Novidades

latest

Os vencedores da Eurovisão: "Believe" de Dima Bilan (2008)


Crónicas de Eurofestivais

  Crónica sobre os vencedores da Eurovisão: “Believe” de Dima Bilan (2008)

 A 53.ª edição do Festival Eurovisão da Canção 2008 foi realizada na Cidade Belgrado, na Sérvia. A primeira semifinal realizou-se a 20 de Maio, a segunda semifinal a 22 de Maio e, por fim, a final ocorreu a 24 de Maio. Todas as actuações foram feitas na Beogradska Arena, uma das maiores arenas da Europa, com uma capacidade total de 23.000 lugares. O país vencedor foi a Rússia, com o cantor Dima Bilan a interpretar a canção "Believe", alcançando 272 pontos. Na primeira semifinal, a vencedora foi a Grécia, representada por Kalomira e o seu tema "Secret Combination", recebendo 156 pontos. Já na segunda semifinal, a vencedora foi a Ucrânia, representada pela cantora Ani Lorak e o seu tema "Shady Lady", alcançado 152 pontos. 
Neste ano participaram 43 países, um número recorde. Dado ao elevado número de participante, o responsável pelo ESC, Svante Stockselius, propôs a realização de 2 semifinais e de uma final, após ter recebido várias queixas por parte de fãs, jornalistas e participantes relacionados com o "voto vizinho" (votos dos blocos dos países do Leste europeu, dos balcãs e dos escandinavos), o "voto emigrante" e a política. Mais tarde, depois da apresentação de uma hipotética realização de tal formato, o director geral responsável pela Eurovisão confirmou a realização de duas semifinais e uma final. 
A realização do concurso foi também marcada pelo conflito entre a Sérvia e a independência do Kosovo. Dados os conflitos e as manifestações ocorridas nas ruas da capital, a EBU declarou numa conferência por telefone a possibilidade de anular o Festival e transferi-lo para outra cidade, tendo mesmo recebido propostas por parte da Ucrânia (segunda classificada em 2007), da Finlândia (país anfitrião do ano passado) e da Grécia (organizadora do festival em 2006). Porém, o governo sérvio e a sua televisão estatal RTS prometeram uma forte medida de segurança para os participantes e para os espectadores que chegassem à cidade. As delegações da Croácia, da Albânia e de Israel tiveram medidas especiais por parte da segurança. 
O tema deste ano foi a "Confluência de Sons", que está relacionado com o facto da cidade sérvia estar localizada entre 2 grandes rios europeus: o Danúbio e o Sava.
O festival foi apresentado por Jovana Jankovic e Željko Joksimović (antigo representante do país em 2004). Também o sistema de votação foi ligeiramente alterado, adicionando um júri na primeira e na segunda semifinal para seleccionar um décimo país a passar à grande finalíssima. 
2008 foi o melhor ano de sempre da Eurovisão, apesar da vitória ter sido claramente injusta. Países como a Ucrânia, Portugal, Suécia, Arménia, Noruega, Sérvia e Grécia mereciam muito mais! 

                                            Dima Bilan e a sua carreira:

            Dima Bilan nasceu a 24 de Dezembro de 1981, na cidade de Ust-Dzheguta, na Rússia. É um cantor e compositor pop que participou do Festival Eurovisão da Canção de 2006 com a música "Never Let You Go", onde alcançou o 2º lugar. Também participou, novamente, no Festival Eurovisão da Canção 2008, consagrando-se vencedor com a música "Believe". A sua actuação teve em palco um violinista e um patinador de gelo mundialmente conhecido, Evgeni Plushenko. Já lançou cinco álbuns, um em 2003 com o nome de", “Ya nochnoi huligan", em 2004 "Na beregu neba",  em 2006 "Vremya-reka", em 2008 "Protiv Pravil" e em 2009 "Believe".



Ele acreditou e venceu: 

          "Believe" é a canção russa vencedora do ESC 2008, cantada por Dima Bilan. Foi escrita e composta por Jim Beanz e Dima Bilan.
"Believe" é uma canção forte que tem uma digna mensagem - uma canção que faz com que cada individuo pense na sua vida. Apesar de termos uma vida social, dentro de nós existe sempre um mundo imaginário, que construímos e reflectimos!  


Na Eurovisão:

"Believe" não é considerada nem a melhor, nem a pior vencedora de sempre. Apesar da qualidade musical em 2008 ter sido muito superior à dos outros anos, considero a vitória russa injusta! Em relação à apresentação em palco, podemos ver uma apresentação muito bem conseguida, só pelo bailarino a dançar no gelo com o violino dá-nos uma ideia de fusão de sentimentos. A voz de Dima também se enquadrou bem no show. O que é magnífico nesta participação é mesmo a letra da canção! Mesmo assim, Ani Lorak ou Vânia Fernandes eram melhores, sem dúvida, e volto a salientar isso! 

Crónica redigida por Miguel Rodrigues, 09/12/2011

Fonte: Crónicas de Eurofestivais; Imagem: Google; Vídeo: Youtube
( Hide )
  1. I was recommended this web site by my cousin. I'm not sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my difficulty. You are incredible! Thanks!
    Here is my website : herbal stores

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved