Novidades

latest

[Crónica] Regulamento da RTP para o FC 2012!



        Hoje veio a público o novo regulamento da RTP face ao Festival da Canção 2012. Já como se esperava, as regras em 2012 iriam ser bem diferentes que das de 2009, 2010 e 2011. Destas regras tirei as seguintes conclusões gerais:

  • Selecção aberta a cantores amadores (e não a produtores e letristas).
  • Convites a cantores profissionais por parte da RTP.
  • A RTP é que convida os produtores e letristas e são estes que executam as 12 músicas que serão apresentadas no dia 10 de Março.
  • Cada compositor escolhe um dos artistas seleccionados nos castings e executa o tema para o mesmo. 

        Deste regulamento muitas opiniões se podem tirar, mas se me perguntarem se concordo ou não com o mesmo, eu direi que sim, a RTP quer fazer uma "coisa à séria"! É um regulamente diferente, que evita todas as palhaçadas e todos os cromos que querem ir ao ESC como os "Homens da Luta". Sinceramente acho que a RTP não gostou mesmo nada da figura que fizemos o ano passado e quis proteger, pelo menos, a imagem dos portugueses. 
          Para ajudar ainda mais este "bailarico", de certeza que grandes vozes irão actuar no dia 10 de Março, já que a RTP procura as 12 melhores vozes, tanto por interesse dos cantores profissionais e dos amadores.
          A grande questão aqui é: "E os letristas? E os compositores? Porque é que eles são postos de parte? Porque é que não podem candidatar as suas produções à RTP?". Eu compreendo este lado, mas também temos de perceber que as selecções completamente abertas sempre geraram confusões, más produções, barbaridades, músicas sem qualquer potencial. Desta vez a produção musical está encarregue aos compositores que a RTP irá convidar, de certeza produtores nacionais, dignos e já com alguma carreira na  área musical. Ao contrário de que muitas pessoas dizem, nós, os Portugueses, temos também produtores e letristas excelentes e não podemos ter aquela inveja do que "é estrangeiro, é melhor"; aliás, até é pior, em certos casos. 
           Apesar das selecções abertas terem saído jóias raras como a Vanessa, a Catarina Pereira, a Filipa Azevedo e o Rui Andrade, eu apoio este regulamento porque assim temos uma certeza: iremos levar uma boa voz, uma música digna e nada de fantochadas como foi em 2011! Aplausos, RTP, finalmente vejo uma intervenção para proteger este festival!

Crónica redigida por Diogo Canudo, 09/12/2011

Fonte: Crónicas de Eurofestivais; Imagem: Google
( Hide )
  1. Pois eu discordo,tirando a fantochado dos Homens da Luta que foi uma vergonha para o pais,.
    Quanto aos compositores que serao seis salvo erro meu,iremos ter novamente o Ramon Galarza,Fernando Martins e aquele que compos a musica para as Non-Stop que não me recordo agora o nome...e aqueles que fizeram algo pelo nosso festival como o caso da dupla Carlos Coelho e Andrej Babick?Augusto Madureira e entre outros.
    Por isso preparem-se que será um Festival de M****,desculpem o termo

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o artigo na generalidade, contudo acho que deviam fazer convites e aceitar na mesma as propostas dos compositores que quisessem enviar canções.

    ResponderEliminar
  3. O Festival da Canção devia ser Fado, é o ano do Fado, o Fado merece uma homenagem, eu defendo a ideia que para representar Portugal no Eurovision, era a rtp fazer um convite à Mariza ou Ana Moura. Mas a rtp não pensa nisso, temos muito maus profissionais.

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved