Novidades

latest

[Especial] Conheça melhor a nossa representante para a Eurovisão

No dia 2 de março de 1985 nasceu, em Albufeira, uma menina com o “Fado nas veias”, a quem foi dado o nome de Filipa Alexandra Nunes Alves de Sousa.


Sinal da presença de um talento natural, desde muito cedo que Filipa demonstrou o seu interesse pela música. Com apenas 6 anos, começou a aprender música, tendo, seis anos mais tarde, entrado para o Conservatório de Música de Albufeira. Nesse espaço de aprendizagem musical, Filipa frequentou aulas de Canto, Piano, Formação Musical e Conjunto Coral. Posteriormente, a cantora continuou a ter aulas de canto com vários professores, mas desta feita em regime particular.


Os 12 anos marcaram o início de uma participação mais ativa em festivais de música e concursos de Karaoke. Como seria de esperar, Filipa venceu várias competições musicais, entre as quais, Festival da Canção do Sul, Festival da Canção de Lagoa, Programa televisivo "Nasci P'ra Música", Concurso de Karaoke “Music Halls” e Concurso de Karaoke “Rádio Cidade - Academia de Estrelas”.


Os seus 16 anos marcaram, indubitavelmente, o seu percurso musical. Porquê? Porque foi com esta idade que Filipa experimentou, quase por brincadeira, interpretar Fado. De certo modo, Filipa reconheceu que teria, eventualmente, encontrado o seu “nicho” no mundo da música… Assim, a cantora começou a ingressar em concursos dedicados a este género musical, tendo, como seria de esperar, vencido vários concursos, regionais, de Fado amador.

Continuando a perseguir o seu sonho, participou, por três anos consecutivos, no Festival Ibérico da Canção Jovem de São Romão (Seia), tendo arrecadado dois prémios por parte do público (um 1º e um 3º lugar).

Apostando numa formação, mais ampla, no mundo das artes, Filipa participou em vários worskshops direcionados a diversas áreas, em peças de teatro e em programas de televisão, assumindo o papel de figurante.


2003 foi um bom ano para a cantora, dado que ingressou no grupo de fados Al-Mouraria, com o qual atuou em vários pontos do país, no estrangeiro (Espanha e Marrocos), e em programas televisivos. Ainda nesse mesmo ano, após completar 18 anos de idade, concorreu à 2ª edição da Operação Triunfo, tendo chegado aos 30 finalistas. Persistente como é, Filipa não desistiu, tendo, em 2007, conseguido entrar para este programa televisivo da estação pública, no qual permaneceu sete semanas, e se tornou conhecida do grande público.


Em fevereiro de 2008, foi homenageada por parte da Câmara Municipal de Albufeira. Neste sentido, interpretou temas ao piano e à guitarra, num Auditório Municipal repleto de público. Ainda nesse ano, e dois meses depois, venceu a I Grande Noite de Fado do Algarve, realizada em Loulé.


Sem nunca desistir do seu sonho, em setembro de 2009, integrou uma digressão algarvia ao Canadá, cantando para a comunidade portuguesa, na Casa do Alentejo em Toronto. Derivado do sucesso que lá fez, recebeu novo convite para lá voltar em novembro do mesmo ano.


Em maio de 2010, participou nas galas “Nasci Para o Fado”, transmitidas pela estação pública, que tinham por objetivo selecionar elementos para integrar o musical “Fado: História de um Povo”, dirigido por Filipe La Féria. Como Filipa “nasceu mesmo para o Fado” conseguiu apurar-se para a gala final.


Em 2012, e para nosso bel-prazer, Filipa concorreu a um casting realizado pela RTP, para ingressar no Festival da Canção 2012. Conquistando com a sua voz, Filipa foi uma das doze finalistas selecionadas. Apesar dos problemas causados pela desistência do compositor que lhe tinha sido, inicialmente, atribuído, Filipa não desistiu! Para sua, e nossa sorte, a RTP convidou a dupla Babić e Coelho, para colaborar com a cantora. Mal se ouviram os primeiros ensaios, já existia a expectativa de uma vencedora antecipada… “Vida Minha” era um tema que agradava à maioria, muito por culpa da excelente interpretação de Filipa.


Chegado o grande dia, e após uma fantástica atuação por parte da equipa de “Vida Minha”, esta tornou-se, oficialmente, nossa representante no ESC 2012! Nem os júris distritais “estragaram a festa”, tendo este tema conquistado 12 pontos por parte do júri e do público. A primeira vez que existe tal unanimidade nos Festivais da Canção da era moderna, o que demonstra a satisfação geral dos portugueses para com este tema.


Enquanto cantora, Filipa Sousa, caracteriza-se pela sua versatilidade. Embora o Fado seja a sua “grande paixão”, a cantora não compromete nos outros géneros! Temos cantora, temos representante, temos orgulho!

Fonte: Site oficial de Filipa Sousa/Imagens: Obtidas mediante pesquisa no Google
( Hide )


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved