Novidades

latest

Biografias: SAKIS ROUVAS


Anastasios Rouvas (Sakis Rouvas), em grego, Αναστάσιος Ρουβάς (Σάκης Ρουβάς), nasceu em 5 de Janeiro de 1972, na ilha de Corfu, na Grécia. É um músico, actor, modelo e empresário que foi escolhido internamente pela ERT (televisão grega) para participar em 2004 e em 2009 no ESC, tendo também apresentado o evento em 2006, em Atenas, com Maria Menounous, devido à vitória da Grécia, com Helena Paparizou, no ano anterior.

Antes de começar a sua carreira musical em 1991, dedicou a sua adolescência à ginástica desportiva, tendo-se destacado na modalidade de salto com vara. Com o lançamento do seu primeiro disco, tornou-se num dos principais artistas pop da Grécia e do Chipre, quebrando barreiras culturais e geracionais. 

No entanto, a sua fama aumentou e consolidou-se com a sua participação no ESC, em 2004 com o tema "Shake It". Um tema lascivo, festivo e quente, extremamente apreciado pelas eurofãs. A apresentação em palco foi distinta, simples, mas ousada, evidenciando o seu charme e carisma. Tudo isso viria a reflectir-se no resultado final, alcançando o 3º lugar com 252 pontos. 

Em 2009, é escolhido internamente para representar novamente a Grécia no ESC, tendo o público escolhido, entre três, o tema "This Is Our Night". Contudo, Sakis, não conseguiu ficar no top 5, classificando-se em 7.º lugar, apesar de uma performance mais elaborada, assim como, toda a coreografia em palco. 

Actualmente, é um dos artistas de maior sucesso comercial na Grécia, tendo amplificado a sua carreira mais do que qualquer outro artista grego. Entre outras realizações como o cinema ou a televisão, Sakis Rouvas, já recebeu variadíssimos prémios, incluindo seis “Arion Music Awards”, quinze “MAD Video Music Awards” (detém o recorde masculino do maior número de MAD Video Music Awards), um "MTV Europe Music Award" e um "World Music Award".

Todos os seus álbuns e singles têm pelo menos a certificação “ouro”, atingindo um número de vendas superior a dois milhões de discos, fazendo dele um dos artistas que mais vende na Grécia. O seu carácter e personalidade distintos, influenciaram outros artistas, e contribuíram para que entrasse para a história da música grega há mais de duas décadas, permanecendo, na actualidade, como exemplo a seguir pelos mais jovens. Em 2009, a revista “Down Town” nomeou-o "Artista da Década", enquanto em 2010 a revista “Forbes” listou-o como a terceira celebridade mais poderosa e influente na Grécia. 

Sakis Rouvas lançou treze álbuns de estúdio: “Sakis Rouvas” (1991); “Min Andistekese” (1992); “Gia Sena” (1993); “Aima, Dakrya & Idrotas” (1994); “Tora Arhizoun Ta Dyskola” (1996); “Kati Apo Mena” (1998); “21os Akatallilos” (2000); “Ola Kala” (2002); “Para Hrono Stamatao” (2003); “S'eho Erotefthi” (2005); “Iparhi Agapi Edo” (2006); “Irthes” (2008), e “Parafora” (2010). Lançou também dois álbuns ao vivo, “Live Ballads” (2006) e “This Is My Live” (2007) que foram distribuídos nacionalmente e internacionalmente. 


Casou com Katia Zygouli (modelo e actriz) e tem uma filha chamada Anastácia. Para ele a sua família é o seu bem mais preciso, “tudo o resto completa-lhe o ciclo”, que ainda, segundo as suas palavras, numa entrevista a Grigoris Arnaoutoglou, “não está fechado, já que não atingiu todas as cores do seu Ser, enquanto camaleão”. 

O ESC teve um efeito catalisador na sua vida. De repente, tudo se transformou, a nível pessoal e profissional. Solidificou a sua carreira musical, e lançou-se noutras áreas como a representação, com o filme “Alter Ego”, onde obteve bastante sucesso. A partir dessa altura continuou a representar, juntando êxitos, e sendo cada vez mais requisitado. Na televisão, destacou-se como apresentador do “Factor X” grego que atingiu shares de audiência verdadeiramente impressionantes. Arriscou, ainda, em várias áreas como empresário, e recentemente, lançou sua primeira marca de roupa, com o seu primeiro nome, como logótipo. Para além disso, fez um anúncio televisivo para a Trident (pastilhas elásticas), contribuindo decisivamente para o aumento das vendas deste produto. 

Citando Giannis Latsios (produtor de televisão grego) “Sakis é um ícone que esta geração tem como um ídolo. É um personagem brilhante com capacidade de ir além da expressão, melhorando sempre. Critica o imediatismo, e acima de tudo, dá à sociedade um padrão de conduta que é necessária ao sucesso”

Escrito por Francisco Gonçalves, 02/07/2011
( Hide )
  1. Boa crónica Francisco, parabéns!!!

    Eu pedi para o Sakis ser um dos cantores com direito a crónica, porque ele deu sempre grande espectáculo no ESC, e o público gosta disso, espectáculo.

    Mais uma vez parabéns pelo artigo, gosto do Sakis como cantor pop e espero um dia voltar a ve-lo no ESC..

    ResponderEliminar
  2. Mais um espectacular artigo Francisco! Muito bem construido e explicito, fazendo frente e mesmo muito superior à maioria de artigos de música das revistas da especialidade. Contudo, e se me permite, não concordo com a seguinte frase: "
    "... tendo amplificado a sua carreira mais do que qualquer outro artista grego." Pois não nos podemos esquecer que o artista Georgios Kyriacos Panayiotou é o musico de maior reputação e sucesso grego conquistando os mercados americanos e europeu. Mas isso é um aparte até porque o artista não vive no país e possui dupla nacionalidade. Volto a salientar de que o artigo está muito bem escrito, estruturado e cativante, os meus sinceros parabéns!
    Grande abraço!
    Alexandre Vargas Pereira.

    ResponderEliminar
  3. Francisco Gonçalves3 de julho de 2011 às 20:26

    Obrigado a todos! Alexandre, Georgios Kyriacos Panayiotou, vulgarmente conhecido por George Michael, construiu a sua carreira fora da Grécia e nunca concorreu ao ESC. Neste caso, Sakis Rouvas construiu a carreira a partir de dentro, isto é, da Grécia para o exterior, e o ESC foi fundamental para todo o seu desenvolvimento enquanto artista.

    Voltem Sempre!

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved