Novidades

latest

Eurovisão d'Ouro - Sexto texto: Bósnia e Herzegovina, Croácia, Eslovénia, Estónia e Hungria

E O VENCEDOR DO QUINTO LOTE FOI:
(leia o texto [AQUI])

YOHANNA - "IS IT TRUE" (ISLÂNDIA)


RESULTADOS COMPLETOS:

1º Yohanna – “Is It True?” (Islândia) – 53% - 45 votos
2º Antique – “Die For You” (Grécia) e Sertab Erener – “Everyway That I Can” (Turquia) – 16% - 14 votos
4º Samira Bensaid – “Bitagat Khub” (Marrocos) e Lisa Andreas – “Stronger Every Minute” (Chipre) – 7% - 6 votos



   Maya Sar sobe ao pódio de ouro pela Bósnia Herzegóvina. A cantora e compositora interpretou a música  "Korake ti znam", no Festival Eurovisão da Canção em 2012 em Baku, Azerbaijão.
   Maya já havia participado no eurofestival em 2004 e 2011 como backing vocal mas desta vez foi a estrela principal. Apresentou-se em palco sozinha e brilhou ao cantar esta balada envolvente. Além de cantar, Maya também tocou piano, aliás a atuação começou mesmo dessa forma. O ambiente criado transportou-nos para o centro do acontecimento, o cenário, a forma como a canção cresce, os sons das flautas, tão característico da região dos balcãs, tudo funcionou nesta atuação. A voz esteve em perfeitas condições e é simplesmente perfeita, agrada á primeira audição. No geral a canção continua a ser bem vista pelos fãs do ESC. A música ganhou versões em italiano e inglês.



  Nina Badric é quem ocupa a posição de ouro destinada à Croácia. Nina é uma cantora e compositora croata que defendeu o seu país na Eurovisão de 2012.
  "Nebo", é o nome da música que Nina apresentou e interpretou de uma forma exímia. A performance da artista em palco foi simples, Nina esteve acompanhada por três apoios vocais e dois bailarinos que foram executando uma coreografia que encaixou muito bem na música. O cenário como o nome da música indica só podia ser um céu, com as nuvens em movimentos rápidos. Foi escolhido um céu nublado e só na “segunda parte da canção” é que se juntou um jogo de luz mais forte, o que deu outro brilho à atuação. A voz de Nina é fortíssima e esteve em pleno nesta atuação.
  Nina não consegui a passagem à final do festival mas a sua música conta já com mais de 2 milhões de visualizações no youtube.



   Um país pequenino colado aos Alpes mas que já tem história na competição. Sempre com uma performance mediana, viria a surpreender, principalmente em 2011. Nesse ano, fez-se representar por Maja Keuc. Primeiro ganhara a seleção nacional eslovena com a versão eslovena “Vanilija”, depois conheceu uma versão inglesa que acabara por ir a Dusseldorf: “No One” . Com uma música e voz poderosa, sonoridades a fazer lembrar música americana, sendo referência imediata a “pequenina” Anastacia. Ninguém ficou indiferente ao talento dela, tendo ficado em terceiro lugar com 112 pontos, na semi-final. Já na final, apesar de ter conquistado um modesto 13.º lugar, recebeu 96 pontos, sendo um dos festivais mais equilibrados de sempre, acabando por coroar a canção azeri, que nunca mereceu a vitória, em detrimento de canções levadas pela Suécia ou Itália. Aliás, a Croácia e a Bósnia coroaram com a pontuação máxima, enquanto que Portugal deu um ponto muito precioso a Maja Keuc. Hoje em dia, tem uma carreira que é reconhecida na Eslovénia e países vizinhos pertencentes à ex-Jugoslávia, tendo lançado este ano o single “Close to you”.   Além disso, tem feito dobragens em filmes para o esloveno.



  Mais um país que se estreou no festival em 1994 e é um país que também já é uma referência no espetáculo Eurovisivo. Venceu em 2001, mas aqui na nossa rúbrica a história não reza só dos vencedores, e queremos dar destaque a uma música que, se concorresse na altura certa, teria arrebatado a vitória para o país do ex-URSS com ainda mais facilidade. Falamos dos Urban Symphony e de “Randajad”, levado para o certame eurovisivo em 2009, um ano rico em excelentes músicas. Sonoridade étnica e uma performance a condizer levaram a música a superar a semi-final, conquistando o sexto lugar na final, com uns excelentes 129 pontos. Esta música fala numa viagem interminável levada pelos nómadas nos desertos, sendo uma pura metáfora da vida, destacando-se no refrão o “See on tee”. Curiosamente, Sir Graham Norton atribuiu a tradução de “Randajad” para “Travelers” em vez da tradução da UER que atribui a definição “Nomad”.    Um dos maiores feitos que os Urban Symphony conseguiu foi de entrar na tabela de vendas oficial britânica, atingindo o número 117, um feito inédito para a língua estoniana, que até à data, não tinha conseguido tal feito anteriormente.



 András Kállay foi o mais recente representante da Hungria na eurovisão e o lugar na nossa rubrica Eurovisão d’Ouro pertence-lhe. Running, é o nome da música cantada e interpretada por András.
 O cantor teve uma presença forte em palco, a música também ela não podia ser mais forte, trata da violência na infância e da violência doméstica. A letra da canção foi escrita por András que se baseou na história de vida de um amigo de infância e de pessoas que foi conhecendo ao longo da vida que sofreram dos mais variados tipos de violência. A acompanhar o cantor estiveram dois bailarinos que executaram uma coreografia pesada a fazer lembrar cenas de violência doméstica. A voz do artista esteve razoável. Na classificação final András conseguiu um honroso quinto lugar. Running além de ocupar a primeira posição no top musical da Hungria marcou presença nos tops da Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Irlanda e Reino Unido.


QUAL DESTES 5 ESCOLHIDOS É O VOSSO PREFERIDO?
(vote na sondagem que se encontra no lado direito do site)



26/07/2014
( Hide )
  1. deviam ter posto Bósnia 2006, Croácia 2010 e Hungria 2007!!! Este lote, com essas, seria super bem composto!

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved