiu subir a palco e deslumbrar a audiência – ainda que não tenha dado a sua melhor performance devido a esses condicionamentos. Ainda assim, “Planet of the Children”, uma das poucas músicas de qualidade no JESC deste ano, conseguiu arrecadar um honroso segundo lugar para a Bulgária – a sua melhor classificação de sempre na Eurovisão Júnior. Nota máxima também para a postura ao piano dos rapazes e para o vestido de Krisia, a endumentária mais vibrante da noite.

    

Em terceiro lugar actuou São Marino e The Peppermints com "Breaking My Heart". A girlsband, composta por cinco das meninas mais velhas da competição, surpreendeu pela positiva. A sua actuação apesar de simples foi bastante dinâmica, com as raparigas bem seguras e irrepreensíveis no que toca à sua interpretação vocal e à-vontade no palco. Apesar de tudo isto, infelizmente, São Marino continua a não obter resultados favoráveis na Eurovisão Júnior. Talvez pela falta de força da canção e pela sua idade, à semelhança do passado ano de 2013, o país quedou-se no fim da tabela classificativa, desta vez em 15ºlugar – o penúltimo em 16 países.


Se The Peppermints estavam seguras, o mesmo não se pôde dizer de Josie, da Croácia. O conceito da canção adequava-se às imagens que passavam nos LED e à própria coreografia interpretada pela intérprete e pelos seus dois bailarinos. Contudo, o país acabou por retornar ao JESC com a pior actuação da noite, muito por culpa da pequena artista que se mostrou bastante nervosa em palco – o que foi decisivo para obter o último lugar da tabela.


Após uma ausência de quatro anos, o Chipre, outra das grandes favoritas da noite, regressou em grande ao palco do JESC. “I Pio Omorfi Mera” de Sophia Patsalides foi uma das canções mais bem interpretadas da noite e a artista foi mesmo uma das mais expressivas em palco sendo que, apesar de estar sozinha, não deixou a canção electrónica ficar mal. Não podemos, no entanto, deixar de realçar que os bailarinos eram indispensáveis numa actuação deste género. Outra indumentária – mais vistosa – também poderia ter feito com que o Chipre conseguisse uma classificação mais elevada. 

No compto geral, o 9ºlugar soube a pouco para a actuação cipriota de 2014.

 

“Happy Day” de Lizi Pop foi a sexta canção a apresentar-se no palco maltês em Marsa. A Geórgia, outro dos países com melhores classificações em Eurovisão Júnior, obteve o seu pior resultado de sempre na sua História na competição (11ºlugar). 

Apesar da tenra idade, Lizi mostrou-se com um à-vontade extraordinário em palco sendo até a única artista (a par do duo montenegrino) 
a interagir com o público presente. Sofreu, talvez, pelas comparações que sofreu com a canção “Wrecking Ball” de Miley Cyprus e com o facto de a própria canção ser das composições mais fracas do espectáculo. Nota máxima para os elementos cénicos e para os exímios bailarinos que acompanhavam a artista em palco.

 

A artista que se seguiu foi Julia Kedhammar da Suécia. Julia interpretou "Du är inte ensam" (Tu não estás sozinho), uma canção curiosamente de Thomas G:son, o compositor da vencedora do ESC de 2012 “Euphoria”. 

O palco foi bem aproveitado pela delegação sueca, que o preencheu com as bailarinas de Julia. Bailarinas com 15 anos ou menos que foram vestidas de forma muito mais adulta, o que causou o espanto dos que comentavam o JESC nas redes sociais. No geral, a actuação foi competente mas "Du är inte ensam" acabou por ficar em 13ºlugar por uma única razão: dentro das canções do género a competição, não se conseguiu destacar.


Este ano a Ucrânia – outro dos países com melhores resultados na competição – trouxe-nos o trio feminino Sympho-nick com “Spring will come” e as artistas repetiram a actuação com os elementos que as fizeram vencer a final nacional. De vestidos azuis, as três jovens interpretaram irrepreensivelmente a sua mágica balada que nos fazia lembrar “Gravity” de Zlata Ognevich (ESC 2013). Apesar de não ser das actuações que mais se destacou, a canção conseguiu atingir o 6ºlugar da tabela classificativa com 74 pontos, à frente de outras canções que os fãs pareciam preferir como a música cipriota, eslovena e sueca.


Seguimos para a Eslovénia, que fez a sua estreia na Eurovisão Júnior este ano. A canção chamava-se “Nisi Sam” (A luz) e outra das canções preferidas pelos fãs. A jovem artista, Ula Lozar premiou-nos com uma das melhores actuações da noite: com um palco simples, que contou com pirotecnia a partir do segundo refrão, Ula deslumbrou-nos com a sua poderosa voz e inocência. Infelizmente – e não sabendo bem porquê – a Eslovénia acabou por nem sequer chegar a meio da tabela classificativa. Ficou com um parco 12ºlugar e uns míseros 29 pontos (de onde 12, lembre-se, são obrigatoriamente dados a todos os concorrentes pelo Festival, no início da votação). Ou seja, no total, a Eslovénia apenas conseguiu 17 pontos, incluindo os 0 pontos do júri das crianças. Esta foi, muito possivelmente, a maior injustiça desta edição.


De seguida, tivémos a actuação do Montenegro - outro estreante na Eurovisão dos mais pequenos com "Budi dijete na jedan dan" (Sê uma criança por um dia). Esta foi, provavelmente, a canção menos rememorável desta edição. 

Maša Vujadinović & Lejla Vulić defenderam a sua canção bastante bem mas a mesma mas a mesma não parece ser muito adequada nem muito apelativa às crianças, o público para o qual o JESC é destinado. Por esta razão talvez tenham ficado nos últimos três lugares da tabela classificativa (14ºlugar com 24 pontos). Esperemos que no próximo ano o Montenegro regresse em força!       


     
A actuar no número 11 tivémos a Itália com o único rapaz como intérprete principal: Vincenzo Cantiello, o grande vencedor do JESC 2014. 

Com uma presença em palco fora do normal, este menino conseguiu conquistar a Europa – tanto jurados como telespectadores. E é fácil de perceber porquê ao ver a actuação: Vincenzo deu tudo o que tinha – e o que não tinha – em palco. 

Esta foi a primeira vez que um país que se estreia na Eurovisão Júnior vence. E tinha logo de ser a Itália – uma nação que já quando concorre no festival dos “adultos” também concorre sempre com as melhores canções. O JESC não foi excepção: “Tu primo grande amore” era, numa das Eurovisões Júnior mais fraca dos últimos anos, uma – senão a melhor – canção a concurso. Pode não ser a vitória que os fãs esperavam, mas foi, sem qualquer sombra de dúvidas, a melhor actuação da noite. Bravo, Vincenzo!

                                         

A Arménia trouxe-nos a canção mais orelhuda de toda a edição: a música Pop “People of the Sun” e o palco cobriu-se de cor e electrizou-se com a actuação de Betty e dos seus companheiros bailarinos. A artista, que nos faz relembrar Ekaterina Ryabova no JESC 2009, deu ao espectador a actuação mais colorida e dinâmica, para a qual muito contribuiram as cortinas penduradas acima da plataforma colocada no centro do palco, que dava destaque a Betty. Esta poderia ter sido, facilmente, uma canção vencedora, não fossem as poderosas canções e vozes de Krisia e Vincenzo. Ainda assim, a Arménia acumula outro terceiro lugar ao seu já grande palmarés de top 5s em JESC.  


Pela Rússia, temos a competição uma das canções que também era das favoritas dos fãs, Alisa Kozhikina com “Dreamer” (Sonhador). A vencedora do The Voice Kids russo, actuou sozinha em palco e com a sua doçura deslumbrou a Europa, que lhe decidiu atribuir um merecido 5ºlugar. Alisa, a melhor intérprete feminina em palco, tinha uma forte competição de vozes e canções bem mais orelhudas que a sua, o que não lhe permitiu conseguir chegar mais alto na tabela classificativa. Apesar de tudo, este foi um lugar justo para o país que, curiosamente, já há três anos consecutivos ficava no 4ºlugar!

  

A canção número 14 dá pelo nome de "Svet u mojim očima" (O mundo nos meus olhos) e é uma balada que foi interpretada pela Emilija Đonin, uma menina de também 14 anos. Emilija cantou metade da canção ao piano e depois levantou-se para interpretar o resto da canção (onde é que os fãs eurovisivos já viram isto?). Esta foi também uma das canções que mais despercebida passou no JESC deste ano apesar do profissionalismo da artista. A música sérvia acabou por ficar num lugar mais alto que o que seria de esperar (possivelmente devido à votação dos júris que a organização não revelou): 10ºlugar com 61 pontos.

 

O país organizador foi o representante que se seguiu. Frederica Falzon com “Diamonds” foi a actuação mais aplaudida da noite e uma das melhores intérpretes em palco. A pequena artista cantou uma canção operática de forma irreprensível, e conseguiu, mais por isso que pela música em si, o 4ºlugar do JESC 2014. De facto, a artista poderia ter chegado mais longe não fosse a canção que não é, nem de perto nem de longe, tão forte como a potente voz da maltesa. Este país, que por norma não é muito bem-sucedido na Eurovisão Júnior, consegue aqui outro grande lugar para juntar à vitória de Gaia Cauchi, em 2013.


Para fechar, os Países Baixos levaram a canção electrónica mais bem sucedida do festival: “Around”. Esta (que nos faz lembrar, de imediato, da canção “Million Voices” de Otto Knows), foi interpretada da mesma forma que na Final nacional, já não com um palco em tons de azul e roxo mas laranja e vermelho. À semelhança de Julia da Suécia, a holandesa também se fez acompanhar de bailarinos, mas do sexo masculino, que deram a vida à canção. Este foi o segundo 8ºlugar consecutivo dos Países Baixos, sendo que conseguiram 70 pontos em 2014 (mais 11 que na edição anterior).


Fontes: junioreurovision.tv/ Imagem: junioreurovision.tv/ Vídeo:Youtube
16/11/2014

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved