ESMA & LOZANO – "IMPERIJA"
Primeira escolha da Macedónia para 2013
Ouvi “Imperija” uma vez e fixei logo a melodia da canção. Não é nada de outro mundo, mas é super eficaz.
Esma e Vlatko são completamente diferentes. Não são influenciados pelos mesmos estilos, cantam de forma diferente, têm formas diferentes de estar na música. Não há nada que aparentemente os possa juntar, como uma semelhança. Mas é precisamente o facto de serem tão opostos que torna esta dupla tão atraente.
Gosto da voz de Vlatko, do seu ar sério e contemporâneo. Adoro a genica de Esma, a sua voz estranha e as roupas extravagantes que usa.
A canção é um pop banal, mas a sua construção é extremamente bem conseguida. Ouvimos e não esquecemos o ritmo, ficando logo aptos a cantar o refrão de seguida. Não sei porque surgiram tantas críticas a esta proposta, algumas tão ferozes que a emissora viu-se forçada a retirar “Imperija” da Eurovisão, substituindo-a por outra canção arranjada à pressão. Acho que esta música teria tido enormes chances de se apurar para a final da Eurovisão, mesmo não tendo os amigos todos na mesma eliminatória como no ano passado.

LUMINIȚA ANGHEL – "UNIQUE"
3º lugar no Selecția Națională 2013
Preferia estar a comentar esta canção nas “Apreciações Musicais”, mas o público romeno não foi meu amigo.
Tinham aqui uma canção com grandes chances na Eurovisão. “Unique” é uma balada jazz com imensa qualidade, com uma sonoridade épica, de banda sonora de musicais. A canção podia também surgir numa cena qualquer de um dos filmes do James Bond. É algo, portanto, com imenso potencial mas que, lamentavelmente, vai ficar perdida algures pela Roménia.
A própria encenação na final nacional foi espantosa. A coreografia estava muito bem pensada e foi magnificamente executada, e serviu até para acentuar o lado teatral do tema. Luminita é a artista que já conhecemos da Eurovisão 2005: tem uma voz brutal e dá sempre o máximo nas suas atuações.
O público não soube escolher a canção certa para a Eurovisão. Esperemos que tenha sido apenas um desaire de um ano, e que em 2014 regressem em força.

ULRIK MUNTHER – "TELL THE WORLD I'M HERE"
3º lugar no Melodifestivalen 2013
É a última canção da Suécia que vou trazer ao “E Foi Por Pouco…”. Aliás, vale a pena dizer que num ano normal de Melodifestivalen (com a qualidade musical a ser muito superior) e num ano em que as finais nacionais tivessem mais músicas decentes, este “Tell The World I’m Here” jamais estaria aqui representado.
A canção não é má; aliás, é até bastante atual e algo que se ouve muito. Tem qualidade, é evidente, está muito bem composta e tem impacto. Quando a oiço em estúdio por vezes arrepio-me com a conjugação do instrumental e da voz (aí muito polida) de Ulrik. Até fica na cabeça e às vezes temos vontade de ouvir mais. Mas o desastre vem com a performance ao vivo…
Não sei quem achou que o Ulrik tinha voz para uma coisa destas. Em estúdio soa-nos muito bem, como aliás qualquer voz soa. Mas ao vivo torna-se claro que o jovem foi um tiro no escuro. Nas partes baixas da música é bastante competente, mas assim que o refrão explode é para esquecer. Ele não consegue prolongar as notas; a voz treme e há desafinações claras. É pena, porque o timbre até é bonito e agradável, mas definitivamente não para músicas destas.
Um outro ponto negativo é a performance com aquele ecrã atrás que torna tudo demasiado aborrecido. Felizmente na final tiraram-no e ficou muito melhor.
GIGI RADICS – "ÚGY FAJ"
2º lugar no A Dal 2013
Era a melhor canção da final nacional da Hungria, onde só havia três ou quatro com algum interesse. Uma final nacional com tão boas audiências, graças ao excelente trabalho desenvolvido pela MTV, merecia melhores canções.
“Úgy fáj” é uma balada com um arranjo contemporâneo, algo semelhante a muitas canções que se ouvem por aí atualmente. Não tem nada que a torne única, mas ouve-se muito bem.
Gigi é uma cantora com bastante talento; tem uma voz muito br. onita e um grande alcance. Contudo, não deixo de sentir que tem ainda muito para aprender na forma de estar em palco. Basicamente, a cantora não tem quase expressividade nenhuma. Coloca-se no palco, canta a sua música e pronto, já está. A canção ganharia se ela mexesse mais os braços, as mãos, se jogasse com as expressões faciais. Da forma como atuou tornou tudo muito mais aborrecido e quase amador, como se o objetivo dela fosse apenas o de cumprir um contrato que lhe obrigava a cantar a música. Uma pena, realmente. Mas acredito que vá melhorar com o tempo. Uma voz daquelas precisa de ter um bom conjunto para a suporta
CORAL SEGOVIA – "EN UNA VIDA"
2º lugar no ¡Tu país te necesita! 2010
Quando pensamos em artistas injustiçados nas finais nacionais lembramo-nos logo de Coral Segovia, principalmente pelo facto de lhe ter sido negado o direito a representar os nossos vizinhos a favor do Chikiliquatre. Contudo, o tema que vos trago hoje é da sua participação na final espanhola em 2010.
E que tema! “En Una Vida” é uma brilhante balada, que começa muito calma e vai evoluindo até explodir no final. Juntamente com o crescendo da música cresce também a voz de Coral, uma cantora com excelentes capacidades, infelizmente nunca verdadeiramente reconhecida pelo público.
Gosto da presença da gaita de foles na canção, já que lhe dá aquele toque que a completa. A batida pop lá para meio também se encaixa muito bem na melodia. Acho, contudo, que aquilo que dá força à canção são os coristas. A sua prestação e a ligação à voz principal trazem profundidade à canção, altivez, magia. Aliás, a parte final do tema é arrebatadora; tento imaginar esse momento no grande palco de Oslo e chego à conclusão de que teria sido uma representante com mais potencial para Espanha do que Daniel Diges. Quem sabe se o 10º lugar de Pastora não teria ido para Espanha dois anos mais cedo…
Vídeos: Youtube
ENGLISH VERSION

ESMA & LOZANO – "IMPERIJA"
First choice of Macedonia for 2013
I'd rather be commenting this on "Apreciações Musicais", but the Romanian public didn’t make a good decision.
They had this song with great chances at Eurovision. "Unique" is an amazing jazz ballad. It sounds like it could be part of a musical show or be at one of James Bond movies. It is something with huge potential. Sadly, it will get lost somewhere in Romania, without come to Europe.
The staging itself in the national final was amazing. The choreography was very well thought and beautifully executed, helping in emphasizing the theatrical side of the song. Luminita is the artist we all know from Eurovision 2005: she has a fierce voice and always gives the maximum in each of her performances.
The public did not know how to choose the right song for Eurovision. Hopefully it was just for this year, and they will come back in force in 2014.
This is the last Swedish song I will bring to "Too Close Too Far...". By the way, it is worth saying that in a “normal” year of Melodifestivalen (with a much higher musical quality) and in a year in which the several national finals had more decent songs, "Tell The World I'm Here" would never be presented here.
The song is not bad. Actually it is very current and something we hear a lot. It has quality, of course, is very well composed and has impact. When I hear the studio version, the combination of the instrumental with the voice (very polished there) of Ulrik gives me goosebumps sometimes. But the disaster comes with the live performance...
I don’t know who thought that Ulrik had a strong enough voice to sing this. In studio it sounds very well, as indeed any voice sounds. But live it becomes clear that the young boy was a wrong shot. In the lower parts of the music he is competent enough, but once the chorus explodes we must forget. He has not a big vocal extension; his voice trembles and he is out of tune sometimes. Too bad, because his voice’s tone is beautiful, even enjoyable, but definitely not for this kind of songs.
Another negative point is the performance with that screen behind him, which makes it all too boring. Fortunately for the final they took that away and it got much better.
It was the best song in the Hungarian national final, where there were only three or four entries with some interest. A national final with such good ratings, thanks to the excellent work done by MTV, deserved better songs.
"Úgy Faj" is a ballad with a contemporary arrangement, something similar to many songs we hear today. There's nothing that makes it unique, but one listens to this very well.
Gigi is a talented singer. She has a beautiful voice and a great vocal range. However, I still feel that she has a lot to learn in order to be perfect on stage. Basically, the singer has almost no expressiveness. She goes on stage, sings her song and it’s done. It would become better if she had used her arms, hands, facial expressions. The way she performed made everything much more boring and amateurish, just like if her goal was just to fulfill a contract that required her to sing the music. A pity, really. But I think she will improve.
CORAL SEGOVIA – "EN UNA VIDA"
2nd place at ¡Tu país te necesita! 2010
When we think about artists with unfair results in national finals we automatically remember Coral Segovia, especially because she has been denied the right to represent our neighbors in favor of Chikiliquatre. However, the song that I bring you today is from her participation in the Spanish final in 2010.
And what a song! "En Una Vida" is a brilliant ballad that starts very slowly and keeps evolving until the explosion in the end. Along with the growing music grows also Coral’s voice, a singer with outstanding skills, but unfortunately never recognized by the audience.
I like the sound of bagpipes in the song. The pop beat also fits nicely the tune. I think, however, that what gives strength to the song are the backing vocals. The way they are connected to the main voice brings depth, pride and magic to the song. The last part of the song is overwhelming; just try to imagine this moment on the big stage in Oslo… I conclude that it would have been an entry with much more potential than Daniel Diges. Who knows if the 10th place of Pastora would not have come to Spain two years earlier...
Videos: Youtube
30/03/2013
30/03/2013
Lo siento pero debería documentarse mejor. Coral no perdió el pasaporte para Eurovisión el año que ganó el Chikiliquatre, sino cuando ganó merecidamente Daniel Diges con "Algo pequeñito". Coral Segovia no es reconocida por el público español principalmente debido a su soberbia, a ser mala perdedora y mala compañera.
ResponderEliminarNa crónica diz que Coral perdeu em 2010, no ano de Daniel Diges. Leia melhor! E obrigado pela preferência!
Eliminar