Novidades

latest

Intervisão: Um festival feito à medida da Rússia


Quando Conchita Wurst ergueu o troféu eurovisivo em Copenhaga, gerou-se muita controvérsia, com a Rússia a assumir um papel de destaque no que toca a afirmações contra a vitória austríaca e de caráter homofóbico. Como forma de gerar as suas próprias regras, a Rússia ressuscitou a Intervisão, um ESC soviético alternativo, que havia decorrido de 1977 a 1980. 

Dependendo do ano, o vencedor da Intervisão saía do certame com flores, cristal ou um pequeno Fiat. Marion Rung, vencedora do concurso em 1980 com o tema Where is the Love, recebeu uma pequena caixa dos apresentadores: “Quando a abri, dinheiro voou por todo o palco [...] era uma caixa pequena e muito dinheiro". 
Mais de três décadas depois, numa Europa de Leste dividida, o regresso da Intervisão contará com menos participantes. “A primeira Intervisão queria desafiar o Leste e esta Intervisão trata-se apenas da reafirmação da Rússia", referiu Dean Vuletic, historiador da Universidade de Viena.“Não é coincidência que o evento decorrerá em Sochi, cidade que Putin usou para exibir a Rússia moderna durante os Olímpicos de Inverno".
Após o embaraço público russo no ESC 2014, no qual as suas participantes foram severamente vaiadas, muitos russos acabaram por depositar suas esperanças na Intervisão. Igor Matvienko, um dos produtores e compositores de Lube, uma banda rock reconhecida pelos temas militares, ajudou a selecionar temas eurovisivos em várias ocasiões. “Com raras exceções, a Eurovisão nunca foi uma plataforma musical importante para os músicos russos [...] Por isso é que a ressurreição de um concurso internacional como a Intervisão é mais importante tanto para a Rússia como para todo o mundo". 
Alexander Cooley, professor de ciências políticas no Colégio de Barnard em Nova Iorque acredita que a Intervisão encaixa na agenda da diplomacia cultural de Putin “A Rússia usa a Shanghai Cooperation Organization como uma arena para construir ligações não-ocidentais, incluindo uma troca cultural [...] Uma alternativa ao ESC encaixa muito bem no padrão de criação de uma parceira entre a Rússia e a China em oposição ao ocidente". 

Fonte e imagem: Oikotimes
26/07/2014

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved