Novidades

latest

Os vencedores da Eurovisão: "Satelitte" de Lena (2010)


Crónicas de Eurofestivais

Crónica sobre os vencedores da Eurovisão: “Satellite” de Lena



A 55.ª edição do Festival Eurovisão da Canção 2010 realizou-se na Telenor Arena, em Oslo (Noruega), devido à vitória no ano anterior de Alexander Rybak. Nos dias 25 de Maio e 27 de Maio realizaram-se as duas semifinais, respectivamente, e no dia 29 de Maio teve lugar a grande final. 

O formato do festival foi o mesmo de 2008 e 2009, com duas semifinais e, posteriormente, uma final. O sistema de votação sofreu apenas uma alteração em relação aos festivais de 2008 e 2009: as semifinais passaram também a ter um sistema de votação 50% televoto e 50% júri, como acontecia na final, deixando de haver 9 classificados por televoto e um por júri para a final. Já a votação leva a maior mudança na Eurovisão desde a implementação do sistema de votação por televoto. Ao contrário dos últimos anos, onde eram utilizados 15 minutos para votar no fim do espectáculo, em 2010 a votação passou a acontecer durante todo o espectáculo (nos três eventos), mas mesmo assim no final foi feita a habitual contagem decrescente dos quinze minutos finais de votação. Para a edição deste ano havia a expectativa de um novo recorde de países, eram esperados 40 a 45 países, pois a União Europeia de Radiodifusão anunciou, logo após o festival de 2009, que trabalharia fortemente para que antigos países como a Itália, o Mónaco e a Áustria retornassem ao concurso já na edição de 2010, porém tal não aconteceu. Ainda anunciaram que o Cazaquistão, a Palestina e o Qatar pouco provavelmente iriam participar no concurso, já que se localizam fora da zona geográfica pretendida para o festival e, além disso, não têm uma televisão local afiliada à EBU.

Pela primeira vez, em vários países, fãs criaram petições online para levar um determinado artista ao festival, como é o caso de Portugal, com o seu ano pioneiro nesta matéria, onde foram criadas dezenas de petições e publicidades. A primeira reunião oficial entre a EBU e a televisão norueguesa, NRK, responsável pelo festival, ocorreu a 10 e 11 de Junho de 2009. Nessa reunião, Jon Ola Sand foi nomeado Produtor Executivo do Festival Eurovisão da Canção 2010, assim como a restante equipa apresentada. Para esta edição do festival, a União Europeia de Radiodifusão anunciou que convidou 54 países para participar no evento, no entanto com um máximo de 45 países. Em 4 de Dezembro de 2009 ocorreu a entrega da chave da cidade anfitriã eurovisiva em Oslo, onde também foi apresentado o tema do festival: "Share The Moment", assim como os traços gerais para a realização do concurso. No dia 31 de Dezembro de 2009 foi revelada a lista final de participantes pela União Europeia de Radiodifusão, onde constava a Lituânia (que se havia retirado do festival). No fim, ficaram confirmados 39 países, três a menos do que a edição anterior e quatro a menos do que as edições de 2008 e a posterior em 2011. 

Lena acabou por vencer com o tema "Satelitte", dando mais uma nova vitória à Alemanha. Para completar o pódio, a Turquia ocupou o 2º lugar (maNga com o tema "We Could Be The Same" e a Roménia o 3º lugar (Paula Seiling & Ovi com o tema "Playing With Fire").


No dia 12 de Março de 2010, Lena Meyer-Landrut venceu o Unser Star Für Oslo, a selecção alemã nacional para a Eurovisão com a canção "Satellite", cantada exclusivamente em inglês. Com esta canção, no dia 29 de Maio, venceu o Festival Eurovisão da Canção 2010, que aconteceu em Oslo, Noruega. Com esta vitória, a segunda da Alemanha em 54 participações de 55 edições (a primeira e última sendo em 1982), Lena deu a organização do Festival Eurovisão da Canção 2011 ao seu país. Esta vitória da Alemanha teve uma grande importância histórica, visto que foi a primeira vez que um dos Big 4 (Alemanha, Reino Unido, França e Espanha - os países que têm apuração directa para a final) ganhou uma edição do Festival Eurovisão da Canção, desde a sua formação.

Lena Meyer-Landrut tinha um trabalho publicado com o nome "My Cassette Player" e, após a sua vitória na Eurovisão, tornou-se a nova sensação musical, tanto no seu país como no norte da Europa, permanecendo nos top´s musicais de alguns países nórdicos.

A 30 de Junho de 2010 foi publicado oficialmente que Lena Meyer-Landrut participaria no Festival Eurovisão da Canção 2011 para representar a Alemanha novamente. Esta foi a segunda vez na história do festival que o vencedor regressou no ano seguinte para defender o título. No dia 14 de Maio de 2011 Lena acabou em 10o lugar no concurso internacional, que aconteceu em Düsseldorf, Alemanha. Em 2011, foi eleita uma das 7 Maravilhas da Eurovisão no site eurovisivo ESC Portugal.


Lena Meyer, depois de ganhar a oportunidade de representar a Alemanha, conseguiu mostrar um tom doce e algo angelical, uma característica que não se vê com grande abundância no mundo da música. Lena apresentou-se na Noruega com um figurino simples e uma apresentação bastante normal, algo que muita gente não esperava, por diversos motivos, o país em questão (Alemanha), a força com que esse país trabalhava para voltar a vencer o ESC e a forma conseguida para esta artista ser seleccionada. Lena captou o olhar dos fãs, com um timbre e uma dicção diferente do normal, podíamos dizer, isto é uma alemã a cantar?! Não, na realidade havia algumas características que a direccionavam para outro tipo de registo. Lena tinha uma maneira de cantar em inglês particular, parecia uma cantora inglesa de raiz! A música é em volta do sentimento amoroso onde a cantora transmite um sentimento de paixão por alguém, mas que ainda não teve oportunidade de o dizer frontalmente. Por outro lado o nome da música tem algumas curiosidades, vem precisamente duma metáfora introduzida na letra. Também é uma palavra, que consta da forma como a mulher consegue suavizar os sentimentos que tenta transparecer, podemos tirar algumas conclusões num excerto da letra: "como um satélite que está em órbita sobre ti...". Com uma música tipo pop/britânico, Lena conseguiu cativar o povo europeu, "Satellite" conseguiu entrar nos tops europeus, mas nada parecido com que o seu namorado, Alexander Rybak, fez. Destaco o trabalho das coristas, estiveram lindamente.

A Alemanha gostou tanto de Lena que escolheu internamente para representar novamente o país no ano seguinte.

Crónica redigida por Miguel Rodrigues, 16/12/2011
( Hide )
  1. Não é que isso interesse nada para a crónica em si mas o Rybak e a Lena ñ são namorados.
    De resto esta crónica sempre está melhor do que algumas das anteriores...não estou aqui a criticar ninguem(o autor neste caso) mas achei algumas das anteriores crónicas um pouco...incompletas.

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved