
As baladas são geralmente músicas intimistas que marcam bastante os fãs. Não são muitas aquelas que conseguem levar o desejado troféu para casa porque uma balada exige muito mais do que uma música mais mexida. A última balada (pelo menos a última com qualidade) que venceu o concurso foi “Molitva”, a música de estreia da Sérvia depois de se separar de Montenegro. Foi com esta magnífica balada na voz de Marija Serifovic que começou todo um clima de domínio por parte da Sérvia, que tem obtido lugares bastante bons na Eurovisão. Mas “Molitva” não se resume apenas a uma grande música e a uma grande voz (uma das melhores que algumas vez pisaram aquele palco): a música marca também uma vitória eurovisiva em que uma mulher não precisou de ir seminua para conquistar os votos e a última vitória a que assistimos cuja letra não era em inglês (e fazem falta mais assim). É gratificante ver que, afinal, cantar na língua materna não é um impeditivo para ganhar a Eurovisão (talvez seja assim apenas para os países com muitos vizinhos, como é o caso). Se vos dissessem que um dia uma mulher vestida meia “à homem” a entrar no palco com a mão no bolso das calças e de ténis ia ganhar a Eurovisão, acreditavam? Se não tivéssemos visto, provavelmente também não acreditávamos, mas a verdade é que aconteceu.
Aqui temos uma das canções mais injustiçadas dos últimos anos nas semifinais da Eurovisão. Um tema bastante interessante e com uma sonoridade fantástica. Sinceramente, há vários traços que nos fazem lembrar a vencedora deste ano “Only Teardrops”. A apresentação em palco foi bastante simpática (exceto a senhora de branco que parece caída de para-quedas) e a diferença que o tema trouxe naquele ano contribuíram para que fosse uma prestação que merecesse ser mais valorizada e chegasse, de facto, à final. Antes da semifinal, era uma das promessas mais aguardadas, mas o injusto 16.º lugar foi muito pouco. Talvez este ano tivesse tido mais sucesso, quem sabe…
“Hard Rock Hallelujah” foi um grande marco na Eurovisão e merece, sem dúvida, destaque nesta categoria. Um tema fortíssimo, muito bem construído e que trouxe algo de bastante inovador ao certame. Apesar de outras canções do tipo rock bastante interessantes, este foi a que mais marcou (tanto é que ganhou) e que trouxe algo realmente novo à festa eurovisiva. Desde a indumentária irreverente, à construção da melodia e à apresentação em palco, podemos destacar esta entrada como uma das mais felizes de toda a história da Eurovisão, estando bastante adequada ao seu tempo.
ENGLISH VERSION
Ballads are usually intimate songs that mark the fans. There are not many ballads that can bring the desired trophy home because a ballad requires much more than, for example, a dance song. The last ballad (at least the last with quality) that won the contest was "Molitva", the debut song from Serbia after separating from Montenegro. It was with this magnificent ballad in the voice of Marija Serifovic that started a whole domination by Serbia that has gotten quite good results at Eurovision. But "Molitva" is not just a great song and a great voice (one of the best that ever stepped on that stage). The song also marks a victory in Eurovision in which a woman did not need to go half naked to win votes and the last wining song we saw whose lyrics were not in english. It is great to see that, after all, singing in native language is not an impediment to win the Eurovision. If someone said that one day a woman half dressed like a man who would come to stage with her hand in her pocket and tennis would win the Eurovision would you believe? If we had not seen, probably we would not believe but the truth is that it happened.
Here it is one of the most injured songs more recent years. A very interesting theme and a fantastic sound. Honestly, there are several parts that reminds us the winner of this year: "Only Teardrops". The stage presentation was very friendly (except the lady in white who seems to have fallen with a parachute) and the difference that the theme presented that year contributed to a benefit which would deserve to be valued and came to the final. Before the semifinal, it was one of the most hopped songs by the fans. Maybe this yearit would have been more successful, who knows ...
"Hard Rock Hallelujah" is in Eurovision history for sure and deserves undoubtedly the highlight in this category. A very strong theme, very well built and brought something quite innovative to the event. There are other rock songs quite interesting but this was the most marked (so much so that won) and that really brought something new to Eurovision. Irreverent clothing, construction of melody and stage presentation, we highlight this entry as one of the happiest of all the history of Eurovision, being well suited to its time.
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