Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC2013: Holanda




Catarina Gouveia: Simples, com um toque misterioso muito bom. Cresce subtilmente no refrão, o que é positivo.

Cláudia Peres de Matos: Música lenta, melancólica, que não explode e não transmite grande emoção.

Diogo Canudo: Sou sincero, esperava algo melhor de Anouk. Aliás, antes de ouvir a música, já estava a pensar que talvez a Holanda fosse a minha favorita em 2013. Mas fui muito enganado. A música é chata, enfadonha e só me faz bocejar. Secante, muito secante!  

Gonçalo Coelho: Uma música retro e muito intimista, às vezes, faz falta para refrescar a Eurovisão. A melodia é pesada e triste, mas também é envolvente. É apaixonante. Um belíssimo trabalho.

Jessica Mendes: Moderno e muito arriscado. Muito melancólico, mas ao mesmo tempo algo nunca antes visto na Eurovisão.

Miguel Rodrigues: Um instrumental à base do piano, que não acrescenta nada, mas que até é giro.

Ricardo Mendes: Quando soube que Anouk iria participar, não queria acreditar. Mas aconteceu! Apresenta-nos uma canção com instrumental maravilhoso. Adoro imenso o som do coro das crianças. Talvez seja bom demais para a Eurovisão 

Sérgio Ferreira: É um instrumental bem construído; mas, para um tema que fala de pássaros, esperava-se algo mais fresco e não tão pesado.


Catarina Gouveia: A voz da Anouk é simplesmente maravilhosa, não há defeitos a apontar. Já anda nisto há muitos anos e apresenta uma performance vocal sem falha alguma.

Cláudia Peres de Matos: Já todos conhecemos a voz de Anouk: é peculiar, facilmente identificável e totalmente enquadrada para este estilo musical. 

Diogo Canudo: Ela parece que está bêbeda a cantar, mas é fantástica e tem uma voz singular. Talvez seja o ponto mais forte daqui. Toda a gente reconhece a sua voz, porque ela cria demasiado impacto e é demasiado diferente.

Gonçalo Coelho: Uma voz lindíssima que se adequa ao caráter íntimo do tema. Anouk é muito versátil e saberia interpretar devidamente qualquer estilo. Uma aposta certeira da emissora holandesa.

Jessica Mendes: Anouk tem uma voz excelente, principalmente, para este género de música. Vê-se que Birds foi feita mesmo para ela.

Miguel Rodrigues: Uma voz experiente e que, tal como a voz do Robin, junta-se a uma das melhores da edição de 2013.

Ricardo Mendes: A voz da Anouk é fora do vulgar e adequa-se perfeitamente ao tema proposto. Estou curioso por a ouvir ao vivo.

Sérgio Ferreira: No início parece uma coisa muito melancólica, apenas o refrão me encanta. Há partes que parecem dignas de um filme de terror!


Catarina Gouveia: Estou habituada a vê-la em registos mais roqueiros, não estou a imaginar como será a actuação, sendo este um tema calmo. Talvez um par de bailarinos seja colocado na atuação em Malmö.

Cláudia Peres de Matos: Não conhecemos nenhuma versão “palco” desta canção, mas Anouk certamente terá uma boa presença, dada a sua experiência. 

Diogo Canudo: Acredito que Anouk vai dar um momento único em Malmo. Ela tem qualidades para isso. Espero vir a mudar a minha opinião sobre esta música aquando da atuação na Eurovisão, porque a cantora é fantástica!

Gonçalo Coelho: Com tantos anos de experiência, não haverá qualquer problema neste campo. A Holanda pode respirar de alívio, vão ser três minutos de qualidade e de profissionalismo.

Jessica Mendes: Estou confiante de que a cantora irá apresentar algo que nunca fará ninguém esquecer a música.

Miguel Rodrigues: Anouk não terá problemas pois, sendo uma artista competente, saberá muito bem o que fazer em palco.

Ricardo Mendes: Desconheço a interpretação em palco, por isso não poderei avaliar.

Sérgio Ferreira: A cantora parece ser daquelas que canta cheia de sono. Mas espero que tome um Red Bull antes de entrar em palco.


Catarina Gouveia: É lindíssima. Muito profunda e muito bem escrita. Destaque para esta parte: “If being myself is what I do wrong than I would rather not be right.”

Cláudia Peres de Matos: Uma letra diferente: uma constante metáfora entre a natureza e a vida. 

Diogo Canudo: Os pássaros não voam porque não há ar. Original e do melhor que se pode levar à Eurovisão, em termos literários. Talvez a melhor letra do ano.

Gonçalo Coelho: Uma letra que cola na perfeição com o ambiente da música. Aborda a angústia, o desespero, a negritude da vida, mas também a procura por um lugar com árvores, flores e alguma luz… Não podia ser melhor…

Jessica Mendes: Também ela muito interessante e inovadora!

Miguel Rodrigues: A letra é o ponto forte desta música, onde personifica os pássaros e onde menciona que estes precisam das memórias antigas. 

Ricardo Mendes: Uma letra que fala de pássaros! Pássaros que se penduram nos telhados, pássaros que caem! Isto tem um significado: os nossos pensamentos.

Sérgio Ferreira: É interessante e diferente, preocuparam-se em não cair na vulgaridade (mas usaram um vocabulário simples).


Catarina Gouveia: É um pouco incerto dizê-lo pois este é um país que não tem feito grandes resultados, mas um top10 é mais do que merecido.

Cláudia Peres de Matos: A Holanda nunca conseguiu apurar-se para a final. Não será este ano que isso irá acontecer. 

Diogo Canudo: Acredito que vá à final só por ser Anouk a cantar. No entanto, por mim, ficaria na semifinal.

Gonçalo Coelho: Acho que tem todas as condições para passar à final e acabar no top 10. Um resultado como os de Patricia Kaas e Tom Dice é bem provável.

Jessica Mendes: Se fosse outro país, diria que era música para lutar pela vitória. Acho que é desta que a Holanda consegue ir à final.

Miguel Rodrigues: Sendo a Holanda o país que nunca passou a uma final, não terá realmente a vida facilitada pois está na semifinal mais homogénea.

Ricardo Mendes: Espero que a Holanda tenha direito à final este ano.

Sérgio Ferreira: 9 anos sem chegar à final?


Catarina Gouveia: 12 pontos

Cláudia Peres de Matos: 0 pontos

Diogo Canudo:  5 pontos

Gonçalo Coelho: 12 pontos

Jessica Mendes: 5 pontos

Miguel Rodrigues: 6 pontos

Ricardo Mendes: 10 pontos

Sérgio Ferreira: 3 pontos 

Total: 53 pontos


Catarina Gouveia: Birds flying to the top!

Cláudia Peres de Matos: Boring!

Diogo Canudo: Zzzzzz, Zzzzzz, Zzzzzz (e continua…).

Gonçalo Coelho: Anouk vai fazer o pássaro laranja voar alto.

Jessica Mendes: Até um funeral é mais animado!

Miguel Rodrigues: Os pássaros voam mas será que Anouk voará até à final?

Ricardo Mendes: Os Birds da Anouk vão tornar-se Angry Birds, se não passarem à final. 

Sérgio Ferreira: I’m like a sad bird?


 Dinamarca - 84 pontos;  Rússia - 64 pontos;  Áustria - 62 pontos;  Ucrânia - 59 pontos;  Holanda - 53 pontos; Estónia - 40 pontos; 7º Eslovénia - 35 pontos;  Croácia - 25 pontos.

Vídeo: Youtube
06/04/2013
( Hide )
  1. Holanda ja chegou a uma final em 2004 com o grupo Re-Union e a musica Without you...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,
      Tem razão, essa foi, de facto, a última vez que a Holanda esteve presente numa final eurovisiva.
      Peço desculpas pelo lapso.
      Obrigado pela preferência.

      Cláudia Peres de Matos

      Eliminar
  2. Talvez seja um dos motivos que leve muita gente a ver a primeira semi final: ver se a Holanda finalmente passa à final... ;)

    ResponderEliminar
  3. O momento em que tenho 3 minutos para ir ao wc quando isto passar... para mim é mau, mau, mau, mau... Anouk que pegue nós pássaros e vá a voar neles rapidamente para fora da Eurovisao porque não quero que ela atue mais do que uma vez... ouvir isto duas vezes seria tortura!!!

    ResponderEliminar
  4. Apesar de não estar totalmente fã desta canção, vê-se que tem qualidade e que finalmente a Holanda está na ribalta das músicas mais populares, parabéns!

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved