
O vencedor de 2008 não primou claramente pela qualidade vocal ou pela música de enorme qualidade, mas vale a pena salientar a letra (facto importante que é muitas vezes ignorado) de “Believe”. A música russa é um hino à força, um apelo a acreditarmos em nós próprios (ok, talvez o intérprete seja um pouco convencido para que a música lhe assente na perfeição). Fazem faltas mais letras destas no festival e menos letra que contenham 20 vezes (no mínimo) as palavras “love”, “tonight” e “dance”. São frases como “But if I keep going on it will never be impossible”, “I can do it al” e “Nothing else can stop me if I just believe” às quais muita gente se devia agarrar em vez do típico “coitadinho/a de mim, não consigo fazer isto ou aquilo”. Olhem para a letra desta música e pensem nisto: Se “Believe” conseguiu vencer o desejado troféu eurovisivo, então vocês são capazes de tudo, basta quererem (talvez não seja tudo porque se não têm jeito para o futebol é provável que não se tornem no próximo Messi).
Se pensarmos numa música, a voz, a letra e a melodia são fatores importantes na sua composição, mas há um forte elemento que nos faz identificá-la facilmente: o instrumental. Especialmente num mundo onde temos várias culturas, que compreendem várias línguas, muitas vezes o instrumental tem um papel crucial na avaliação de uma canção. É o que acontece com “Fairytale”, música representante da Noruega em 2009 e vencedora dessa mesma edição. Este tema enriqueceu muito com a sonoridade que apresenta, pois o violino confere uma musicalidade bastante distinta de tudo o resto que nos é apresentado, contribuindo para que a melodia tenha um crescimento extraordinário. Neste certame, quanto mais distinta for a sonoridade (desde que com bom gosto), melhor…
Se bem se lembram da reação geral à música grega de 2011, esta foi bem negativa. Choviam comentários do tipo “Mas que porcaria é esta?”, “que mistura de estilos mais parva” e outros assim do género. Ora até à hora do primeiro ensaio (ou da semifinal para os que não viram os ensaios) a opinião geral mantinha-se: a música não interessava nem ao menino Jesus. O que é que se passou então para que uma música que ninguém punha na final acabar em sétimo lugar? Fácil. Primeiro é a Grécia, um país que está sempre na final. Mas, mais importante que isso foi o envolvimento que os gregos souberam dar ao tema. Se primeiro o rap era totalmente desnecessário em “Watch my dance”, este passou a ser um elemento de coesão para com o refrão fantástico que a música apresenta. Loukas é um intérprete fenomenal com uma voz maravilhosa e uma presença em palco simples mas marcante, e deu um encanto ao refrão tradicional grego que embelezou uma canção pela qual ninguém dava nada. Além disto tudo, foi o background que convenceu os espetadores. Quem diz que a Eurovisão se resume a uma canção bem se engana. O fundo com colunas da antiguidade clássica grega marcou, e muito, aqueles que viram o espetáculo. É o elemento que todos nós recordamos de uma música que foi, de facto, bastante bem construída, mas que demorámos a assimilá-la!
ENGLISH VERSION
The 2008’s winner was clearly not excelled by the vocal quality of the singer or the music of great quality, but it is worth noting the letter (important fact that is often ignored) of "Believe". The Russian music is a hymn to force and a call to believe in ourselves. Lyrics like those are missed Festival much more than those that contains 20 times (at least) the words "love", "Tonight" and "dance". Are phrases like "But if I keep going on it will never be impossible", "I can do it al" and "Nothing else can stop me if I just believe" that many people should listen and not the typical “poor me, I can’t do this or that”. Look for the lyrics of this song and think about this: If "Believe" won the eurovision trophy, then you are capable of anything, you just have to fight for it (perhaps not all because if you can’t play football it is not likely for you to become the next Messi).
If we think about a song, the voice, the lyrics and the melody are important factors in its composition, but there is a strong element that makes us identify it easily: the instrumental. Especially in a world where we have many cultures with a lot of languages, the instrumental plays a crucial role in the evaluation of a song. This is what happens with “Fairytale”, music tht represented Norway in 2009 and won that same edition. This theme was enriched with the sound that has, because the violin gives it some musicality that is quite distinct from anything else that is presented to us, contributing to the melody to have an extraordinary growth. In this event, the more distinct is the sound the better...
If you recall the general reaction to the Greek music in 2011, it was way very negative. There were comments like "What the hell is this?” and other like this as well. By the time of the first rehearsal (or the semifinal for the ones who didn’t see the rehearsls) the general opinion remained: the music does not interest to anyone. What happened then to a song that no one would put in the final finish in the seventh place? Easy. First is Greece, a country that is always at the final. But more important than that was the involvement that the Greeks knew how to give to the music. If at first rap was totally unnecessary to "Watch my dance" this started to be seen as an element of cohesion to the fantastic chorus. Loukas is a phenomenal interpreter with a wonderful voice and a simple but striking stage presence and gave a special charm to the traditional Greek chorus of a song that no one liked. Furthermore there was the background that convinced the spectators. Whoever says Eurovision is only about the song couldn’t be more wrong. The background with columns of ancient Greek history marked a lot those who saw the show. It is the element that we all remember from a song that was, in fact, very good, but it took us time to assimilate!
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.